Procurar no portal

Orgulho pelo campus que é referência na área de tecnologia marca noite de colação em Quixadá

Imagem: Iraneide Lima, de 22 anos, oradora discente da colação, diante do belo céu de Quixadá (Foto: Ribamar Neto/UFC)O céu garantia o espetáculo no fim da tarde dessa segunda-feira (22), quando jovens ansiosos, acompanhados de suas famílias orgulhosas, chegavam ao Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá para viver um dos momentos memoráveis de suas vidas: a formatura. Sob nuvens que assumiam cores avermelhadas e rodeados de imponentes monólitos, estruturas rochosas que marcam estas terras, os formandos vestiam suas becas e compartilhavam diversos sentimentos em comum e, entre eles, um se destacava: o orgulho pelo campus pelo qual se graduavam.

Dezesseis alunos colaram grau em Quixadá, provenientes dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software, Redes de Computadores e Sistemas de Informação. Um deles era Iraneide Lima, de 22 anos, que não conseguia esconder o sorriso (nem fazia questão disso). Oradora discente da cerimônia, ela veio de Boa Viagem, a cerca de 150 quilômetros dali, para cursar Sistemas de Informação na terra dos monólitos.

"Eu sempre sonhei fazer faculdade, mas nem sabia que existia um campus da UFC em Quixadá. Quando alguns amigos me informaram, resolvi tentar e consegui a vaga. Me apaixonei por este lugar. É um campus que respira tecnologia em meio a uma natureza exuberante", comenta a formanda.

Em seu discurso na cerimônia, Iraneide dedicou-se a agradecer pelo que viveu durante os anos de graduação. "Nem sempre uma educação gratuita e de qualidade foi acessível a todos, de modo que muitos pudessem ter acesso ao ensino superior, independentemente das diferenças sociais e econômicas. Diante disso, somos privilegiados por representar uma mudança nesse quadro e, dessa forma, sermos formandos de uma universidade de tamanha expressão na educação brasileira e, especificamente, desse campus, que, com sua arquitetura e beleza natural, nos propicia um olhar estético que trouxe calmaria em cada dia que nele passamos", destacou.

Imagem: Momento do juramento dos formandos (Foto: Ribamar Neto/UFC)Iraneide se formou em um curso cuja excelência foi destacada pelo reitor Henry Campos em seu discurso. Sistemas de Informação foi contemplado recentemente pelo Ministério da Educação com nota máxima de qualidade. "É a primeira vez, na UFC, que um curso obtém essa nota em toda as dimensões avaliadas: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura", comemorou o reitor.

Criado há 12 anos, o Campus de Quixadá tem sobressaído por inúmeros resultados positivos alcançados não só pelo Curso de Sistemas de Informação, mas por todos os outros que abriga, na área de tecnologia, o que o faz ser chamado por muitos de "Vale do Silício cearense".

"Hoje, plenamente consolidado e com as melhores avaliações, o Campus de Quixadá se destaca no cenário do ensino superior em nosso Estado. A ideia de gerar e difundir conhecimentos, a partir do Sertão Central, na área de tecnologia da informação e comunicação resultou em um projeto plenamente vitorioso, cujos frutos são perceptíveis em toda parte, em especial no cenário desta solenidade", reforçou Henry Campos.

O reitor parabenizou os concludentes, salientando que a cerimônia de colação de grau é "o evento mais importante no calendário da Universidade e o que mais fielmente traduz o sentimento de dever cumprido. A plêiade de novos profissionais altamente qualificados que temos à nossa frente constitui a contribuição mais vigorosa oferecida pela instituição acadêmica à sociedade. Enche-nos de orgulho saber que, neste semestre, formamos o centésimo milésimo profissional que já passou por nossa Universidade, desde sua instalação, em 1955", apontou.

Imagem: Marcos Randel, de 27 anos, graduando em Engenharia de Software, já está bem situado no mercado de trabalho (Foto: Ribamar Neto/UFC)A afirmação do reitor se confirma pelos depoimentos dos alunos que se formavam nessa segunda-feira (22) e que já fazem a diferença no mercado de trabalho. Marcos Randel, de 27 anos, graduando em Engenharia de Software, vive hoje uma situação bem particular, quando comparada à realidade atual do mercado de trabalho brasileiro. "Há cerca de dois meses, fui para Fortaleza distribuir currículo e rapidamente consegui escolher o emprego que queria. Acontece que agora eu continuo recebendo ligações das empresas para as quais distribuí currículo e já estou rejeitando as propostas", conta o mais novo engenheiro.

"O mercado está muito aquecido, e estou muito feliz por ter vindo para cá e me formado aqui. O campus é sensacional, com professores muito capacitados e amplo conhecimento do mercado de trabalho", comenta o jovem, que é natural de Guaraciaba do Norte.

Imagem: A oradora docente, Rainara Maia Carvalho (Foto: Ribamar Neto/UFC)DE ALUNA A PROFESSORA – Na cerimônia de colação, chamou a atenção o discurso da jovem oradora docente, Rainara Maia Carvalho, que emocionou os docentes e inspirou os formandos. "Quero agradecer o convite para ser oradora neste momento solene e único. É uma honra, pois, há oito anos, eu estava no lugar de vocês, na colação de grau de 2011.1, a primeira do Campus de Quixadá", relembrou, tendo que pausar o discurso para ouvir uma longa salva de palmas.

"Queridos formandos, acreditem e confiem na formação que vocês tiveram aqui, e a compartilhem com outras pessoas. Com ela, vocês estão criando um futuro incrível não somente para vocês próprios, mas também para aqueles que os cercam. Mais do que nunca, precisamos acreditar e investir na educação, pois somente ela pode transformar vidas, mesmo em terras que, a princípio, parecem ser inóspitas", concluiu a professora.

O ciclo de colações de grau segue na noite desta terça-feira (23), no Campus da UFC em Russas.

Leia mais:
Experiência de vida e princípio da autonomia universitária inspiram terceira noite de colação em Fortaleza
Alegria e projetos de futuro definem segunda noite de colação de grau em Fortaleza
Celebração em família marca primeira noite do ciclo de colação de grau 2019.1

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300