Prorrogado até 3/12 prazo para Avaliação Institucional de 2023.2; participantes ganharão certificado

Foi prorrogado, até 3 de dezembro, o prazo para estudantes e professores de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará participarem da Avaliação Institucional do semestre 2023.2. A avaliação é feita pelo SIGAA, de maneira anônima, e é a oportunidade de formalizar as opiniões sobre a qualidade das aulas, das turmas e da infraestrutura dos cursos.

Leia mais: Participantes terão direito a certificado de duas horas complementares

Na avaliação, os participantes preenchem um questionário sobre as disciplinas e ainda têm a possibilidade de inserir comentários, sugestões e críticas. Segundo o novo diretor da Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA), Prof. Evanildo Costeski, a meta deste ano é ampliar a participação discente para 50% e, pelo menos, manter os cerca de 80% de participação entre os professores da UFC.

Para ele, é necessário que a comunidade acadêmica perceba seu protagonismo e adote a Avaliação Institucional como instrumento de reivindicação de melhorias. “Os resultados deverão ser divulgados a partir de março de 2024, tanto no SIGAA quanto no site da CPA”, informou.

Desde 2021, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) institucionalizou o Plano de Melhorias das Coordenações dos Cursos de Graduação da UFC, que é feito anualmente com base nos resultados do processo de avaliação institucional. Assim, todos os cursos de graduação precisam apresentar seu plano, conforme orientações da PROGRAD.

“A nova CPA pretende, a partir de 2024, interagir com a coordenação dos cursos e a Comissão Setorial de Avaliação de cada unidade acadêmica, buscando analisar e discutir com os docentes, discentes e os servidores técnico-administrativos os dados da autoavaliação para a elaboração dos Planos de Melhorias. Esse processo é fundamental para que a Avaliação Institucional realmente dê resultados concretos”, afirmou o Prof. Evanildo.

Avaliação Institucional da UFC
Quando: de 5 de novembro a 3 de dezembro (prorrogado)
Onde: pelo SIGAA
Quem participa: estudantes e professores de graduação presencial