"Orgulho sintetiza tudo", diz formando aos 50 anos de idade

Imagem: Rebeca Ponce se formou em Enfermagem (Foto: Jr. Panela/UFC)Na primeira noite de solenidade de colação de grau, 574 becas eram esperadas na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará. No entanto, o que não se sabia é que haveria uma a mais, de tamanho quase mini, em uma circunstância toda especial: vestindo trajes de formando, o pequeno Miguel chamou a atenção de todos ao ser conduzido nos braços de seu avô Luiz Cézar Sousa – um dos que colaram grau em Administração em Gestão Pública, do Instituto UFC Virtual.

"Terminei o curso no mês de agosto, mas, por impedimentos de trabalho, só pude fazer a colação agora. Na época, a gente fez uma comemoração, e o Miguel foi quem me trouxe essa homenagem. Daí, a gente quis trazer essa mesma celebração pra cá", explicou Luiz Sousa.

Aos 50 anos e concluindo a graduação, o militar da Aeronáutica destacou o potencial inclusivo dos cursos semipresenciais. "A forma do curso, por ser virtual, é que possibilitou que eu o fizesse. Presencialmente seria muito difícil para mim por conta do trabalho, da família. No cImagem: Miguel chamou a atenção de todos ao ser conduzido nos braços de seu avô Luiz Cézar Sousa (Foto: Jr. Panela/UFC)urso virtual pude estudar em minha casa. Hoje é uma mistura de sentimentos, dentre eles a satisfação de estar galgando uma posição. Para quem já está em uma idade mais avançada como eu, conseguir um diploma é uma grande alegria e ele estar sendo entregue por uma entidade de grande valor que é a UFC, então o orgulho sintetiza tudo", afirmou.

Quem também contou com a presença de familiares nesse momento que marca uma nova etapa da vida dos graduandos foi a jovem Rebeca Ponce, que se formou em Enfermagem. Ao lado da mãe, Marta Alves, a mais recente enfermeira festejou já com expectativas no futuro.

"Como tive uma experiência fora, em Madri, com o Ciência sem Fronteiras, tenho vontade de trabalhar em outros lugares, daqui a algum tempo. Nosso curso é maravilhoso, não perde em nada para lá fora. A Enfermagem da UFC é muito boa, é um curso muito amplo, que possibilita muito", declarou. Com um sorriso no rosto a mãe reiterou o discurso da filha sobre o bom ensino da Enfermagem da UFC. "Estou muito agradecida por essa oportunidade em uma faculdade de tão alto nível. Minha filha sempre falou do conceito máximo do curso e dá pra ver que isso é real, porque o que ela viveu e aprendeu foi muito bonito", avaliou Marta Alves.

Veja outras imagens dos alunos no Flickr da UFC

Concluir uma graduação, para alguns, torna claro o caminho a seguir nos próximos anos, para outros, abre espaços para trajetórias diferentes. No caso dos concludentes João Paulo Ribeiro e Fernanda Maia, a licenciatura em Música trouxe olhares para a docência. "Um curso de graduação é muito enriquecedor e, por a gente ter escolhido licenciatura, trouxe muitas experiências para a gente, como aprender a lidar com os alunos, o relacionamento com os professores", considerou Fernanda.

Para João Paulo, a licenciatura da UFC expandiu suas noções como músico. "Não pensava tanto em ser docente, mas o curso traz a consciência disso, você entende o que faz, você pode criar bastante. A gente tem experiências visando à formação humana, à transformação do aluno como um todo e não só como um bichinho voltado pro mercado", afirmou.

Na vida profissional da recém-formada MaImagem: Recém-formada Marina Almeida, do Curso de Publicidade e Propaganda (Foto: Jr. Panela/UFC)rina Almeida, o Curso de Publicidade e Propaganda foi o primeiro passo para a descoberta da vocação para o campo das salas de aula. "O Curso de Publicidade é muito bacana, ele engradece muito as pessoas, tem professores muito legais, você sai uma pessoa completamente diferente. Quando estava tentando programar aulas para a Oficina de Quadrinho da UFC, vi que gostava de elaborar artigos, de dar aula, de pesquisa. Agora estou me formando, mas também já estou matriculada na Letras, fiz ENEM e estou começando nessa área", afirmou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331