UFC receberá R$ 1 milhão para Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação; 52 projetos serão contemplados

A Universidade Federal do Ceará (UFC) receberá R$ 1,08 milhão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação. No total, 52 projetos deverão ser beneficiados com os recursos do Programa, que será gerido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), com acompanhamento da Pró-Reitoria de Extensão (PREX).

O objetivo é estimular a realização de atividades de extensão pelos programas de pós-graduação com ações que impactem diretamente a comunidade. “A UFC já desenvolve muitas ações nesse sentido. São ações com outras fontes de financiamento, algumas com recurso quase zero. Agora, elas passam a ter financiamento, o que abre a possibilidade de surgirem novas ações”, destaca o coordenador de Pesquisas da PRPPG, Prof. Luiz Gonzaga Lopes.

Imagem:  Entre os projetos a serem contemplados estão os de temática ligada a sustentabilidade ambiental (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Além disso, destaca o professor, o programa tende a aproximar mais a Universidade das comunidades, uma vez que os projetos selecionados deverão obrigatoriamente se refletir na sociedade. No edital de seleção da UFC, foram solicitados projetos que atendessem a um dos seguintes temas: Sustentabilidade (ambiental, jurídica, financeira, econômica, de produção animal e vegetal); Proteção, Inserção Social e Cultural; Divulgação Científica; Educação; e Saúde Pública.

A repartição dos recursos pelos projetos selecionados ainda será definida pela PRPPG. Alguns dos projetos selecionados também deverão passar por ajustes para que as ações fiquem mais sintonizadas com o escopo do Programa.

Fonte: Prof. Luiz Gonzaga Lopes, da Coordenadoria de Pesquisas da PRPPG – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.