Vacinas da dengue e da chikungunya devem estar disponíveis pelo SUS ainda em 2024, projeta professor da UFC que liderou testes no Ceará

Tanto a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan como outra que combaterá a chikungunya, também com participação da instituição brasileira, deverão estar disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ainda este ano para todo o Brasil. Isso é o que projeta o médico infectologista Ivo Castelo Branco Coelho, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) que liderou os testes de ambos os imunizantes no Estado.

Imagem: vacina sendo aplicada no braço de uma pessoa

A UFC é uma das instituições envolvidas nos estudos dessas vacinas, através do Núcleo de Medicina Tropical, coordenado pelo Prof. Ivo Castelo Branco Coelho. No caso do imunizante contra a dengue, entre os mais de 16 mil voluntários testados no Brasil, 1.300 foram na UFC. A Universidade contou com um investimento anual de cerca de R$ 850 mil para a realização dos testes e para o acompanhamento dos voluntários.

“Ao longo de cinco anos de acompanhamento, a gente observou se as pessoas tinham tido efeitos colaterais, se tinham gerado anticorpos, se tinham contraído dengue ou outras doenças. Fazíamos visitas periódicas e registramos tudo, se elas tinham tido febre, dor de cabeça, qualquer coisa. Eles também podiam entrar em contato com a gente 24 horas por dia”, explica o professor.

Segundo ele, essa fase III de acompanhamento está sendo concluída no Ceará. “Até março, terminaremos o último grupo, que é formado por crianças, que foram as últimas a entrarem nos testes”, informa Castelo Branco.

A vacina está em fase de aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), etapa que, segundo o pesquisador, deve ser concluída em breve, devido à situação epidemiológica de aumento de casos das arboviroses. O professor assina um artigo científico publicado na semana passada no periódico internacional The New England Journal of Medicine, o qual confirma que a nova vacina do Butantan possui eficácia de 79,6%.

O estudo revela também que a eficácia da vacina foi avaliada se a exposição prévia ou não aos vírus da dengue poderia mostrar algum problema. Em pessoas que já haviam contraído a doença antes do estudo, a proteção foi de 89,2%. Já entre aquelas que nunca tiveram dengue, a eficácia foi de 73,5%. Não foi observado nenhum caso grave ou com internação, nesse período.

A vacina tem ação contra os quatro tipos de dengue registrados e tem como um dos principais diferenciais o fato de ser aplicada em dose única. A UFC entrou em 2016 nos estudos, durante a chamada fase III, que é quando o imunizante é testado em diversas populações para observar como ele se comporta. Ao todo, foram 16.235 voluntários de 2 a 59 anos, avaliados por 16 centros de pesquisa de diferentes regiões do Brasil. A vacina foi administrada em 10.259 pessoas, e o restante recebeu placebo.

“Essa vacina tem diversas vantagens diante das já existentes. Primeiro, porque ela é de dose única. E garante uma imunidade de cerca de oitenta por cento. Além disso, ela é duradoura, até agora, com um acompanhamento de cinco anos. E mais: ela mostrou pouquíssimos efeitos colaterais”, comemora o pesquisador.

CHIKUNGUNYA TAMBÉM EM APROVAÇÃO – Além da vacina da dengue, o professor vem trabalhando, na fase III, nos estudos da vacina contra a chikungunya, também transmitida pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. A vacina está sendo desenvolvida em uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa de biotecnologia franco-austríaca Valneva. A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, já aprovou, em novembro do ano passado, a aplicação do imunizante para pessoas maiores de 18 anos. Essa aprovação deve acelerar decisão semelhante por parte da ANVISA, no Brasil, onde a vacina está em análise.

Nos Estados Unidos, a vacina foi testada em adultos. No Brasil, os testes foram em adolescentes de 12 a 17 anos que residem em áreas endêmicas nas cidades de Fortaleza (CE), São Paulo (SP), São José do Rio Preto (SP), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Laranjeiras (SE), Recife (PE), Manaus (AM), Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR).

Imagem: professor Ivo Castelo Branco Coelho

A UFC é um dos sete centros do País que estão realizando os testes. Ao todo, aproximadamente 760 voluntários no Brasil foram testados, sendo cerca de 150 deles testados no Núcleo de Medicina Tropical da UFC. Nos EUA, os ensaios de dose única apresentaram uma eficácia da vacina de 98,9% contra a doença nos participantes, tendo se mostrado segura. Os resultados no Brasil serão, em breve, divulgados em artigo científico a ser publicado na revista internacional The Lancet.

“É uma vacina muito boa, que tem tido pouquíssimos efeitos colaterais. E, provavelmente, como já foi liberado pela FDA americana, e a vacina é a mesma, é possível que o Ministério da Saúde consiga liberar. E o Butantan já tem como fabricar”, avalia o Prof. Ivo Castelo Branco.

O Prof. Ivo Castelo Branco foi convidado pelo Instituto Butantan para participar dos dois estudos em virtude dos trabalhos que já vinham sendo feitos pelo pesquisador há diversos anos com doenças tropicais. Um deles, inclusive, desenvolvido com uma equipe da Organização Mundial de Saúde (OMS), foi responsável pela mudança na classificação internacional da então chamada dengue hemorrágica, hoje denominada dengue grave.

Fonte: Prof. Ivo Castelo Branco Coelho, coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da UFC – fone: (85) 3366 8252