Em cerimônia marcada pelo sentimento de conquista, UFC forma 122ª turma de Medicina com 86 formandos

Falas emocionadas marcaram a colação de grau da turma 2023.2 de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), que aconteceu nesta terça-feira, 30, no Auditório Reitor Antônio Martins Filho, da Faculdade de Direito. Lotado até a última poltrona, o equipamento recebeu 86 formandos – além de oito egressos que participaram simbolicamente –, acompanhados de familiares e amigos, para a tradicional cerimônia, iniciada às 17h.

Quem abriu a sequência de discursos foi a concluinte Sophia de Oliveira Martins, escolhida para representar seus colegas discentes. “Concluímos um curso de graduação, mas nossa história na Medicina apenas começa neste momento. Estaremos em eterna formação, e a interrogação de qual médicos gostaremos de ser para o outro deve para sempre pairar em nossas mentes”, pontuou a jovem, em referência a uma das perspectivas mais importantes do ofício, que complementa de maneira indissociável a base técnico-científica de qualquer profissional: o ato de cuidar, a partir da relação com o paciente.

Imagem: formanda Sophia de Oliveira Martins, de beca e capelo, atrás do púlpito do palco do auditório, faz seu discurso

“Tenho muito orgulho de me graduar pela Universidade Federal do Ceará, faculdade de muita excelência, que é gratuita e inteiramente vinculada ao Sistema Único de Saúde, servindo em diversas maneiras nossa população que tanto necessita”, completou a formanda.

A dimensão da responsabilidade social também foi contemplada na fala da professora Sandra Nívea Saraiva Falcão, que destacou os enfrentamentos da profissão no Brasil, com suas dimensões continentais e profundos contrastes. “É o propósito que confere significado às nossas vidas, e a Medicina nos dá o mais nobre dos propósitos: a entrega do tempo dedicada à saúde dos outros, definida pela OMS como o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente à ausência de afecções ou enfermidade. Temos nessa arte não somente uma missão, mas um desafio, em especial em nosso país pobre e de grandes desigualdades”, resumiu a docente.

Imagem: professora  Sandra Nívea Saraiva Falcão lê seu discurso no púlpito

O tom persistiu no discurso do reitor Custódio Almeida, que mais uma vez reforçou o papel da Universidade para além da formação técnica e profissional, como uma experiência de amadurecimento intelectual, sempre na busca pelo melhor da condição humana.

"Não há liberdade com fome, com ódio de classe, com preconceitos, com exclusão, com guerras. Não há liberdade quando somos impedidos de existir física e espiritualmente. Hoje celebramos a consciência de que somos livres para buscar e realizar nossos sonhos. Graduação é isso: a base sobre a qual erguemos nosso futuro", refletiu o gestor.

Imagem: o reitor, a vice-reitora, pró-reitores e professores compondo a mesa da cerimônia, no palco

Entre os formandos que celebravam o sonhado diploma estava Carla Lima Alves, de 25 anos. “A cerimônia inteira foi muito emocionante, na hora que o reitor levantou a ata comecei a chorar”, revelou, com um grande sorriso. “É quando cai a ficha de que colei grau e agora sou egressa da melhor Universidade do Estado”, completou.

Assim como a colega, o concluinte Victor Hugo, de 23 anos, também mal cabia em si de felicidade. Tendo cursado o ensino fundamental em escola pública, ganhou bolsa integral no ensino médio e agora chega ao fim de mais um ciclo em sua formação. “A gente sabe que um dia a colação vai chegar, mas nunca pensei que fosse ser assim tão mágico”, comemorou.

Fonte: Gabinete da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) – fone: (85) 3366 9498; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Cerimonial da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.