Procurar no portal

Editora da UFC celebra retorno com lançamento de edição comemorativa de "Aves de arribação", de Antônio Sales; obra completa 121 anos

Os ares de retomada na política editorial da Universidade Federal do Ceará (UFC) uniram-se à atmosfera chuvosa dos últimos dias, favorecedora da viagem de retorno das aves migratórias do sertão. Essas mesmas espécies dão nome ao livro Aves de arribação, único romance do escritor cearense Antônio Sales (1868-1940), relançado na noite de segunda-feira (26) como marco da retomada independente da Editora UFC, que chega aos 44 anos após breve período de fusão com a Imprensa Universitária na administração anterior.

A celebração, realizada no auditório e no Salão Nobre da Reitoria, integra programação alusiva aos 70 anos da UFC, que será desenvolvida durante todo o ano de 2024. No evento, foi apresentado o recital temático "Avoantes sobrevoando os sons nordestinos", com estudantes da disciplina de Canto na Música Popular, do Curso de Música da UFC, sob orientação da Profª Maria Juliana Linhares.

Imagem: De pé, da esquerda para a direita: Prof. Cavalcante Junior (diretor da Editora UFC); Profª Juliana Diniz (vice-diretora, segurando nas mãos o quadro que estampa a capa do livro); Prof. Custódio Almeida (reitor); Lúcia Helena Galvão (esposa do artista) e Roberto Galvão (artista que assina o quadro). (Foto: Ribamar Neto/ UFC Informa)

O livro foi revisado para adequar a prosa de Sales ao Novo Acordo Ortográfico e restaura a dedicatória original do autor ao companheiro de Padaria Espiritual Rodolfo Teófilo, omitida em edições anteriores. A capa, com design inédito, carrega as tintas do artista visual Roberto Galvão Lima, que não somente presenteou a Editora UFC com a gravura, como doou o seu quadro homônimo ao patrimônio artístico da Universidade. "As pessoas ficam focando no marrom, na seca, na falta de cor. Eu penso que o sertão não é só isso, é também muito verde, rio correndo... Já andei muito pelo sertão, e a minha visão dele é esta. Outra coisa que facilitou a criação foi que eu já conhecia o livro de outras edições", relatou o pintor, que ganhará mostra retrospectiva na Universidade em breve.

Responsável pela apresentação da obra, a Profª Diana Azevedo qualificou o novo momento da Editora como uma “largada em grande estilo” e disse ser a escolha da obra de reinauguração simbolicamente associada à “revoada” dos talentos egressos da Universidade, que de uma maneira ou de outra tornam a contribuir com a Instituição.

Ela fez menção à presença feminina, não só enquanto personagem da literatura brasileira, mas também no lugar de autoria. Citando a escritora britânica Virginia Woolf (1882-1941) e seu livro Um teto todo seu, de 1929, a vice-reitora problematizou as posições sociais das protagonistas da obra cearense. “Uma das maiores belezas da literatura é proporcionar a cada leitor uma reflexão própria segundo sua condição ou estado de ânimo. Talvez as minhas lentes de mulher me tenham dado a nítida impressão de que o Aves [de arribação] se trata, sobretudo, de um livro sobre mulheres em condições distintas na sociedade cearense da virada do século XX”, ponderou.

Imagem: Foto do livro Aves de Arribação, posicionado verticalmente sobre um fundo branco. (Imagem: Divulgação)

Confira o álbum completo de fotos do lançamento no Flickr da UFC.

Diana ressaltou ainda que a Editora da UFC, em sintonia com a efervescência do Jubileu de Platina da Universidade, brinda a sociedade “com uma deliciosa fornada do padeiro espiritual cearense Antônio Sales”. “Agradeço o presente que foi ter a oportunidade de ler e, mais que ler, degustar o texto deste grande escritor cearense que, para mim até então, era pouco mais que o fundador da Padaria Espiritual e aquele que dá nome a uma das principais avenidas de Fortaleza”, afirmou, endereçando cumprimentos ao Prof. Francisco Cavalcante Junior, diretor da Editora UFC.

Falando em nome do selo editorial, o Prof. Cavalcante salientou os esforços de sua pequena equipe para, em um curto prazo, recuperar o texto original do livro, há muito tempo indisponível. Em adendo, disse que a nova edição transfigura o imaginário sertanejo cristalizado pelas publicações precedentes. “Em versões anteriores, imagens de corpos flagelados pela seca ou paisagens da terra esturricada pelo sol ocuparam as capas. Pela primeira vez na história desse romance, a ilustração de capa é fiel ao conteúdo da obra”, disse ele, acrescentando que o lançamento da edição especial é dedicado ao servidor público Moacir Ribeiro da Silva (ainda na ativa), por seus 45 anos dedicados à universidade pública, com a maioria deles cumpridos na Editora UFC, desde seu nascimento em 1980.

A vice-diretora da Editora UFC, Profª Juliana Diniz, destaca como ganho da refundação do equipamento sua independência e dedicação não só à publicação científica, como também à literatura cearense. “É nesse sentido que se insere a escolha por Antônio Sales e por fazer chegar aos leitores o melhor texto possível. É um texto que tem qualidades literárias que remetem a um imaginário de prosperidade, fertilidade, superando uma caracterização histórica. Para isso, reconhecemos o protagonismo de nosso Conselho Editorial, na deliberação coletiva do que tem prioridade de publicação. A editora tem uma equipe enxuta, mas muito dedicada, e estamos compromissados em seguir fazendo o melhor trabalho possível”, frisou.

De acordo com Cavalcante Junior, no dia 13 de junho, data de nascimento de Antônio Sales, o livro será lançado no município natal do escritor, Paracuru, com a apresentação do espetáculo “Praia das almas”, da Companhia de Dança de Paracuru.

“Fomos a sétima universidade federal criada no Brasil; para mim, é um número representativo. Agora, multiplicamos por 10 este sete, chegando aos nossos 70 anos. Esse relançamento e essa programação [dos 70 anos] existem para acender em nós o orgulho de pertencer, direta ou indiretamente, a esta universidade federal. Universidade esta que a gente sonha que chegue aos 80, 100, 200 e até mil anos, como algumas das mais antigas instituições de ensino do mundo hoje, localizadas no Irã, no Egito e na Itália”, vislumbrou o reitor Custódio Almeida, desejando vida longa à Editora UFC na sua nobre missão não somente de vitrine de livros, mas também ao capitanear “a viagem de nosso povo pela literatura local”.

PRÓXIMO LANÇAMENTO – Já tem data para vir a público o segundo produto literário da nova fase da Editora UFC. Cordéis e outros poemas, coletânea da obra de Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré (organizada pelo Prof. Gilmar de Carvalho), será lançado semana que vem. Na sequência, virá a versão bilíngue de História abreviada da UFC, obra do fundador da UFC, Prof. Antônio Martins Filho.

A edição comemorativa de Aves de arribação pode ser adquirida pelo perfil da livraria da Editora UFC no Instagram.

Fonte: Prof. Francisco Silva Cavalcante Junior, presidente do Conselho Editorial da UFC e diretor da Editora UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300