Dezoito pesquisadores da UFC despontam na lista dos mais influentes do mundo em 2022

Dezoito cientistas da Universidade Federal do Ceará apareceram na lista dos pesquisadores mais influentes do mundo em 2022, elaborada pela Universidade de Stanford (EUA) e divulgada anualmente pela revista Plos Biology do grupo Elsevier. No ano anterior, 17 pesquisadores da UFC apareciam na relação. Aqueles que conseguem entrar nela estão entre os 2% mais influentes do mundo em suas respectivas áreas.

Imagem: Foto mostra pesquisador enquanto observa série de moléculas em ligações químicas em um monitor (foto: Viktor Braga/UFC Informa)

O estudo utiliza como critério principal o número de citações dos trabalhos dos cientistas no banco de dados da editora Scopus, uma das maiores do mundo na área de publicações científicas. O trabalho padronizou dados de 22 campos de atuação e 176 subáreas de estudo. O ranking leva em conta o impacto das publicações (número de citações) e variáveis como a posição do pesquisador na lista de autores (primeiro autor, autor correspondente, líder do artigo etc.).

>> Entenda a metodologia da lista e leia o artigo

Além dos cientistas mais influentes do ano anterior, o trabalho também levantou os cientistas mais citados, considerando toda a sua trajetória acadêmica. Neste último caso, 13 pesquisadores da UFC aparecem na lista. O número, no entanto, é menor do que os 16 presentes na edição do ano passado.

“A presença de pesquisadores da UFC nesse ranking confirma o impacto do trabalho realizado na nossa Universidade em termos de pesquisa. Demonstra também que os temas das pesquisas abordados na UFC são atuais, de ponta, e que buscam contribuir para solucionar problemas e proporcionar melhoria nas condições de vide de nossa população”, avalia o coordenador de pesquisas da Pró-Reitoria de Pesquisas e Pós-Graduação da UFC, Prof. Luiz Gonzaga de França Lopes.

Veja a lista dos pesquisadores da UFC mais influentes em 2022, de acordo com a ordem e área de atuação em que aparecem na pesquisa da Universidade de Stanford:

Victor Hugo C. de Albuquerque – Departamento de Engenharia de Teleinformática - Tecnologia da Informação e Comunicação
Gonzalo J. Olmo
– Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem - Medicina Clínica
Flávia Almeida Santos
– Departamento de Fisiologia e Farmacologia - Medicina Clínica
Vietla S. Rao (in memoriam)
– Departamento de Fisiologia e Farmacologia - Medicina Clínica

Veja a lista dos pesquisadores da UFC mais influentes, considerando toda a carreira:

Luiz Drude Lacerda – Instituto de Ciências do Mar - Ciências da Terra e Ambiental
Gonzalo J. Olmo
– Professor Visitante - Física e Astronomia
Fabiano A. N. Fernandes
– Departamento de Engenharia Química - Agricultura, Pesca e Silvicultura
Jorg Heukelbach
– Departamento de Saúde Comunitária - Medicina Clínica
Aldo Ângelo Moreira Lima
– Departamento de Fisiologia e Farmacologia - Pesquisa Biomédica
Sueli Rodrigues
– Departamento de Tecnologia de Alimentos - Agricultura, Pesca e Silvicultura
Antonio Gomes Souza Filho
Victor Hugo C. de Albuquerque
– Departamento de Engenharia de Teleinformática - Tecnologia da Informação e Comunicação
Ronaldo de Albuquerque Ribeiro (in memoriam)
Célio Loureiro Cavalcante
– Departamento de Engenharia Química - Engenharia
Vietla S. Rao (in memoriam)
Flávia Almeida Santos
Birgit Arnholdt-Schmitt
– Professora Visitante - Biologia

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.