Abertas inscrições para Seminário de Avaliação Institucional da UFC; evento será no dia 23 de maio
- Quarta, 14 Mai 2025 08:20
- Escrito por UFC Informa
A Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza, no dia 23 de maio, o Seminário de Avaliação Institucional. A atividade é destinada a gestores, discentes e servidores docentes e técnico-administrativos da instituição. As inscrições devem ser feitas pela internet até o dia do evento. Haverá emissão de certificado aos participantes.
O presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, professor Evanildo Costeski, aponta que o seminário tem o objetivo de fortalecer a cultura avaliativa na universidade, além de ser “um espaço de diálogo, formação, reflexão e construção coletiva em torno dos processos de autoavaliação”. A atividade ocorrerá a partir das 8h30, no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), no Campus do Pici.
“A Avaliação Institucional na UFC é essencial para promover melhorias contínuas na qualidade acadêmica e na gestão, orientar decisões estratégicas, fortalecer a participação da comunidade universitária e atender às exigências da Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), reafirmando o compromisso com a excelência e a transparência institucional”, destaca Costeski.
PROGRAMAÇÃO – Com um dia inteiro de atividades, o Seminário de Avaliação Institucional da UFC contará com discussões sobre o Plano de Avaliação Institucional, grupos focais para meta-avaliação dos instrumentos de avaliação institucional de docentes e discentes da graduação e elaboração colaborativa dos instrumentos de avaliação da pós-graduação e dos servidores técnico-administrativos.
Na programação, destaque para a conferência “Autoavaliação na educação superior: reflexões a partir da experiência nacional e internacional”, ministrada por Robert Verhine, professor titular aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ele é especialista em avaliação institucional e ex-integrante da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
A programação completa está disponível no site do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Fonte: Evanildo Costeski, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.