Procurar no portal

UFC recebe evento internacional na área de cristalografia de 14 a 17 de outubro

A Universidade Federal do Ceará (UFC) recebe, de 14 a 17 de outubro, no Centro de Convivência (Campus do Pici), a reunião conjunta da Associação Latino-Americana de Cristalografia (LACA) e da Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr). O evento reunirá cerca de 250 cientistas de mais de 20 países, de todos os continentes.

A cristalografia é a área de conhecimento que estuda como os átomos estão organizados em um determinado sólido. Ela foi crucial para a descoberta das estruturas metalorgânicas, materiais pelos quais foi outorgado o Prêmio Nobel de Química deste ano aos cientistas Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar M. Yaghi.

Imagem: Logo do evento. Do lado esquerdo, está escrito ABCR em branco sobre um fundo azul. Do lado direito, há um mapa em vermelho da América Latina

Esses pesquisadores construíram estruturas em que íons metálicos e moléculas orgânicas formam cristais com grandes cavidades, as MOFs. Esses cristais abrem grandes possibilidades para atacar diversos problemas contemporâneos. Podem, por exemplo, capturar dióxido de carbono e contribuir para a redução do aquecimento global, para separar algumas substâncias químicas sintéticas da água potável, para decompor traços de alguns produtos que contaminam o meio ambiente e, até, para coletar água de regiões desérticas. 

Alejandro Ayala, professor do Departamento de Física da UFC e um dos organizadores do evento, explica que antes mesmo de sair o resultado do Nobel, na semana passada, o encontro já previa um simpósio específico para esse tema, a ser realizado na sexta-feira (17).

Mas a trajetória da cristalografia na ciência é longa. Ayala diz que a área já foi responsável por cerca de 30 prêmios Nobel diretamente relacionados, de diversas áreas do conhecimento, como Física, Química, Biologia, Engenharias e Farmácia. “Veja o caso do DNA humano, por exemplo. A Ciência já sabia há muito tempo qual sua composição, mas não como ele se organizava. Foi graças à cristalografia que se identificou nos anos de 1950 a estrutura de dupla hélice que todos conhecemos hoje”, relata Ayala.

O EVENTO - O evento terá início nesta terça-feira (14), às 17h30, com a cerimônia de abertura e a conferência da pesquisadora Irene Margiolaki, da Universidade de Patras (Grécia). A programação está disponível no site do evento, seguindo com apresentações orais, conferências, pôsteres e micro-simpósios paralelos. A cerimônia de encerramento será na sexta-feira (17), às 18h.

Fonte: Alejandro Ayala, professor do Departamento de Física da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300