UFC e Embrapa realizam evento latino-americano sobre transição energética e descarbonização até dia 17
- Terça, 14 Outubro 2025 13:49
- Escrito por UFC Informa
O XV Workshop e Simpósio Latino-Americano de Digestão Anaeróbia ocorre em Fortaleza, de 14 a 17 de outubro, no Hotel Oásis Atlântico Imperial. A organização é da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Embrapa Agroindústria Tropical.
Com o tema "Contribuindo para a Transição Energética e Descarbonização", o evento apresenta discussões sobre os avanços e desafios científicos e tecnológicos dos processos relacionados ao tratamento anaeróbio de resíduos sólidos e líquidos, enfatizando as contribuições para a economia circular. Os presidentes do evento são o professor André Bezerra dos Santos, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC, e Renato Carrhá Leitão, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Na programação, serão realizados cursos, mesas-redondas, palestras, visitas técnicas e apresentações orais que abordam temas como a revalorização de resíduos, transição energética e captura de CO₂, recuperação de energia via metano ou hidrogênio, recuperação de nutrientes e compostos químicos de base, reúso de águas e lodo, entre outros produtos preciosos. Também serão realizados os encontros da Rede Mulheres do Biogás e da Rede Biogásfort.
Na manhã do dia 14, a professora Diana Azevedo, vice-reitora da UFC, moderou a mesa sobre o papel da digestão anaeróbia na transição energética e descarbonização. Participaram os palestrantes Gustavo Possetti, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); Airton Kunz, da Embrapa, e Hugo Nery dos Santos, da Marquise Ambiental.
Veja outras imagens da abertura do evento no Flickr da UFC
Serão discutidos, ao longo da programação, tópicos sobre águas residuárias industriais, esgoto sanitário, biomassa, biogás, modelagem e controle, recuperação de nutrientes, remoção de contaminantes emergentes, economia circular e avaliação de ciclo de vida, entre outros. O evento busca promover a troca de conhecimento entre academia, sociedade, órgãos governamentais e setor empresarial.
O público-alvo são estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, profissionais da área, gestores, políticos, projetistas, instituições de fomento, companhias e empresas atuantes no setor de saneamento, indústrias, órgãos públicos e empresas privadas, ONGs e organismos de cooperação internacional interessados e atuantes na área de digestão anaeróbia.
O público geral terá acesso liberado para visitação aos estandes dos expositores. O controle de acesso será restrito apenas aos auditórios e aos demais espaços destinados à programação técnica e social do evento. Todas as informações estão disponíveis no site e no perfil do evento no Instagram.
Fonte: André Bezerra dos Santos, professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.





