Curso de Inglês para Surdos na Casa de Cultura Britânica amplia oportunidades para pessoas com deficiência auditiva
- Sexta, 09 Mai 2025 07:30
- Escrito por UFC Informa
Comprometida com a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, a Universidade Federal do Ceará (UFC) tem fomentado estruturas físicas e pedagógicas em prol da acessibilidade. As Casa de Cultura Estrangeira da UFC também reproduzem essa missão. O Curso de Inglês para Surdos (Cins), vinculado à Casa de Cultura Britânica (CCB), mantém a qualidade do ensino de língua estrangeira promovido pela CCB, com o diferencial de ser ofertado apenas para estudantes surdos.
Iniciado no segundo semestre de 2023, o Curso de Inglês para Surdos proporciona acesso ao ensino de línguas por pessoas surdas, ampliando as possibilidades desse público no mercado de trabalho e em oportunidades de intercâmbios.
A iniciativa permite aos estudantes com deficiência auditiva ter o inglês como terceira língua (L3). Isso porque os alunos do curso têm a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1) e Português como segunda (L2).
Iniciativa inédita na Casa de Cultura Britânica, o Cins proporciona um espaço de aprendizagem acessível e representativo. Para a professora Carolina Morais, atual coordenadora do curso, trata-se de “uma proposta com o mesmo padrão de qualidade dos cursos tradicionais da CCB, mas pensada exclusivamente para alunos surdos”.
Ainda de acordo com Carolina, outro diferencial é que o corpo docente – formado por professores de língua inglesa da própria CCB – utiliza a Libras como língua de instrução, reforçando o compromisso com a inclusão e a excelência no ensino.
Contando com o apoio dos professores Lígia Nascimento, Jorge Silva, Marina Figueiredo, Rafael Castro e Lucas Parente, a primeira turma do curso está no quarto semestre, correspondente ao nível A2, em que é possível expressar e compreender frases do dia a dia.
MÉTODO – Visando garantir que os estudantes tenham plena formação nas habilidades de comunicação, o Curso de Inglês para Surdos utiliza recursos pedagógicos que garantem o acesso à língua e à cultura inglesa de forma contextualizada.
Baseado nos princípios da pedagogia visual, há a oferta de material didático próprio, pensado de maneira alinhada à cultura surda. Assim, o curso vai na contramão da áudio centralidade de ensino das línguas estrangeiras. O efeito disso, para Carolina, é a garantia de que “o conteúdo faça sentido para os alunos e dialogue com suas experiências”.
A metodologia é aprimorada à medida que os alunos progridem em sua fluência. A troca com os estudantes é essencial para a autoavaliação e o aprimoramento do curso. “Esse movimento crítico-reflexivo nos leva a compreender como poderemos (re)construir o material didático para o semestre seguinte”, ressalta a coordenadora.
IMPACTOS – O Cins foi beneficiado por mudanças recentes no espaço físico da UFC. Em abril deste ano, a inauguração do prédio de Letras-Libras e Acessibilidade, localizado no Centro de Humanidades 1, foi um marco para a comunidade universitária.
Com quatro pavimentos, o edifício leva o nome de Ernando Pinheiro Chaves, professor reconhecido por sua atuação na área da educação de surdos e no ensino de Libras. Isso gera a expectativa de que, quando uma nova turma for iniciada, o número de vagas seja estendido.
Carolina Morais destaca o envolvimento e o entusiasmo dos alunos, sentimentos que motivaram a renovação do projeto. “Nosso foco agora é garantir que essa primeira turma possa concluir o percurso formativo antes de abrirmos novas vagas”, compartilha.
Fonte: Carolina Morais Ribeiro da Silva, professora da Casa de Cultura Britânica da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.