Procurar no portal

Reitor destaca centenário dos cursos de Farmácia e Odontologia em solenidade

Imagem: Na solenidade de segunda-feira (7) colaram grau 574 concludentes de 24 cursos (Jr. Panela/UFC)"Nossa missão mais nobre – formar cidadãos qualificados nas diferentes áreas do saber, aptos a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado e da região – está sendo honrada", afirmou o Prof. Henry de Holanda Campos na noite da última segunda-feira (7), na solenidade na qual colaram grau 574 concludentes de 24 cursos da Universidade Federal do Ceará.

O Reitor destacou duas datas que marcam o ano acadêmico: o centenário dos cursos de Farmácia e Odontologia e os 40 anos do Curso de Enfermagem. "É uma longa história, que continua sendo escrita, dia a dia, nas salas de aula, nos laboratórios e nas bibliotecas e já soma volumosa contribuição prestada a nosso Estado na área da saúde", enfatizou o Prof. Henry Campos.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Gabriela Pinto Custódio, do Curso de Design-Moda, escolhida para falar em nome dos concludentes, reconheceu as dificuldades enfrentadas ao longo do curso, mas admitiu que são privilegiados os que naquele momento concluíam suas graduações pela UFC. Lembrou que além das aulas em si o aprendizado se deu, também, com a convivência com as pessoas, em que os estudantes conseguem aprender valores essenciais para a vida, entre eles a tolerância. Dirigindo-se aos formandos das diversas áreas, pediu que todos deem o melhor de seus esforços para exercer suas profissões.

Em nome dos docentes, discursou o Prof. Carlos Couto de Castelo Branco, do Departamento de Farmácia, que conclamou os recém-graduados a "tentar compreender seu mundo mais profundamente, racionalizar mais seus atos, sem esquecer os sonhos". Aconselhou aos concludentes que mantivessem em si mesmo "uma confiança suficientemente grande para considerar qualquer experiência vivida como importante desde que, a partir dela, se aprenda e cresça, fazendo-se e definindo-se".

Imagem: Gabriela Pinto Custódio, do Curso de Design-Moda, escolhida para falar em nome dos concludentes (foto: Jr. Panela/UFC)HISTÓRIA – O Prof. Carlos de Castelo Branco também fez um resumo da história da criação dos cursos de Farmácia e Odontologia, ressaltando que foram criados em 1916, um ano difícil, quando o Ceará vivia as consequências da seca de 1915 e "ainda os resquícios da Sedição de Juazeiro, guerra civil encerrada em março de 1914, com a intervenção federal e deposição do então governador Franco Rabelo. Esses entraves políticos, sociais e econômicos dificultavam a vida das pessoas, principalmente daquelas que tinham algum sonho a ser posto em prática", ponderou. Era o caso de Francisco de Sá Roriz, cearense nascido em Jardim, militar que serviu no Rio Grande do Sul, onde se graduou como cirurgião-dentista na Faculdade de Odontologia desse Estado, que queria criar uma faculdade na área de saúde.

Apesar de todos os entraves, conseguiu fundar em 12 de março de 1916 a Faculdade de Farmácia e Odontologia "no salão de espera do gabinete cirúrgico dentário de Raymundo Gomes, na Rua Major Facundo, 39 (altos), como está lavrado na Ata da fundação", continuou Prof. Carlos de Castelo Branco.

PORTO SEGURO – Ao finalizar o pronunciamento, o Reitor Henry de Holanda Campos disse aos novos profissionais que reconheçam na UFC "um porto seguro onde poderão voltar sempre que o desejarem – quem sabe, para investirem numa pós-graduação, que dará maior consistência ou poderá reorientar sua carreira. Aqui, vocês encontrarão esta Instituição voltada para servir à sociedade, e que sempre soube se preservar de qualquer contaminação pelo poder econômico ou pelas injunções político-partidárias. Aqui, zelamos pela liberdade de pensamento e expressão e nos empenhamos na defesa dos valores humanísticos, que nos orientam ao longo da história, história da qual vocês, prezados concludentes, continuarão sendo protagonistas, como herdeiros dos valores que cultuamos nesta casa", concluiu.

Na solenidade, que teve como palco a Concha Acústica da Reitoria, receberam diplomas os concludentes da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE); do Instituto de Cultura e Arte (ICA); do Curso de Fisioterapia, da Faculdade de Medicina (Famed); do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes); do Instituto de Ciências do Mar (Labomar); e do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual).

Nesta terça-feira (8), colarão grau 526 concludentes de 32 cursos do Centro de Ciências, Centro de Ciências Agrárias e Centro de Tecnologia. O último dia de colação em Fortaleza, quarta-feira (9), reunirá 571 concludentes de 14 cursos da Faculdade de Direito; do Centro de Humanidades; da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC); da Faculdade de Educação; e do Curso de Pedagogia, do Instituto UFC Virtual.

Leia mais: "Orgulho sintetiza tudo", diz formando aos 50 anos de idade

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300