Paulo Freire: UFC realiza solenidade de renomeação do auditório da Faculdade de Educação
- Terça, 20 Mai 2025 07:58
- Escrito por UFC Informa
A Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Faculdade de Educação (Faced), realizou na manhã desta segunda-feira (19), a solenidade de renomeação do auditório da Faced. A partir de agora, o espaço, com capacidade para 140 pessoas, passa a se chamar Auditório Paulo Freire.
A solenidade ede renomeação do auditório ocorreu durante a abertura da XII Semana da Pdagogia, que acontece de 19 a 23 de maio com o tema “A educação frente às tecnologias emergentes”. Estavam presentes na ocasião o reitor da UFC, Custódio Almeida, a diretora da Faced, professora Heulália Charalo, a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Maurilene Carmo, e a pró-reitora de Extensão da UFC, professora Bernadete Porto, além de membros da comunidade acadêmica.
A renomeação do auditório da Faced era uma reivindicação antiga. Desde 2016, estudantes e professores apontavam para a necessidade de mudança, tendo em vista que o nome anterior, Valnir Chagas, era ligado à Ditadura Militar no Brasil e não gerava identificação. A partir de 2023, foi construído um consenso sobre a nova nomenclatura do auditório e posterior aprovação entre departamentos, colegiados e Conselho Universitário (Consuni).
Para o reitor da UFC, Custódio Almeida, o ato simbólico de renomeação do auditório atende aos anseios da comunidade universitária. “Vale o fato de haver identidade com um dos maiores educadores da história. Paulo Freire está muito mais identificado com a Faculdade de Educação da UFC do que o nome anterior, que causava um desconforto. Entendo que essa mudança traz alegria entre as pessoas”, destaca.
A diretora da Faced, professora Heulália Charalo, explica que a mudança do nome é uma demanda histórica da unidade acadêmica e representa um alinhamento com princípios pedagógicos, políticos e ideológicos. “Paulo Freire dialoga diretamente com nossos princípios: uma pedagogia libertadora, uma alfabetização crítica, uma educação popular, portanto a gente entende a simbologia disso para criar a nova nomenclatura”, ressalta.
Segundo o diretor do Centro Acadêmico Paulo Freire, Bruno Gabriel, a mudança do nome do auditório é um ato de luta e reparação histórica. “Ver essa mudança hoje, no dia em que a gente abre a Semana da Pedagogia, é motivo de felicidade, mas também de entender que o nosso passado precisa sempre estar pautando o nosso presente”, explica.
PAULO FREIRE - Educador, filósofo e patrono da educação brasileira, Paulo Freire é um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. Ele nasceu no Recife, em 1921, e morreu em São Paulo, no dia 2 de maio de 1997. Entre os livros publicados, destaca-se “Pedagogia do oprimido”, escrito entre 1964 e 1968, quando Paulo Freire estava exilado no Chile em decorrência da ditadura militar do Brasil. O título foi publicado somente em 1974 e se tornaria uma das obras literárias de maior referência para a educação.
Fonte: Faculdade de Educação da UFC (Faced) - tel: +55 (85) 3366 7663