Consuni aprova a criação de três doutorados e destaca o combate ao plágio em pesquisas acadêmicas na UFC
- Terça, 29 Julho 2025 13:23
- Última Atualização: Quarta, 30 Julho 2025 14:54
- Escrito por UFC Informa
O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará (UFC) se reuniu, na manhã de segunda-feira (28), para a 144ª sessão ordinária. Por unanimidade, foi aprovada a criação de três cursos de doutorado em Fortaleza: Estudos da Tradução (a ser vinculado ao Centro de Humanidades), Modelagem e Métodos Quantitativos (a ser vinculado ao Centro de Ciências) e Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil (a ser vinculado ao Centro de Tecnologia).
A relatora e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Regina Célia Monteiro, informou que os três cursos de doutorado foram aprovados também pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFC e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os cursos da pós-graduação já tinham mestrado e cadastro no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e Plataforma Sucupira, e foram submetidos à aprovação no Consuni.
O pró-reitor de Inovação e Relações Interinstitucionais, professor Barros Neto, celebrou a aprovação do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil da UFC. “Esse programa, o qual eu faço parte, já tem mais de 100 dissertações defendidas. É um momento de muita felicidade para o nosso programa de pós-graduação estar aqui aprovando o curso de doutorado. É um sonho de longa data”, afirma.
O reitor da UFC, Custódio Almeida, comentou a aprovação. “É uma grande alegria a gente ter três novos doutorados aprovados nesta sessão. Isso significa a consolidação desses programas de pós-graduação. Enquanto estado e região, a gente precisa da consolidação da educação superior. Quero parabenizar aos colegiados que aprovaram esses cursos e às unidades acadêmicas às quais eles estão vinculados”, enfatiza.
Outra pauta que ganhou destaque foi a discussão de recurso interposto por um estudante de pós-graduação da UFC, em face da decisão de desligamento do curso de doutorado por determinação do Gabinete da Reitoria, proferida pela vice-reitora, Diana Azevedo, no exercício da Reitoria da UFC. A decisão ocorreu em virtude da conclusão de apuração que identificou a existência de plágio na dissertação de mestrado do discente, defendida em 2019, e posterior deferimento de cassação do título de mestre.
No texto da relatora Lidriana de Souza Pinheiro, ela destacou que “a prática de plágio fere gravemente a integridade acadêmica, deslegitima o título obtido e compromete a confiança da sociedade nas titulações conferidas pela UFC”. Após ampla discussão entre os membros do conselho, foi aprovada, por unanimidade, a manutenção da decisão de desligamento do estudante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais da UFC.
A pauta levantou uma questão recorrente e alarmante na educação superior: o plágio em pesquisas acadêmicas. “Esse é um crime acadêmico grave. A gente está dando atenção a casos como esse, principalmente para inibir aqueles que podem achar que isso não é crime”, enfatiza o reitor Custódio Almeida. O diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, professor Ivânio Lopes, defendeu a “inclusão do tema na agenda da universidade”. Outros membros do Consuni chamaram a atenção para a integridade na pesquisa e destacaram o uso de ferramentas de detecção de similaridade como forma de combate ao plágio acadêmico.
OUTRAS PAUTAS - O Consuni realizou ainda a apreciação e ratificação do relatório anual da gestão 2024 da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos Ensino e Fomento a Pesquisas (Fastef). Com base no relatório do diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (Feaac), Carlos Adriano Santos G. Gorgiano, a pauta foi aprovada entre os membros do Consuni por unanimidade.
Ao final da sessão, o reitor Custódio Almeida informou sobre obras da universidade que a Reitoria garantiu recursos e solicitou prosseguimento para a licitação. Foram listadas reformas de manutenção predial e urbanização (fachadas, pinturas, pavimentação), a construção da Estação Científica de Jericoacoara, além da conclusão das obras do prédio do Departamento de Matemática e dos alojamentos do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes).
Outras obras devem ser concluídas no segundo semestre de 2025. São elas: Nova Residência Universitária nº 2142; Nova Residência Universitária nº 1655; Superintendência de Tecnologia da Informação (STI); Central de Microscopia e Espectroscopia e bloco didático de Sobral; Biblioteca, RU e laboratórios em Crateús; e elevador da Odontologia, no Campus do Porangabuçu.
O reitor da UFC divulgou ainda previsão de concurso público com 194 vagas, sendo 90 vagas em diferentes cargos de nível superior e médio, e 104 cargos amplos, de técnico e analista de assuntos educacionais. Segundo informações da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), o edital deve ser publicado no segundo semestre, com previsão de realização do concurso ainda em 2025.
Fonte: Divisão de Apoio aos Conselhos Superiores da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.