100 anos da FFOE: homenagem a quem contribuiu para sua consolidação

Imagem: Mesa da solenidade contou com diversas personalidades (Foto: Viktor Braga/UFC)A abertura das comemorações dos 100 anos dos cursos de Farmácia e Odontologia foi uma noite de homenagens àqueles que contribuíram para o crescimento e consolidação de "duas matrizes da Universidade Federal do Ceará", como disse o Reitor Henry de Holanda Campos em sua saudação. Também foram homenageadas personalidades e instituições que colaboraram com a trajetória de 40 anos do Curso de Enfermagem. A solenidade foi realizada no Hotel Wirapuru, no bairro Dias Macedo, na sexta-feira (18).

A história dos dois cursos centenários foi resumida num cordel de autoria de José Rômulo Mesquita apresentado ao público no início do ato solene, antecedendo a fala do Prof. Carlos Couto de Castelo Branco, que, ao se referir ao surgimento dos cursos de Farmácia e Odontologia (em 1916), destacou a "coragem, desprendimento e arrojo" de seus fundadores.

O dentista José Dílson de Vasconcelos Menezes falou sobre o Curso de Odontologia, onde, como disse, viveu um terço de sua vida. Lembrou o dentista Francisco de Sá Roriz, idealizador da criação de cursos superiores na área de saúde no Ceará, e de seu importante legado, que não deve ser esquecido.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

Sobre o Curso de Enfermagem, que completa quatro décadas, falou a Profª Raimunda Magalhães Silva, que ressaltou a qualidade do ensino e da pesquisa daquela graduação que tem reconhecimento nacional. A diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Profª Lidiany Karla Azevedo, reconheceu a felicidade de estar à frente da unidade, no ano de centenário dos dois cursos.

Imagem: Cordel de autoria de José Rômulo Mesquita foi apresentado ao público (Foto: Viktor Braga/UFC)RECONHECIMENTO – Entidades representativas das áreas de Farmácia, Odontologia e Enfermagem juntaram-se às comemorações e também atestaram seu reconhecimento ao muito que os três cursos da FFOE contribuem com o setor da saúde do Ceará e do Brasil. Assim, o Conselho Regional de Farmácia concedeu Menção Honrosa ao Curso de Farmácia, distinção entregue pela presidente da entidade, Emília Pimentel Madeira Barros, à ex-diretora da FFOE, Profª Maria Goretti Rodrigues de Queiroz.

Já a Comenda Wilson Vasconcelos Dias foi outorgada pela Academia Cearense de Odontologia (ACO) ao Prof. Haroldo César Pinheiro Beltrão, sendo entregue pela presidente da ACO, Maria de Fátima Lemos Alves. O Curso de Enfermagem, representado pela Profª Neiva Francinelly da Cunha Vieira, recebeu das mãos da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), Euclea Vale, a Comenda Florence Nightingale.

REPRESENTANTES – A comissão organizadora da programação comemorativa do centenário reconheceu que foram "muitas mãos, cérebros e corações que construíram, semearam e cultivaram a semente plantada há 100 anos" e que mereciam reconhecimento. Foram escolhidas cerca de 100 personalidades, entre fundadores, corpo docente inicial (in memoriam), ex-diretores, pessoas que tiveram importância histórica, docentes com destaque em ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica e servidores técnico-administrativos. Também foram homenageadas pessoas e entidades ligadas ao Curso de Enfermagem.

Imagem: Reitor Henry Campos no ato solenePela impossibilidade de chamar todos ao palco para receber certificado, quatro deles foram escolhidos para representar os demais. João Cesar de Pontes Medeiros recebeu pelo farmacêutico fundador Afonso de Pontes Medeiros; o médico João Dummar, em nome do avô, odontólogo Demócrito Rocha; Marta Leite e Vera Leite representaram a figura do médico Fernando Leite; e Vicente Teixeira Barroso, filho da fundadora do Curso de Enfermagem, Profª Grasiela Teixeira Barroso, pela mãe.

APRIMORAMENTO – Depois de fazer uma síntese da trajetória dos cursos que completam 100 anos, e que na época da criação chamava-se Faculdade Livre de Farmácia, Odontologia e de Partos do Ceará, o Reitor Henry de Holanda Campos afirmou que "na UFC temos avançado decisivamente no aprimoramento do ensino, em especial nessa área que concerne à saúde e ao bem-estar das pessoas".

A mesa dirigente dos trabalhos foi composta pelo Reitor Henry Campos; pela Profª Lidiany Karla Azevedo; pela Profª Ana Karina Bezerra Pinheiro; pelo Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda; pelo Prof. José Arimateia Dantas, Reitor da Universidade Federal do Piauí; pelas professoras Maria Vera Lúcia Cardoso, Nirla Romero, Viviane Martins da Silva e Mirian Parente Monteiro; e pelos professores Antônio Materson da Silva e Juliano Sartori Mendonça.

Leia mais: FFOE comemora aniversário de fundação em 1º Encontro Integrado

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331