PRPPG recebe propostas para programas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico

Imagem: Inscrições para o PIBIC seguem até 31 de março e para o PIBITI, até 7 de abril (Foto: Guilherme Braga/UFC)Professores orientadores de projeto de pesquisa cadastrados na Plataforma Ícaro Moreira, da UFC, já podem submeter suas propostas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Para o PIBIC, o prazo final de inscrição é até 31 de março. Para o PIBITI, até 7 de abril. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFC alerta que os prazos de inscrição não serão prorrogados.

O PIBIC é resultado de convênio entre a UFC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Voltado para estudantes de graduação, ele tem como objetivo despertar a vocação científica, incentivar novos talentos para a pesquisa e estimular uma maior articulação entre graduação e pós-graduação.

Nesta edição do processo seletivo, podem concorrer às quotas de bolsa, além de docentes da UFC, servidores técnico-administrativos da Universidade portadores do título de doutor, em regime de dedicação exclusiva ou 40 horas. Os critérios de produtividade, produção científica, tecnológica e artística usados no julgamento dos projetos são os mesmos adotados para os professores.

Já o PIBITI, firmado a partir de convênio com o CNPq, visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. O programa pretende contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, criando, assim, recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País.

Os editais do PIBIC e do PIBITI, com as orientações para as inscrições, estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. As inscrições podem ser realizadas pelos orientadores do projeto por meio da Plataforma Ícaro Moreira, tanto para o PIBIC como para o PIBITI.

Leia mais: Lançado edital de seleção para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica

Fontes: Prof. Javam Machado, da Coordenadoria de Inovação Tecnológica – fone: 85 3366 9941 / Profª Geanne Matos, da Coordenadoria de Pesquisa – fone: 85 3366 9945