Programação da Semana do Servidor Público Federal de 2013

Semana do Servidor Público Federal de 2013
Tema: "Uso e abuso de álcool e outras drogas"

PROGRAMAÇÃO

Organizada pela Divisão de Programas e Projetos Culturais (DiPPC), da Coordenadoria de Organização e Qualidade de Vida no Trabalho (COQVT) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFC, toda a programação da Semana do Servidor Público Federal de 2013 é gratuita, com exceção da 5ª Volta ao Campus.

5ª Volta ao Campus (corrida)
20/10 (domingo) – Campus do Pici

Largada às 7h30min. O acesso ao local de largada será pela Av. Humberto Monte (até às 7h) e pela Rua Pernambuco. O "mapa de acesso" e o "mapa da corrida" estão no Facebook da DiPPC.

Os kits da corrida serão entregues aos atletas inscritos na sexta-feira (18), de 9h às 17h30min, no hall do bloco 2 dos anexos da Reitoria (Rua Paulino Nogueira, 315 – Benfica). O atleta deve levar o comprovante de pagamento, apresentar um documento de identidade e assinar o "termo de responsabilidade" para receber o kit.

A corrida conta com o apoio do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC. Participam servidores, funcionários terceirizados e estudantes da UFC, servidores e estudantes do IFCE e servidores do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS-UFC).

II Seminário de Prevenção e Enfrentamento ao Uso/Abuso de Drogas: Saberes e Experiências
21 e 22/10 – Campus do Benfica

Direcionado a qualquer pessoa interessada no assunto – o doente, familiares, amigos, colegas de trabalho, chefias, assistentes sociais, psicólogos, estudantes etc. –, o Seminário tem o objetivo de socializar informações, fomentar discussões e oferecer uma visão crítica sobre o assunto. O evento é organizado pela Divisão de Apoio Psicossocial (DiAPS).

Será no auditório da Reitoria. No dia 21, o credenciamento começará às 13h e o seminário acontece até às 16h30min. No dia 22, o evento ocorre de 8h às 11h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (85) 3366 7887 e 3366 7411 ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Cozinha Brasil
22, 23 e 24/10 – Campus do Benfica

Curso de Educação Alimentar Nutricional, promovido pelo SESI, que ensina a preparar refeições de baixo custo, aproveitando ao máximo o sabor e os nutrientes dos alimentos. Serão ensinadas receitas de bolo de abóbora com coco, refresco da casca de mamão com laranja, carne havaiana, risoto de berinjela, "mandioqueijo" e shake energético. Os alunos que participarem de todas as aulas receberão o livro "Alimente-se bem", com 100 receitas do programa, e certificado.

São duas turmas: de 14h às 17h (Turma 1) e de 18h às 21h (Turma 2). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (85) 3366 7412.

Servidor na praça
23 e 24/10 – Campus do Benfica
Na Praça João Gentil, de 18h às 22h, show com várias apresentações artísticas, de servidores e convidados especiais:
23/10: Coral Vozes do Sintufce, Arlindo Barreto, Bernardo Neto (voz e violão) e Capirote (voz e violão).
24/10: Orquestra de Flautas da UFC, Banda Jardim Suspenso, D+ do Samba, Charles e Gildemar Marinho (voz e violão) e Banda Animadores Noir.

Oficinas de gastronomia
24 e 25/10 – Campus do Pici
São duas oficinas: uma de "saladas" (na quinta-feira, 24, de 14h às 17h), com Robson Mota; e outra de "receitas práticas com o uso de micro-ondas" (na sexta-feira, 25, das 9h às 12h), com Tereza Carla. As oficinas acontecerão no Laboratório de Preparo de Alimentos (Bloco 860 – Campus do Pici) e têm apoio dos cursos de Gastronomia e de Economia Doméstica da UFC e do Cetrede.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (85) 3366 7412.

Visita à feirinha da planta medicinal
25/10 – Campus do Pici
Será das 8h às 12h, com programação que inclui visitas ao Horto de Plantas Medicinais – com engenheiro agrônomo, que ensinará como reconhecer as plantas medicinais, técnicas de cultivo, etc. – e ao Memorial Abreu Matos.

Haverá, grátis, aferição de pressão arterial e glicemia (glicose no sangue), com orientação farmacêutica sobre cuidados com a saúde; oficina artesanal de sabonete em barra (de alecrim pimenta) e confecção da embalagem, ministrada pela química Amélia Freire; oficina de bijuterias; distribuição de bulas das plantas medicinais, com características, funções e modo de preparo; minicurso "como fazer sua horta medicinal", com duração de uma hora; e cinemateca.

Na feirinha, os visitantes também encontrarão: livros do Prof. Abreu Matos sobre plantas medicinais; produtos artesanais feitos com plantas medicinais nativas e não nativas (sabonetes glicerinados, sabonetes líquidos, escalda pés, sais para banho, sachês perfumados, etc.); produtos naturais voltados para alimentação saudável à base de plantas (aveia, linhaça, chia, etc.); massoterapia.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (85) 3366 7412. A UFC disponibilizará, somente para os inscritos da Semana do Servidor Público Federal de 2013, um ônibus que sairá da Rua Paulino Nogueira, ao lado dos anexos da Reitoria.

Fonte: Elizio Cartaxo, da Divisão de Programas e Projetos Culturais/COQVT/Progep/UFC – fones: 85 3366 7412 / 9907 2054