Matrículas do Sisu 2016 terminam nesta terça-feira (26), no Campus do Pici

Imagem: Estudantes veteranos da UFC foram receber os novos colegas (Foto: Jr. Panela)A Universidade Federal do Ceará iniciou, na manhã desta sexta-feira (22), as matrículas dos ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016, que seguem até esta terça-feira (26). Paulo Mateus Silva Simião e Thamires Paiva de Oliveira, ambos de 17 anos, foram os primeiros a assegurar uma vaga na Universidade este ano.

O Vice-Reitor da UFC no exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida, esteve no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra e foi o responsável pela primeira matrícula na Capital, a de Thamires. Recém-chegada de Mombaça, do Interior do Estado, a jovem garantiu uma vaga no Curso de Filosofia, onde o Prof. Custódio dá aulas.

Confira outros momentos da matrícula no Flickr da UFC

"Já tinha sido aprovada no ano passado, mas ainda não possuía o ensino médio completo", conta a jovem leitora de Nietzsche, que se encantou com as lições de Filosofia durante as aulas na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Plácido Aderaldo Castelo. Sobre as expectativas para o início do curso, ela se diz "ansiosa e feliz".

Imagem: O Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, fez a primeira matrícula de 2016, a de Thamires (Foto: Ribamar Neto)Já Paulo conquistou sua vaga no Curso de Música (licenciatura), em Fortaleza. O jovem estudante vindo da Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, em Fortaleza, comenta que tem grande afinidade com a música, inclusive já toca sanfona e teclado. "Desde criança, sempre quis estudar música, é um velho sonho", afirma.

Deficiente visual, Paulo conta ainda que o influenciou na escolha pela UFC a existência de um setor específico para políticas e ações de acessibilidade na Instituição (a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui). Acompanhado da mãe, ele não encontrou dificuldades em efetuar sua matrícula.

Para o Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, estar presente na abertura das matrículas é participar de um momento especial na vida dos estudantes, "um símbolo do sonho de estar na universidade, de concluir uma graduação".

Imagem: Paulo tem deficiência visual e vai cursar Música na UFC (Foto: Ribamar Neto)Em sua avaliação, a grande procura pela Instituição no Sisu confirma a imagem positiva que a sociedade tem da Universidade. "Nosso estudante poderia ir para outra instituição, mas prefere ficar na UFC, pois acredita nela, na nossa vasta oferta de cursos, na nossa qualidade de ensino, na credibilidade de que desfrutamos junto ao mercado de trabalho e na robustez da nossa pesquisa", diz o Vice-Reitor.

O período para solicitação de matrícula dos aprovados no Sisu 2016 segue até terça-feira (26). Para mais informações, como calendário de matrícula e documentação exigida, os candidatos devem consultar o site do Sisu na UFC.

Calouros são recepcionados em ação de boas-vindas no Campus do Pici
91% dos aprovados na UFC pelo Sisu 2016 são residentes no Ceará
UFC é a segunda instituição mais procurada do País no Sisu 2016, segundo o MEC
Confira o resultado do Sisu 2016; matrículas seguem até terça-feira (26)