STI inicia campanha pela segurança digital no ambiente universitário
- Terça, 15 Julho 2025 10:47
- Escrito por UFC Informa
A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Ceará (UFC) inicia, neste mês de julho, a campanha Segurança no Elemento Humano (SEH), pela segurança digital no ambiente universitário. O objetivo é conscientizar a comunidade acadêmica quanto à proteção de dados pessoais, vazamento de informações e atenção para golpes digitais.
A iniciativa é nacional, e foi lançada pelo Colégio dos Gestores de Tecnologia da Informação das Instituições Federais de Ensino Superior (CGTIC), órgão vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Conteúdos elaborados pelas universidades do CGTIC e pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro), através do portal para educação midiática Cidadão na Rede, trazem dicas e orientações práticas para o uso seguro das tecnologias.
Entre as principais recomendações, destacam-se a criação de senhas fortes, dicas de identificação para tentativas de ataques cibernéticos e cuidado no acesso a perfis de redes sociais e a contas bancárias via internet.
Para facilitar o acesso às informações, a campanha também disponibiliza uma cartilha com fascículos que reúnem dicas essenciais.
“A importância é tanto para a comunidade universitária quanto para a pessoa física, para o ser humano em si, que tem que viver em um mundo onde há uma enorme recorrência de golpes digitais”, aponta o professor Miguel Franklin, superintendente da STI.
A divulgação do projeto na universidade, inicialmente, será feita pela veiculação de materiais educativos através dos emails da comunidade acadêmica e de banners pela plataforma Sigaa. Futuramente, estima-se também a divulgação de vídeos didáticos.
Fonte: Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.