Prof. Antônio Gomes, do Departamento de Física da UFC, toma posse como diretor de Avaliação da CAPES

O Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), tomou posse, na quinta-feira (11), como diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Anteriormente, o Prof. Antônio Gomes coordenava a área de Astronomia/Física da CAPES e fazia parte do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), que passou a presidir. Além disso, é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2018, mesmo ano em que recebeu da Presidência da República a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico – Classe Comendador. Em 2024, foi eleito membro da Academia Mundial de Ciências.

Imagem: Prof. Antonio Gomes. É um homem de pele com tom marrom claro e cabelo preto. Está sorrindo na foto

Na UFC, o docente atua na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em nanociência e nanotecnologia, e cursou graduação (1997), mestrado (1999) e doutorado (2001) em Física na Universidade. Além disso, Gomes também atuou como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação de 2016 a 2019.

Ao longo da carreira, Gomes participou de diferentes frentes da área de pós-graduação, como professor, orientador, coordenador de programa e pesquisador. Ele considera que “a oportunidade de atuar como diretor de Avaliação é um reconhecimento a essas experiências e ao destaque que a pós-graduação da UFC tem alcançado na última década”.

O pesquisador destaca ainda sua determinação pessoal para contribuir com o sistema nacional de pós-graduação: “Minha trajetória foi toda alicerçada em políticas públicas de ciência e educação. Essa oportunidade de contribuir com a gestão da pós-graduação em alto nível é uma forma de retribuir para o Estado brasileiro os investimentos que foram feitos na minha formação. Estou bem motivado”, declara Gomes.

O reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, ressaltou a trajetória do docente como pesquisador e membro da Universidade ao parabenizá-lo pela posse como diretor de Avaliação da CAPES. “A UFC se orgulha de ter um professor, que é pesquisador do CNPQ há muito tempo, que é da Academia Brasileira de Ciência, que foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, na direção dessa entidade tão importante para a pós-graduação no Brasil”.