Casa de Cultura Francesa oferta 32 vagas em curso on-line de francês, somente para não residentes em Fortaleza

A Casa de Cultura Francesa da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebe inscrições, até as 23h59 do dia 20 de janeiro, para seleção de alunos não residentes em Fortaleza em curso de francês na modalidade não presencial (on-line), para o período 2024.1.

São ofertadas 32 vagas para o semestre inicial, sendo 15 para a comunidade em geral, 12 para estudantes de graduação dos campi da UFC no Interior (Crateús, Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral) e 5 vagas para servidores pertencentes ao quadro efetivo da UFC, em pleno exercício das atividades laborais, dos campi da UFC no Interior. Conforme o edital, os estudantes dos cursos de graduação (EaD) oferecidos pelo Instituto UFC Virtual são considerados estudantes de campi no interior cearense.

Imagem: prédio da Casa de Cultura Francesa da UFC

A única turma disponível terá aulas às segundas e quartas-feiras, das 8h às 10h. O curso será ministrado exclusivamente de forma remota (on-line), com aulas síncronas (ao vivo e não serão gravadas) e algumas atividades assíncronas (a qualquer tempo ou gravadas).

O curso totaliza 128 horas-aula distribuídas em dois semestres de 64 horas-aula cada. Os candidatos precisam ter concluído, no mínimo, o ensino médio e não residir fora do Brasil. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via formulário eletrônico, conforme a categoria dos candidatos:

- Comunidade em geral

- Estudantes de graduação dos campi da UFC no Interior

- Servidores do quadro efetivo da UFC lotados nos campi do Interior

Ainda conforme o edital, os candidatos às vagas destinadas à comunidade em geral serão classificados de acordo com seu desempenho no histórico escolar do ensino médio. Os estudantes de graduação dos campi da UFC no Interior serão classificados de acordo com seu Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) - Individual no histórico escolar da Universidade. Já os servidores dos campi da UFC no Interior serão classificados de acordo com a sua idade e data de admissão na Instituição. O resultado final, após recursos, será divulgado até as 18h do dia 24 de janeiro.

Os aprovados deverão efetuar pagamento de taxa de matrícula no valor de R$ 80,00, caso não se enquadrem em condições que os permitam solicitar a isenção desse pagamento. A previsão de início das aulas é 4 de março.

Mais detalhes sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital.

Fonte: Casa de Cultura Francesa da UFC ‒ fone: (85) 3366 7634 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.