Colóquio sobre apego no desenvolvimento infantil recebe inscrições; evento é hoje (8)

Imagem: Arte de divulgação do colóquioO Instituto da Primeira Infância (Iprede), organização não governamental e projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, recebe inscrições, até esta segunda-feira (8), para o Colóquio sobre Desenvolvimento Infantil: Apego e Vínculos, que acontecerá na mesma data.

O evento, que será realizado na sede do Iprede (Rua Prof. Carlos Lobo, 15, Cidade dos Funcionários), terá programação composta, no horário das 9h às 12h e das 13h30min às 15h30min, pelo minicurso "Trabalhando o apego em crianças com dificuldade no desenvolvimento – avaliação e intervenção", ministrado pela Profª Chantal Cyr, do Departamento de Psicologia da Universidade de Québec-Montreal (Canadá).

Os inscritos também participarão, das 15h30min às 17h, da conferência "Apego, funções executivas e competência social", conduzida pelo Prof. Marc Bigras, da mesma instituição canadense.

Interessados em participar do colóquio devem enviar e-mail com nome completo, profissão e telefone para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Estudantes também devem informar curso e instituição.

PARCERIA – Coordenado pelos professores Sulivan Bastos Mota e Álvaro Madeiro Leite, da Faculdade de Medicina (Famed) da UFC, o Iprede vai receber a visita dos professores da Universidade de Québec de 8 a 12 de agosto. Também integra o grupo visitante a estudante brasileira Andréa da Luz Machado, do programa de doutorado em Psicologia da mesma universidade.

A visita é resultado de parceria iniciada há cerca de um ano para desenvolver estudos e cursos de capacitação sobre os vínculos precoces, conhecidos como apego, que se estabelecem entre pais e filhos. Estudos sobre o tema revelam os impactos positivos no desenvolvimento socioemocional das crianças que vivem em ambientes familiares que oferecem segurança e confiança para elas. A ausência de vínculos seguros tem sido associada a risco elevado de psicopatologia infantil posterior e comportamentos de violência interpessoal.

A doutoranda Andréa Machado irá permanecer no Iprede por cinco meses, período em que realizará estudos utilizando o procedimento denominado "sala de situação estranha" para determinar os padrões de apego de uma amostra de crianças atendidas na instituição. A estudante também deve capacitar membros da equipe iprediana e coordenar, com os professores já mencionados e o psicólogo João Vicente Menescal, um estudo de intervenção clínica para testar a efetividade da intervenção relacional, tipo de prática para melhorar os vínculos na relação entre os pais e crianças que vivem em situação de vulnerabilidade.

Leia mais: Projeto do Iprede selecionado para desenvolver pesquisa sobre primeira infância

Fonte: Instituto da Primeira Infância (Iprede) – fone: 85 3218 4000