Portaria atualiza regras do teletrabalho na UFC; servidores de todas as unidades poderão aderir a partir de 1º de julho

Servidores técnico-administrativos de todas as unidades da Universidade Federal do Ceará (UFC) poderão aderir ao regime de teletrabalho parcial ou total (em casos específicos) a partir de 1º julho. A novidade consta na Portaria nº 78, de 27 de fevereiro de 2024, publicada pelo Gabinete da Reitoria, que também estabelece novas regras para o modelo de trabalho.

Com a atualização do normativo, baseada no Programa de Gestão e Desempenho (PGD) do Governo Federal, os servidores técnico-administrativos que atuam nas unidades acadêmicas e em outras áreas que ainda não aderiram ao teletrabalho poderão fazê-lo. A Profª Marilene Feitosa, pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFC, explica que a possibilidade de adesão ao modelo por todos os setores é uma demanda frequente dos servidores da Instituição. No entanto, só poderá ser concretizada a partir de julho devido à implementação do Polare, novo sistema do PGD.

Imagem: mão femininas sobre teclado de laptop

Outra medida importante, que passou a valer a partir da publicação da portaria, é a possibilidade de seleção, pelo dirigente da unidade, de até 100% dos servidores para participar do PGD. Desse modo, toda a equipe da unidade poderá aderir ao modelo de teletrabalho parcial, desde que, obrigatoriamente, pelo menos 30% da equipe compareça fisicamente aos setores todos os dias. Esse requisito visa assegurar a continuidade do atendimento presencial durante os horários de funcionamento dessas unidades e de suas respectivas subunidades envolvidas no Programa.

Além disso, foi excluído o tempo mínimo de 180 dias de desempenho das atividades pelo servidor na unidade para participar do Programa e implementada a adoção de teletrabalho integral apenas em situações específicas, conforme descritas na portaria.

“Esta ampliação é uma mostra do compromisso da UFC com o bem-estar dos servidores e a eficiência da Instituição. Ao expandir o teletrabalho, estamos promovendo a gestão da produtividade, contribuindo para a redução dos custos da Universidade e melhorando a qualidade de vida dos servidores", declara a pró-reitora de Gestão de Pessoas.

Fonte: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC – fones: (85) 3366 7395 / 3366 7579