Primeira edição do Prêmio UFC de Jornalismo recebe inscrições até 16 de setembro

A Universidade Federal do Ceará (UFC) promove, pela primeira vez, o Prêmio UFC de Jornalismo, voltado a reportagens em diferentes mídias que tenham a Instituição e as ações produzidas em âmbito universitário como tema principal. O concurso tem como objetivo ampliar a visibilidade das atividades desenvolvidas na Universidade, fortalecendo a parceria com os meios de comunicação jornalísticos.

As inscrições estarão abertas até o dia 16 de setembro, devendo ser feitas por meio de formulário. Podem participar do prêmio jornalistas profissionais e estudantes de cursos de Jornalismo.

Imagem: Cartaz de divulgação do Prêmio UFC de Jornalismo

É possível a inscrição em quatro categorias diferentes:

1) Reportagem em Texto, para trabalhos publicados em veículos impressos ou digitais, contemplando reportagem única ou série;
2) Reportagem em Vídeo, para trabalhos publicados em programas de emissoras de TV ou canais digitais, podendo ser reportagem, série ou documentário;
3) Reportagem em Áudio, para trabalhos publicados em programas de emissoras de rádio ou em projetos on-line, incluindo podcasts, contemplando reportagem única, série ou documentário sonoro;
4) Universitária, para trabalhos realizados por estudantes de cursos de Jornalismo, incluindo trabalhos em texto, vídeo ou áudio.

Nas categorias profissionais (Texto, Vídeo e Áudio), serão agraciados o 1º e 2º lugar de cada categoria, com prêmio de R$ 3 mil e R$ 2 mil respectivamente. Já na categoria Universitária, o valor da premiação é de R$ 1,5 mil para o primeiro colocado e R$ 1 mil para o segundo.

São válidos para o concurso conteúdos que foquem em iniciativas nos âmbitos de pesquisa, ensino ou extensão da UFC, considerando aspectos relacionados à cultura, à história, à assistência estudantil e às ações da Instituição na perspectiva política ou administrativa. Os conteúdos inscritos devem ter sido veiculados em âmbito local ou nacional de 1º de janeiro de 2024 a 15 de setembro do mesmo ano.

Outros requisitos podem ser vistos no edital da premiação.

A avaliação dos trabalhos inscritos será feita em outubro, com divulgação do resultado no dia 29 do mesmo mês. A premiação será entregue no dia 21 de novembro.

Fonte: Secretaria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.