UFC realiza 1º Encontro da Rede de Comunicadores para criar conexões e unificar a voz da universidade
- Sexta, 30 Mai 2025 12:02
- Escrito por UFC Informa
A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), realizou, na quinta-feira (29), o 1º Encontro da Rede de Comunicadores da UFC. O evento aconteceu no auditório da Reitoria, das 9h às 12h, e teve transmissão online para os campi do interior.
O encontro visa fortalecer a rede interna de comunicação, promovendo integração, inovação e compartilhamento de boas práticas entre os comunicadores da instituição. Com emissão de certificado, o encontro contou com a presença de docentes, servidores técnico-administrativos, estudantes de graduação e gestores da universidade. A maioria do público era formada por pessoas que não possuem formação em jornalismo, mas que fazem comunicação em sua rotina diária.
A titular da Secretaria de Comunicação e Marketing da UFC, Kamila Fernandes, explica que o objetivo do encontro foi identificar e conectar a rede de pessoas que fazem uso de ferramentas da comunicação em seus setores, seja interna ou externamente. “A partir desse reconhecimento, de identificar esse grupo, a gente percebe a força que ele pode ter como rede. O encontro é uma oportunidade de partilhar conhecimentos, vivências e experiências diárias, mas também de entender que essas pessoas, unidas, vão ter uma ideia mais clara sobre o que comunicar e como comunicar”, destaca.
A programação foi dividida em dois momentos. Na primeira etapa, houve a apresentação da proposta da rede de comunicadores pela jornalista e professora Kamila Fernandes. Em seguida, foram apresentados os princípios de uso da marca da UFC pelo servidor técnico-administrativo e secretário-adjunto de Comunicação e Marketing, Norton Falcão. “O cuidado com a marca depende de todos nós, não só do setor da comunicação. Nós temos essa preocupação com a unidade da marca da UFC. A gente está tentando entregar para as unidades acadêmicas um novo formato de disposição de marca, com a simplificação do brasão e a revisão do manual da marca da UFC”, explica Norton.
O segundo momento do encontro foi reservado à realização de duas formações. Com o tema “Como se comunicar com o público interno”, foram compartilhadas experiências do Conexão UFC, informativo digital semanal voltado para servidores da universidade. Em 11 anos, o produto da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) chegou a 500 edições. O tema foi conduzido por Cristina Teixeira, Renan Rosendo e Murilo Viana, representantes da Progep, e pela jornalista da UFC Informa Alessandra Vital.
A última formação do evento ficou por conta do jornalista Gustavo Colares, da UFC Informa. Com o tema “Padronização e boas práticas de escrita”, ele compartilhou normas jornalísticas e da língua portuguesa com o objetivo de trazer mais unidade aos textos institucionais da UFC. Durante todo o evento, o público teve a oportunidade de tirar dúvidas e compartilhar experiências de seus setores de atuação.
Além de encontros semestrais, a rede de comunicadores da UFC deve realizar capacitações a partir de grupos de trabalho com foco nas demandas das unidades participantes. A ideia inicial é que essas formações sejam virtuais, proporcionando maior alcance dos campi da instituição. Entre as ações já iniciadas, destaca-se a criação de um grupo de Whatsapp da rede de comunicadores, um espaço para compartilhar experiências e tirar dúvidas.
“Já temos algumas formações em vista para acontecer nos próximos meses. Vamos criar outros produtos de comunicação, como cartilhas e normativos que ajudem a implementar a comunicação do dia a dia. Realmente é muito importante que cada setor comunique. A gente precisa entender como melhorar esses processos para que essas pessoas se sintam mais empoderadas do que estão fazendo e mais capazes de serem formadoras de opinião”, conclui Kamila.
Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC
Para o jornalista Marco Fukuda, da Coordenadoria de Articulação Política Institucional (Capi), o evento traz a oportunidade de estabelecer novas conexões. “É um momento da gente trocar ideias, pensar nos fluxos dos processos, pensar também em como a gente está comunicando as atividades e os projetos da UFC para o público interno e externo, como a nossa comunicação pode ser mais ágil, dinâmica, eficiente pra gente apresentar o que é feito na nossa universidade pública e pra gente se conhecer também”, ressalta.
O sentimento é compartilhado por Clara Silveira, assistente social da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae). “É fundamental um evento como esse, porque a gente se sente muito perdido por não ser da área da comunicação. A gente tem muitas notícias boas, exemplos bons. Esse é um momento para a gente aprender a fazer essa comunicação circular melhor e dar visibilidade às notícias através de ferramentas, templates, manuais. As capacitações da rede de comunicadores vão ajudar nesses aspectos”, afirma.
Para Lindemberg Saldanha, psicólogo do Núcleo de Apoio Sociopsicológico a Estudantes (Naspe) da Prae, a rede de comunicadores é uma etapa de um processo maior de mobilização. “Comunicar, informar, faz parte da mobilização. Se não houver a informação e a comunicação, é difícil a gente se mobilizar. A partir dessa rede, a gente tem que formar mobilizadores para que eles se sintam convocados a participar. É uma etapa para a gente pensar em mobilizadores, comunicadores estratégicos”, destaca.
O técnico de informática Eurijunior Sales, da Secretaria de Acessibilidade (UFC Inclui), faz uma avaliação positiva do encontro.“Gostei bastante dessa ideia de unificar a voz da universidade, ter essa consciência de que todos somos a UFC. Eu trouxe para o evento a proposta de pensar formas de acessibilidade, de como tornar a comunicação mais acessível, seja no texto da notícia ou na descrição de imagens com texto alternativo. Eu tenho boas expectativas para os próximos encontros da rede, tanto pela diversidade do público participante como pelas formações e estratégias que vão trazer melhorias para toda a comunidade da UFC”, avalia.
Fonte: Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.