Procurar no portal

UFC realiza eliminação responsável de documentos com acompanhamento da CPAD e da SMA

A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) e a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) acompanharam, nesta quinta-feira (12), os procedimentos de eliminação responsável de 2 toneladas de documentos provenientes da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae), Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Pró-Reitoria de Extensão (Prex).

Imagem: Fotografia de uma pilha alta de documentos impressos sobre uma mesa. As folhas brancas estão organizadas em vários blocos, alguns presos com clipes pretos. Entre as pilhas, há um envelope pardo parcialmente visível. Ao fundo, desfocado, aparecem prateleiras com pastas e fichários nas cores amarela, preta e branca, sugerindo ambiente de escritório ou arquivo.

Os documentos foram reunidos na Prex e recolhidos por uma associação de catadores de materiais recicláveis parceira da Universidade, a Rosa Virgínia, que encaminhou o material à indústria recicladora, no polo industrial de Maracanaú, onde passaram por trituração e fragmentação, garantindo destinação ambientalmente adequada. A doação do material para a associação cadastrada se dá por meio do Projeto Coleta Seletiva Cidadã, instituído no âmbito da Administração Pública Federal pelo Decreto nº 10.936, de 2022 (que modificou o Decreto nº 5.940/2006), e em funcionamento na UFC desde 2009.

De acordo com Marcela Gonçalves Teixeira, diretora do Memorial da UFC e presidenta da CPAD, a eliminação é um processo rigoroso, conduzido pela CPAD, que visa descartar legalmente documentos com prazos de guarda expirados, liberando espaço e preservando a memória institucional, seguindo normas do Conselho Nacional de Arquivos.

“Para evitar infrações administrativas ou crimes (art. 305 do Código Penal), é essencial a autorização e o acompanhamento da CPAD para qualquer setor que precise eliminar arquivos. A eliminação responsável dos documentos, de acordo com a legislação em vigor (Lei nº8.159/1991), determina que nenhum documento público pode ser eliminado sem antes passar pela avaliação da CPAD e seguir todos os trâmites: preenchimento correto da listagem de eliminação de documentos, avaliação pela CPAD, assinatura da autoridade máxima da instituição e publicação no Diário Oficial da União do edital de Ciência de Eliminação de Documentos”, explica. 

Após a eliminação dos documentos, a CPAD/UFC elabora o Termo de Eliminação de Documentos, que, após assinado pela presidenta da comissão, é publicado no site da CPAD, assim como todos os trâmites legais percorridos. 

Imagem: Fotografia em ambiente externo, com árvores ao fundo e chão de paralelepípedo. Cinco pessoas posam lado a lado, sorrindo para a câmera. Duas mulheres usam camisetas vermelhas com a frase “Extensão como ponte”; as demais vestem roupas casuais, como camisa social clara e calça, camiseta preta e jeans. Ao lado do grupo, há um veículo utilitário adesivado nas cores verde e azul, com símbolos de reciclagem e textos como “auxílio catador” e referência ao Governo do Ceará.

As boas práticas de gestão de documentos na UFC dialogam com a política arquivística da instituição, instituída pela Resolução nº 11 do Consuni, de 27 de junho de 2023. A resolução visa assegurar a gestão, o acesso e a preservação dos documentos produzidos ou recebidos pela UFC em decorrência de suas atividades administrativas e acadêmicas. Entre os dispositivos previstos na resolução, está ainda a instalação de um Arquivo Central, como órgão central do Sistema de Arquivos da UFC, cujo estudo preliminar está em andamento, coordenado pelo Projeto Autonomia, em parceria com a UFC Infra.

DOCUMENTOS ELIMINADOS - A documentação da Prae que foi descartada é oriunda da Divisão de Gestão de Benefícios (Digeb) e da Divisão de Gestão de Moradia (Digem), referentes aos processos de inscrição e renovação dos auxílios e benefícios cujas vigências foram encerradas e ao desligamento do estudante dos seus referidos cursos, com datas-limite entre 2007 e 2014, além de certificados não entregues após dois anos de emissão.

Os documentos provenientes da Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação da Prograd são cópias de documentos pessoais de suplentes não selecionados nos Processos Seletivos Sisu/MEC do ano de 2020, os quais, conforme o Código e a Tabela de Temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-fim das Instituições Federais de Ensino Superior (CCTTDA/Ifes), recebem o Código 125.112  (Inscrições), com prazo de guarda de um ano e eliminação como destinação final.

Já a documentação da Prex tem origem nas unidades administrativas: Coordenadoria de Agência de Estágios, Coordenadoria de Extensão dos Campi Porangabuçu e Benfica, Divisão de Ações dos Campi Porangabuçu e Benfica, Divisão de Estágios e Secretaria Administrativa. Tais unidades foram extintas pela Resolução nº 37/CONSUNI, de 23 de agosto de 2023, que alterou a estrutura administrativa da Prex.

Fonte: Marcela Gonçalves Teixeira, Diretora do Memorial da UFC e Presidenta da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300