Dia de combate ao Aedes aegypti tem ações educativas e pelo fim dos focos do mosquito

Foto de uma pessoa fazendo o serviço de "fumacê" na UniversidadeRecolhimento de recipientes, esvaziamento de lixeiras, aplicação de larvicida e cloro nos espelhos d'água e reservatórios da Universidade Federal do Ceará estão entre as ações cotidianamente desempenhadas pela Superintendência de Infraestrutura (UFC Infra). Na última sexta-feira (29), o reforço dessas iniciativas marcou o Dia de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, organizado nacionalmente pelas universidades federais através da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Eduardo Palheta, diretor da Divisão de Atividades Gerais da UFC, explica que a data marca a promoção de uma ação educativa, através da divulgação de panfletos com orientações e de um número telefônico (85 3366 9190) para denúncia de possíveis focos pela comunidade acadêmica. "Hoje é um dia emblemático, de reforço, mas é importante que se diga que essa ação é rotineira", destaca.

Acesse o panfleto com dicas de como ajudar a combater o mosquito

Em Fortaleza, a ação começou pelo Campus do Pici e seguiu pelos do Benfica e Porangabuçu. Foi realizado um mutirão nas atividades de limpeza, com a identificação de possíveis focos do mosquito em lâminas d’água, reservatórios e objetos como garrafas e copos plásticos. Além disso, houve a realização do serviço de termonebulização, conhecido popularmente como fumacê. "Tudo o que foi programado foi executado com sucesso. A comunidade acadêmica abraçou a campanha e contribuiu com a conservação de suas áreas. Também recebemos várias ligações com denúncias de locais com água parada", avalia Palheta.

Veja outras imagens da ação no Flickr da UFC

"Por ser do campus da saúde, nossa comunidade já é naturalmente mais consciente", destaca Pedro de Sousa, supervisor de Limpeza do Porangabuçu. O cuidado relatado por ele pode ser observado também na atenção de voluntárias que cuidam de gatos no campus. Maria Naires, servidora da Biblioteca de Ciências da Saúde e voluntária, explica que a água para os animais é trocada duas vezes ao dia, de segunda-feira a sábado, assegurando a interrupção do ciclo do mosquito.

INTERIOR – Nos campi da UFC no Interior, os trabalhos de combate ao mosquito também integram a rotina dos servidores através da busca e eliminação de focos, e devem ser reforçados com a passagem de carro fumacê. Segundo Meyre Nunes, diretora da Divisão de Zeladoria e Serviços Urbanos (Diurb), a UFC está desenvolvendo projeto para garantir o serviço nessas unidades. Veja algumas ações da campanha:

Leia mais: UFC intensifica campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue e zika

Fonte: Superintendência de Infraestrutura da UFC – fone: 85 3366 9543