Estudante Benício Pitaguary, do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFC

A Universidade Federal do Ceará comunica, com pesar, o falecimento do estudante e liderança indígena José Benício Silva Nascimento, o Benício Pitaguary, nesta segunda-feira (28), aos 29 anos de idade. Nascido em Fortaleza (CE) no dia 29 de outubro de 1992, Benício atuou como artista plástico, curador do Museu Indígena Pitaguary, educador, comunicador do coletivo Mídia Índia, representante titular do Comitê Gestor dos Povos Indígenas do Ceará e membro do Conselho Estadual de Política Cultural, órgão vinculado à Secretaria da Cultura do Estado (SECULT-CE). Ele é o autor da logomarca do I Prêmio Culturas Indígenas do Ceará (2019), da SECULT-CE.

Imagem: Foto do estudante Benício Pitaguary vestindo um cocar azul

Licenciado em Geografia pela UFC, Benício Pitaguary concluiu a formação no ano de 2019 com a monografia “Grafismo indígena: pinturas corporais como prática de ensino de Geografia na Escola Indígena Itá-Ara, Pacatuba/CE”, sob a orientação do Prof. Edson Vicente da Silva. Benício foi o primeiro de sua família a ter um diploma de nível superior, e durante a faculdade dividia o tempo entre o Bom Jardim, na periferia da capital cearense, e a Aldeia Monguba, do povo Pitaguary, situada em Pacatuba (CE). Desde 2021, cursava mestrado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFC.

O velório estava previsto para ocorrer a partir das 16 horas desta segunda-feira (28), em Monguba, distrito do município de Pacatuba (CE).

Neste momento de dor, a UFC expressa sua solidariedade aos familiares, amigos e colegas do estudante.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.