Lançados editais dos Encontros Universitários 2023; confira os cronogramas e prazos para submissão de trabalhos

A comissão organizadora dos Encontros Universitários (EU) 2023 lançou os editais que vão regulamentar as atividades do evento, que ocorrerá de 8 a 10 de novembro, presencialmente, na maioria dos campi da Universidade Federal do Ceará. Os documentos podem ser consultados em www.encontrosuniversitarios.ufc.br.

Em Fortaleza, Russas e Sobral, as inscrições de resumos de trabalhos de natureza acadêmica ocorrem de 28 de agosto até 15 de setembro, no site dos Encontros Universitários. Em Crateús, as inscrições vão até 24 de setembro, por site específico.

Imagem: A edição 2023 dos Encontros Universitários será presencial (Imagem: Divulgação)

Já o prazo para inscrições de propostas artísticas, culturais e técnicas da IX Mostra ICA, em Fortaleza, é mais curto: de 21 de agosto a 8 de setembro. O X Encontro de Cultura Artística, por sua vez, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura, seguirá o cronograma geral, com inscrições até 15 de setembro.

Os EU 2023 do Campus de Quixadá seguem um calendário específico (ver edital na listagem no final da notícia). Já o Campus de Itapajé, por ainda se encontrar em processo de implementação, terá atividades presenciais mas ainda não possui EU próprio, e os estudantes interessados em participar devem se inscrever nos editais de Fortaleza.

LEITURA DOS EDITAIS – Os EU 2023 da UFC reúnem toda a produção acadêmica, científica, extensionista, cultural e artística da Instituição. O evento é composto por diferentes Encontros, e cada um possui um edital próprio, com as regras específicas de participação. Por isso, é imprescindível a leitura do edital de interesse.

A apresentação de trabalhos seguirá com três formatos: pôsteres, apresentações orais e apresentações culturais. Uma novidade é que, na modalidade oral, haverá uma nova opção: o pitch, um modelo de apresentação rápida, em que os estudantes terão até cinco minutos para “defender” seu trabalho. O participante deve verificar, no edital de seu interesse, se essa modalidade está disponível.

A apresentação de trabalho nos EU 2023 é obrigatória para bolsistas, mas qualquer membro da comunidade acadêmica pode participar, facultativamente.

NOVIDADES – A principal novidade deste ano é a retomada do formato presencial, após três edições on-line em decorrência da pandemia de covid-19. O tema escolhido foi “Incluir para educar, educar para incluir”.

Em Fortaleza, as atividades ocorrerão no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A maior parte será sediada no Centro de Convivência, mas também haverá programação no Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Centro de Ciências e no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação. Nos campi da UFC no interior, cada unidade sediará seu evento.

CONVITE A TODOS – A organização geral dos EU, neste ano, é da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE). O Prof. Bruno Anderson Matias da Rocha, novo titular da PRAE, considera os Encontros Universitários um momento dos mais significativos da Instituição. “É a resposta que a Universidade dá à sociedade sobre sua pesquisa, sua extensão, suas ações de ensino”, comenta.

O pró-Reitor da PRAE considera a volta dos Encontros presenciais como fator que mobiliza à participação. “Acredito que é extremamente importante que haja uma grande adesão, seja na apresentação de trabalhos, seja participando de sessões nas diversas modalidades, de todos os estudantes da universidade”, ressalta.

O convite é extensivo à comunidade universitária e à sociedade. “Vamos abrir espaço para a sociedade civil e isso vai demonstrar a importância que a UFC tem. Então, esse é um convite à ampla participação e um momento de reencontro”, reforça o pró-reitor.

Confira os canais de atendimento ao participante dos EU 2023:

Confira nos editais os detalhes sobre inscrições, cronograma, critérios de participação e modalidades de apresentação:

FORTALEZA/ITAPAJÉ:

XLII Encontro de Iniciação Científica

XVI Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação

XXXII Encontro de Iniciação à Docência

XV Encontro de Docência no Ensino Superior

XXXII Encontro de Extensão

XVI Encontro de Experiências Estudantis

XIII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação

X Encontro de Programas de Educação Tutorial

X Encontro de Cultura Artística