Valor da educação e defesa da universidade foram temas do encerramento das colações

Imagem: Foto panorâmica da Concha Acústica da UFC na última noite de colação de grau em FortalezaCom a formatura de 341 alunos de 14 cursos do Centro de Humanidades, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), da Faculdade de Educação (Faced) e da Faculdade de Direito, foi encerrado, nessa quarta-feira (3), o ciclo de colações de grau dos estudantes da Universidade Federal do Ceará dos campi de Fortaleza. Os 34 concludentes dos três cursos do Campus da UFC de Quixadá colarão grau nesta sexta-feira (5).

O Prof. José Célio Freire, do Curso de Psicologia, escolhido para representar o corpo docente, disse saber que o momento era de celebração, mas não poderia se furtar "de lembrar a gravidade do tempo em que vivemos".

Observou que aqueles recém-formados "em breve estarão à frente de projetos os mais diversos, com repercussões as mais importantes nas vidas de um sem-número de Imagem: Foto do Prof. José Célio Freire, do Curso de Psicologia, orador docente da cerimôniapessoas". E prosseguiu afirmando que, "direta e indiretamente, marcarão a existência de homens e mulheres com seu ensino, sua pesquisa, sua intervenção, seu mister enfim". E ressaltou: "Lembrem-se de que foram eles que possibilitaram seu estudo nesta instituição pública, gratuita, democrática e socialmente responsável. E é imprescindível que continue pública, gratuita, democrática e socialmente responsável".

Veja fotos das cerimônias e de quem está se formando no Flickr da UFC

VALOR DA EDUCAÇÃO – Concludente do Curso de Pedagogia, Janaina Luiza Moreira de Castro falou em nome dos formandos. Falou que, embora tentasse representar todos, não deixaria de defender "aquilo em que acredito e que escolhi para ser o motivo de minhas lutas: o valor da educação e dos professores". Prosseguiu citando Paulo Freire: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Para Janaina, o conhecimento "transforma vidas, muda histórias, cria pontes, alimenta sonhos".

Imagem: Foto de Janaina Luiza Moreira de Castro, aluna do Curso de Pedagogia, escolhida oradora discente Janaina falou, também, da importância do momento da "tão sonhada colação de grau" e relembrou o caminho percorrido nos últimos anos. Concluiu observando que "acabaram as aulas, as provas, os infinitos seminários, a adolescência e o tempo de universitários". Fica, no entanto, o desejo de que "não acabe a fé, a determinação, a esperança e a vontade de sonhar".

META ATINGIDA – O Vice-Reitor no exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida, disse que a Universidade se sente feliz pelo sucesso na missão de formar jovens e de articular conhecimentos valiosos que embasarão a carreira profissional de seus alunos. Por outro lado, avalia o Prof. Custódio, os estudantes sentem que atingiram a meta: a obtenção do diploma e de tudo o que representa a graduação.

O Prof. Custódio afirmou ainda acreditar que, na passagem pela universidade pública, os estudantes absorveram não apenas as lições aprendidas na sala de aula, trabalhos de campo e laboratórios. "Estou certo de que captaram aqueles valores que, ao longo de seis décadas, desde a criação da UFC, cultivamos em nosso meio e que nos guiam no cumprimento da missão institucional".

LINHA DE ATUAÇÃO – O Prof. Custódio enumerou, em seguida, as linhas de atuação da Universidade, como a inserção na sociedade, que se traduz no reforço da Imagem: Foto do Prof. Custódio Almeida, vice-reitor em exercício da Reitoriapresença da UFC; a expansão acadêmica, que materializa o propósito de ampliar e diversificar o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão pública; e a promoção da qualidade, com a ideia de se atingirem padrões internacionais de excelência em todas as atividades.

O Vice-Reitor discorreu sobre o crescimento da UFC, enfatizando a necessidade da permanente defesa da universidade pública, e pediu aos concludentes para que "deixem suas marcas neste mundo e que, com essas marcas, a sociedade possa perceber a dignidade humana, notar o valor do meio ambiente e sentir a beleza da vida". Ao despedir-se, depois de parabenizar e desejar sucesso profissional a todos, fez uma observação: "Não esqueçam de ser felizes".

O sabor da alegria compartilhada marcou a última noite do ciclo de colações em Fortaleza
"Desafios de hoje estimulam a criatividade", diz Prof. Custódio Almeida na segunda noite de colação em Fortaleza
Histórias de superação e força de vontade dão vida e sentido à cerimônia de colação de grau
Diversidade étnica e espírito coletivo marcam primeira noite de colação em Fortaleza