Procurar no portal

Formandos vivem momentos de felicidade e realização pessoal em primeira noite do ciclo de colações de grau

A movimentação começou cedo: horas antes da cerimônia já era possível ver estudantes e seus convidados chegarem aos jardins da Reitoria, onde se preparavam para a primeira das três noites do ciclo de colações de grau 2023.2 da Universidade Federal do Ceará (UFC). O retorno da versão presencial do evento sempre esteve entre as solicitações mais frequentes dos discentes, desde que ela foi suspensa por conta da pandemia de covid-19 em 2020.

A conquista veio em outubro de 2023, quando foi realizada uma colação especial, da qual puderam participar egressos da instituição que haviam colado grau virtualmente com concludentes daquele ano.

Imagem: A emoção tomou conta da Concha Acústica no primeiro dia do ciclo de colações em 2024 (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Assim, o ciclo iniciado nesta semana é o primeiro regular dentro do calendário da UFC, um passo importante no caminho de volta à vivência universitária em toda sua potência, após seguidas perdas e limitações. Como esperado, o evento foi marcado pela alegria dos formandos, ainda mais bonita porque era compartilhada com amigos e familiares.

Em um mar de becas e selfies, estavam pais e mães comovidos, avós "batendo retratos", maridos e esposas auxiliando com ajustes de última hora no figurino ou penteado, filhos abraçando, amigos em cumplicidade e muitos sorrisos.

Veja mais imagens da primeira noite de colação de grau 2023.2 no Flickr da UFC

Entre esses amigos estavam Arthur Bruno Cunha Carneiro, de 24 anos, e Vitória Fonteles Ribeiro, de 25, amigos que se conheceram quando ingressaram no curso de Fisioterapia em 2018. De lá para cá, mantiveram o laço de companheirismo e ali na Reitoria comemoravam sua conquista.

"É tão gratificante a gente lembrar o primeiro dia de aula até a apresentação do TCC. Agora estamos aqui comemorando com os amigos, a família. Depois de ter passado por todo aquele estresse da pandemia, todas aquelas incertezas, chegar aqui com a certeza do diploma é maravilhoso. Estou transbordando de alegria", comemorou Vitória.

"Estou um pouco nervoso, mas muito feliz. Traz uma sensação muito boa compartilhar isso com as pessoas queridas", completou Bruno.

Imagem:  Nessa terça-feira, foi realizada a primeira solenidade do ciclo de colações de grau deste ano (Foto: Ribamar Neto)

Outro formando que compartilhou a ocasião com uma amiga foi Lucas Pinheiro Sampaio, de 31 anos. Escolhido representante do curso de Música para a cerimônia, durante a graduação ele namorou uma aluna também da UFC (inicialmente do curso de Farmácia; depois de Design-Moda). O relacionamento acabou, mas a amizade permaneceu e, no fim, os dois se formaram no mesmo semestre e puderam dividir o momento especial da colação.

"É uma coincidência engraçada, mas que vai virar uma memória bonita, e em um evento que, ainda bem, voltou ao formato presencial, pelo qual todo aluno espera. Que bom que a UFC esteja podendo proporcionar isso agora aos estudantes", celebrou.

Um pouco mais à frente, o zelo com que Jéssica Capistrano arrumava a faixa da beca do esposo, Tiago Agapito, chamava a atenção. O concluinte de 39 anos estava ali para receber seu segundo título no mesmo curso – licenciado em Educação Física, ingressou em 2019 na modalidade do fluxo contínuo para obter o bacharelado.

"Cheguei a atrasar um pouco, porque minha esposa engravidou, mas perdemos a bebê. Passamos um período bem difícil. Mas agora estamos aqui", recordou Tiago, sinalizando a colação como um marco na jornada de superação.

DISCURSOS – A cerimônia foi marcada pela pontualidade e organização. Às 19h todos os grupos de formandos já estavam organizados nas arquibancadas da Concha Acústica, que ficou completamente tomada pelo público. No palco, rapidamente foram acomodados os servidores chamados para representar tanto os órgãos de gestão da Universidade quanto os cursos daquela primeira noite de colação – entre pró-reitores e vices, diretores, coordenadores e professores.

Imagem: O reitor Custódio Almeida discursa no palco da Concha Acústica (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Na solenidade, presidida pelo reitor da UFC, Custódio Almeida, foram diplomados 534 concluintes e 124 egressos dos cursos da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Instituto de Cultura e Arte (ICA), Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), Instituto UFC Virtual (IUVI) e Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), além do curso de Fisioterapia (Faculdade de Medicina-FAMED). A cerimônia contou com tradução simultânea em Libras e local específico na plateia para pessoas com deficiência auditiva.

No primeiro discurso da noite, a formanda Marciane Rodrigues do Nascimento Tavares, do curso de Farmácia, representando seus colegas discentes, destacou a relação de apoio e acolhimento construída entre os colegas ao longo da graduação, especialmente importante no período da pandemia. Também lembrou e agradeceu o suporte e incentivo das famílias, sem os quais a conquista seria muito mais difícil ou mesmo impossível.

A concluinte ressaltou ainda a contribuição inestimável dos professores, que não raro vão além do papel em sala de aula, conhecendo as histórias de vida dos alunos e ajudando quando possível. "Que honra a nossa compartilhar o privilégio da graduação. Que todos, a partir daqui, ocupem seus espaços na sociedade com ética e respeito", desejou aos seus pares.

Na sequência, representando o corpo docente da UFC, o professor Luis Ernesto Arruda Bezerra, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), em sua fala, recordou momentos típicos e marcantes dos alunos durante suas jornadas na graduação e parabenizou os professores pelo esforço em oferecer aos estudantes a melhor formação possível.

Junto à alegria da conquista, Bezerra sublinhou a importância de todos ali tentarem contribuir para que outras pessoas tenham a oportunidade de acessar e finalizar o ensino superior – citando as taxas ainda preocupantes de evasão universitária ou mesmo do ensino médio.

Por fim, o docente frisou que a relação dos concluintes com a UFC não se encerra, mas segue enquanto egressos que participaram de uma construção coletiva, ou quem sabe ao retornarem para a pós-graduação ou mesmo como novos servidores. "Há um sentimento de pertença. A UFC resiste e sobrevive porque é feita por pessoas que fazem seu trabalho com amor", resumiu.

Imagem: Oradora discente, Marciane Rodrigues, relembrou os desafios e apoio ao longo da graduação, especialmente no período da pandemia  (foto: Ribamar Neto/UFC)

MISSÃO DA UNIVERSIDADE – Após receber das mãos do pró-reitor de Graduação, Davi Romero de Vasconcelos, a lista com as assinaturas dos formandos, o reitor Custódio Almeida conduziu o momento da outorga do grau, com a participação dos concludentes – chamados ao palco para representar seus respectivos cursos.

"Vocês estão formados pela UFC", conferiu o reitor no momento mais emocionante da cerimônia, quando os capelos são agitados no ar, em meio a aplausos, gritos, apitos e até chuvas de papel picado.

Em seguida, Custódio realizou a fala de encerramento, destacando que este ciclo de colações já pode ser considerado parte das comemorações dos 70 anos da UFC, marcados para dezembro deste ano.

Em seu discurso, o reitor esclareceu que a formação de profissionais éticos e capacitados é apenas uma das missões da Universidade, que se expande, em última instância, para a construção da liberdade, ao produzir conhecimentos para a autonomia, a maturidade intelectual e o exercício da humanidade.

"Não há liberdade com fome, com ódio de classe, com preconceitos, com exclusão, com guerras. Não há liberdade quando somos impedidos de existir física e espiritualmente, pois somos corpo e símbolo. A festa de hoje celebra a consciência de que somos livres para buscar e realizar nossos sonhos. Graduação é isso: a base sobre a qual erguemos nosso futuro; a base sobre a qual realizamos a humanidade em nós", refletiu o gestor, antes do encerramento da cerimônia, com a execução do hino nacional.

Fonte: Gabinete da PROGRAD – fone: (85) 3366 9498; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Cerimonial da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300