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Curso de Inglês para Surdos na Casa de Cultura Britânica amplia oportunidades para pessoas com deficiência auditiva

Comprometida com a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, a Universidade Federal do Ceará (UFC) tem fomentado estruturas físicas e pedagógicas em prol da acessibilidade. As Casa de Cultura Estrangeira da UFC também reproduzem essa missão. O Curso de Inglês para Surdos (Cins), vinculado à Casa de Cultura Britânica (CCB), mantém a qualidade do ensino de língua estrangeira promovido pela CCB, com o diferencial de ser ofertado apenas para estudantes surdos.

Iniciado no segundo semestre de 2023, o Curso de Inglês para Surdos proporciona acesso ao ensino de línguas por pessoas surdas, ampliando as possibilidades desse público no mercado de trabalho e em oportunidades de intercâmbios.

Imagem: A primeira turma iniciou com 16 estudantes, atualmente 13 seguem no curso (Foto: Carolina Morais)

A iniciativa permite aos estudantes com deficiência auditiva ter o inglês como terceira língua (L3). Isso porque os alunos do curso têm a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1) e Português como segunda (L2).

Iniciativa inédita na Casa de Cultura Britânica, o Cins proporciona um espaço de aprendizagem acessível e representativo. Para a professora Carolina Morais, atual coordenadora do curso, trata-se de “uma proposta com o mesmo padrão de qualidade dos cursos tradicionais da CCB, mas pensada exclusivamente para alunos surdos”.

Ainda de acordo com Carolina, outro diferencial é que o corpo docente – formado por professores de língua inglesa da própria CCB – utiliza a Libras como língua de instrução, reforçando o compromisso com a inclusão e a excelência no ensino.

Contando com o apoio dos professores Lígia Nascimento, Jorge Silva, Marina Figueiredo, Rafael Castro e Lucas Parente, a primeira turma do curso está no quarto semestre, correspondente ao nível A2, em que é possível expressar e compreender frases do dia a dia.

MÉTODO – Visando garantir que os estudantes tenham plena formação nas habilidades de comunicação, o Curso de Inglês para Surdos utiliza recursos pedagógicos que garantem o acesso à língua e à cultura inglesa de forma contextualizada.

Imagem: A disposição das cadeiras em formato de “U” é uma estratégia para assegurar a visibilidade essencial em contextos visuais, como o da Libras (Foto: Carolina Morais)

Baseado nos princípios da pedagogia visual, há a oferta de material didático próprio, pensado de maneira alinhada à cultura surda. Assim, o curso vai na contramão da áudio centralidade de ensino das línguas estrangeiras. O efeito disso, para Carolina, é a garantia de que “o conteúdo faça sentido para os alunos e dialogue com suas experiências”.

A metodologia é aprimorada à medida que os alunos progridem em sua fluência. A troca com os estudantes é essencial para a autoavaliação e o aprimoramento do curso. “Esse movimento crítico-reflexivo nos leva a compreender como poderemos (re)construir o material didático para o semestre seguinte”, ressalta a coordenadora.

IMPACTOS – O Cins foi beneficiado por mudanças recentes no espaço físico da UFC. Em abril deste ano, a inauguração do prédio de Letras-Libras e Acessibilidade, localizado no Centro de Humanidades 1, foi um marco para a comunidade universitária.

Com quatro pavimentos, o edifício leva o nome de Ernando Pinheiro Chaves, professor reconhecido por sua atuação na área da educação de surdos e no ensino de Libras. Isso gera a expectativa de que, quando uma nova turma for iniciada, o número de vagas seja estendido.

Carolina Morais destaca o envolvimento e o entusiasmo dos alunos, sentimentos que motivaram a renovação do projeto. “Nosso foco agora é garantir que essa primeira turma possa concluir o percurso formativo antes de abrirmos novas vagas”, compartilha.

Fonte: Carolina Morais Ribeiro da Silva, professora da Casa de Cultura Britânica da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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