Procurar no portal

Gestores de comunicação de IFES discutem atuação em rede e elegem nova diretoria em encontro nacional

Gestores de comunicação das universidades federais de todo o País debateram o papel das instituições federais de ensino superior (IFES) na comunicação pública e na cultura científica durante o 8º Encontro Nacional do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (COGECOM), vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). O evento ocorreu de 8 a 11 de novembro, nas cidades paulistas de Santo André e São Carlos. Na ocasião, a coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC, Profª Kamila Fernandes, foi eleita para compor a gestão do colegiado em 2024, no cargo de secretária.

O evento foi organizado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), em parceria com a diretoria nacional do COGECOM. O tema do encontro foi "Comunicação pública e cultura científica: o papel das IFES". A troca de experiências entre gestores e profissionais de comunicação aconteceu em quatro painéis, que tiveram como eixo central a atuação em rede para enfrentar desafios da comunicação.

Imagem: Novos membros da gestão do COGECOM perfilados, em pé (Foto: Divulgação/COGECOM)

A Profª Kamila Fernandes diz que as universidades foram muito atacadas nos últimos anos, por “negacionistas que questionaram a validade e a legitimidade da produção científica”. Isso, segundo ela, tornou ainda mais evidente a importância da comunicação pública e, mais especificamente, da comunicação universitária no sentido de levar ao conhecimento da sociedade aquilo que é produzido nas instituições. “Por isso, o compromisso de fortalecer os setores de comunicação das universidades é urgente, para garantir a permanência e a expansão desse tipo de serviço, que é vital para o desenvolvimento da sociedade”, defende.

ESPAÇO – "Ao longo deste ano, com o engajamento desse grupo do COGECOM, conseguimos sair de um lugar em que queríamos ganhar um pouquinho de voz e expandir redes de rádios e TVs. Conseguimos avançar na nossa agenda, criar espaço de interlocução com o governo e nos tornar respeitados. Hoje o COGECOM tem um espaço de respeito perante vários espaços políticos do nosso País. Isso é porque construímos um trabalho relevante ao longo desse período", afirmou Maíra Bittencourt, diretora do COGECOM e diretora de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

CAPILARIDADE – A Profª Mariana Luz, diretora de Comunicação Social da UFSCAR e uma das organizadoras do encontro, reforçou que a atuação em rede é a “força” do colegiado. “Somos mais de 60 instituições federais de ensino superior espalhadas por todo o Brasil em capitais e também nos interiores do País. Isso faz com que tenhamos uma capilaridade que nenhuma outra rede de comunicação tem", completou.

REFLEXÃO – “Logo no primeiro dia de evento, fomos instigadas e instigados a refletir sobre a necessidade de construir caminhos mais dialógicos entre universidades e demais agentes da sociedade”, destacou a profissional de relações públicas Mariella Mian, coordenadora da Assessoria de Comunicação e Imprensa da UFABC e organizadora do evento

Atualmente, o COGECOM é composto por gestoras e gestores de comunicação de 65 universidades federais, 2 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) e 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), filiados à ANDIFES. Os representantes são indicados pelas reitorias das instituições.

ASSEMBLEIA – Além do debate em torno da comunicação pública e da cultura científica, ocorreu durante o encontro uma assembleia geral para elaboração da Carta de Santo André e São Carlos. Na carta aprovada, o COGECOM apresenta compromissos assumidos para o próximo ano, estabelecidos a partir das discussões realizadas ao longo do evento e reafirma a luta do Colégio pela autonomia universitária e pela comunicação pública.

No documento, o colegiado defende a ampliação das estruturas de comunicação na expansão universitária; a atuação em rede; a comunicação estratégica, dialógica, relacional e não autoritária; e o combate à desinformação, além de ressaltar a participação do Colégio e seus atores como fundamental na construção das políticas públicas federais em suas mais amplas dimensões. “A comunicação não pode ser reduzida à divulgação”, enfatiza a carta.

Na assembleia geral, também foi realizada a eleição para a gestão 2024 do COGECOM, com recondução da Profª Maíra Bittencourt, da UFS, para a direção. A vice-direção passa a ser ocupada pela Profª Rose Mara Pinheiro, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e a secretaria pela Profª Kamila Fernandes, da UFC, e pelo jornalista Ricardo Sangiovanni, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“Fazer parte da diretoria do COGECOM é uma bela oportunidade de nos aproximarmos da produção da comunicação de todas as instituições federais de ensino superior do Brasil e, assim, nos articular para alcançar um público ainda mais amplo, o que só é viável em uma atuação em rede. E a UFC, como uma universidade extremamente relevante, com uma produção muito dinâmica em todas as áreas de conhecimento, estará presente nessa rede com muita força a partir de agora”, pontua Kamila Fernandes.

As coordenações regionais do COGECOM ficaram com a seguinte composição:

Região Centro-Oeste
Bianca Cegati Ozuna (Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD)
Mônica Nogueira (Universidade de Brasília – UnB)

Região Nordeste
Malu Silva Carvalho (Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB)
Renata Cristina de Sá Barreto Freitas (Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF)

Região Norte
Albanira Maria Coelho (Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA)
Gilberto Mendes da SIlveira Lobo (Universidade Federal do Acre – UFAC)

Região Sudeste
Fábia Lima (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Renata Maria de Oliveira Neiva (Universidade Federal de Uberlândia – UFU)

Região Sul
Flávia Rubiane Durgante (Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS)
Janine de Kássia Rocha Bargas (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA)

Com informações do COGECOM/ANDIFES.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300