Procurar no portal

UFC realiza 1º Encontro da Rede de Comunicadores para criar conexões e unificar a voz da universidade

A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), realizou, na quinta-feira (29), o 1º Encontro da Rede de Comunicadores da UFC. O evento aconteceu no auditório da Reitoria, das 9h às 12h, e teve transmissão online para os campi do interior.

Imagem: A imagem mostra o 1º Encontro da Rede de Comunicadores da UFC (Universidade Federal do Ceará), realizado no auditório da Reitoria da instituição. O ambiente é formal e bem organizado, com diversas pessoas sentadas em poltronas bege, voltadas para o palco onde ocorre a apresentação. A plateia é composta por um público diverso, atento e engajado.  No palco, há três pessoas: uma mulher está em pé no púlpito, discursando; outra mulher, vestindo camiseta amarela, está sentada ao centro da mesa principal; e um homem de camisa azul está sentado ao lado esquerdo. Um telão ao fundo exibe uma apresentação com a legenda “Contatos da UFC Informa”, acompanhada de um QR Code. Ao lado do palco, há três bandeiras: do Brasil, do Ceará e da UFC.  O espaço é decorado com tons de azul e bege, com destaque para o nome “Universidade Federal do Ceará” gravado na mesa central. A presença de equipamentos como câmera e microfones indica que o evento pode estar sendo registrado ou transmitido.  O encontro é uma iniciativa institucional voltada à integração e capacitação dos profissionais de comunicação da universidade.

O encontro visa fortalecer a rede interna de comunicação, promovendo integração, inovação e compartilhamento de boas práticas entre os comunicadores da instituição. Com emissão de certificado, o encontro contou com a presença de docentes, servidores técnico-administrativos, estudantes de graduação e gestores da universidade. A maioria do público era formada por pessoas que não possuem formação em jornalismo, mas que fazem comunicação em sua rotina diária.

A titular da Secretaria de Comunicação e Marketing da UFC, Kamila Fernandes, explica que o objetivo do encontro foi identificar e conectar a rede de pessoas que fazem uso de ferramentas da comunicação em seus setores, seja interna ou externamente. “A partir desse reconhecimento, de identificar esse grupo, a gente percebe a força que ele pode ter como rede. O encontro é uma oportunidade de partilhar conhecimentos, vivências e experiências diárias, mas também de entender que essas pessoas, unidas, vão ter uma ideia mais clara sobre o que comunicar e como comunicar”, destaca.

A programação foi dividida em dois momentos. Na primeira etapa, houve a apresentação da proposta da rede de comunicadores pela jornalista e professora Kamila Fernandes. Em seguida, foram apresentados os princípios de uso da marca da UFC pelo servidor técnico-administrativo e secretário-adjunto de Comunicação e Marketing, Norton Falcão. “O cuidado com a marca depende de todos nós, não só do setor da comunicação. Nós temos essa preocupação com a unidade da marca da UFC. A gente está tentando entregar para as unidades acadêmicas um novo formato de disposição de marca, com a simplificação do brasão e a revisão do manual da marca da UFC”, explica Norton.

O segundo momento do encontro foi reservado à realização de duas formações. Com o tema “Como se comunicar com o público interno”, foram compartilhadas experiências do Conexão UFC, informativo digital semanal voltado para servidores da universidade. Em 11 anos, o produto da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) chegou a 500 edições. O tema foi conduzido por Cristina Teixeira, Renan Rosendo e Murilo Viana, representantes da Progep, e pela jornalista da UFC Informa Alessandra Vital.

Imagem: A imagem mostra um momento do 1º Encontro da Rede de Comunicadores da UFC, realizado no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). No palco, quatro comunicadores estão sentados à mesa principal, participando de uma mesa-redonda ou painel sobre inovações na comunicação. Atrás deles, um telão exibe a palavra “Inovações” em destaque, junto a uma imagem de uma pasta digital, indicando o tema da apresentação.  À esquerda da imagem, veem-se novamente as bandeiras do Brasil, do estado do Ceará e da UFC, reforçando o caráter institucional do evento. A mesa possui o nome da universidade gravado na parte frontal, e o púlpito ao lado também exibe o logotipo dos 70 anos da UFC.  O público, composto por profissionais e estudantes da área de comunicação, está sentado nas cadeiras do auditório, atento aos palestrantes. O ambiente é informal, porém profissional, com clima de troca de experiências e atualização sobre práticas comunicacionais.  O evento demonstra o esforço da universidade em fortalecer sua rede interna de comunicação, promovendo integração, inovação e compartilhamento de boas práticas entre os comunicadores da instituição.

A última formação do evento ficou por conta do jornalista Gustavo Colares, da UFC Informa. Com o tema “Padronização e boas práticas de escrita”, ele compartilhou normas jornalísticas e da língua portuguesa com o objetivo de trazer mais unidade aos textos institucionais da UFC. Durante todo o evento, o público teve a oportunidade de tirar dúvidas e compartilhar experiências de seus setores de atuação.

Além de encontros semestrais, a rede de comunicadores da UFC deve realizar capacitações a partir de grupos de trabalho com foco nas demandas das unidades participantes. A ideia inicial é que essas formações sejam virtuais, proporcionando maior alcance dos campi da instituição. Entre as ações já iniciadas, destaca-se a criação de um grupo de Whatsapp da rede de comunicadores, um espaço para compartilhar experiências e tirar dúvidas.

“Já temos algumas formações em vista para acontecer nos próximos meses. Vamos criar outros produtos de comunicação, como cartilhas e normativos que ajudem a implementar a comunicação do dia a dia. Realmente é muito importante que cada setor comunique. A gente precisa entender como melhorar esses processos para que essas pessoas se sintam mais empoderadas do que estão fazendo e mais capazes de serem formadoras de opinião”, conclui Kamila.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Para o jornalista Marco Fukuda, da Coordenadoria de Articulação Política Institucional (Capi), o evento traz a oportunidade de estabelecer novas conexões. “É um momento da gente trocar ideias, pensar nos fluxos dos processos, pensar também em como a gente está comunicando as atividades e os projetos da UFC para o público interno e externo, como a nossa comunicação pode ser mais ágil, dinâmica, eficiente pra gente apresentar o que é feito na nossa universidade pública e pra gente se conhecer também”, ressalta.

O sentimento é compartilhado por Clara Silveira, assistente social da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae). “É fundamental um evento como esse, porque a gente se sente muito perdido por não ser da área da comunicação. A gente tem muitas notícias boas, exemplos bons. Esse é um momento para a gente aprender a fazer essa comunicação circular melhor e dar visibilidade às notícias através de ferramentas, templates, manuais. As capacitações da rede de comunicadores vão ajudar nesses aspectos”, afirma.

Imagem: A imagem retrata mais um momento do 1º Encontro da Rede de Comunicadores da UFC (Universidade Federal do Ceará), realizado no auditório da Reitoria. Dois palestrantes estão sentados à mesa principal, engajados em uma apresentação sobre a história e a formação das assessorias de imprensa.  No telão ao fundo, a projeção exibe o trecho: "As primeiras assessorias de imprensa eram compostas, quase que exclusivamente, por formados em Jornalismo, a mais tradicional das graduações em Comunicação", indicando uma reflexão sobre a evolução do perfil profissional na área da comunicação institucional.  Ambos os apresentadores utilizam microfones, e um deles está com um notebook aberto à sua frente. O ambiente é organizado, com o púlpito institucional à direita, decorado com o brasão da UFC, e as bandeiras oficiais (Brasil, Ceará e UFC) posicionadas à esquerda. O palco e o carpete são de cor azul, remetendo às cores institucionais da universidade. Também se destaca o logotipo dos 70 anos da UFC, visível em dois pontos do palco.  A imagem sugere um momento mais analítico do evento, com foco em aspectos históricos e profissionais da comunicação pública e universitária.

Para Lindemberg Saldanha, psicólogo do Núcleo de Apoio Sociopsicológico a Estudantes (Naspe) da Prae, a rede de comunicadores é uma etapa de um processo maior de mobilização. “Comunicar, informar, faz parte da mobilização. Se não houver a informação e a comunicação, é difícil a gente se mobilizar. A partir dessa rede, a gente tem que formar mobilizadores para que eles se sintam convocados a participar. É uma etapa para a gente pensar em mobilizadores, comunicadores estratégicos”, destaca.

O técnico de informática Eurijunior Sales, da Secretaria de Acessibilidade (UFC Inclui), faz uma avaliação positiva do encontro.“Gostei bastante dessa ideia de unificar a voz da universidade, ter essa consciência de que todos somos a UFC. Eu trouxe para o evento a proposta de pensar formas de acessibilidade, de como tornar a comunicação mais acessível, seja no texto da notícia ou na descrição de imagens com texto alternativo. Eu tenho boas expectativas para os próximos encontros da rede, tanto pela diversidade do público participante como pelas formações e estratégias que vão trazer melhorias para toda a comunidade da UFC”, avalia.

Fonte: Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300