Procurar no portal

Cientista Oswaldo Luiz Alves recebe título de Professor Honoris Causa da UFC

Imagem: O reitor Henry Campus (à esq.) destacou a satisfação por acolher o químico Oswaldo Luiz Alves, um dos personagens mais ilustres do mundo científico nacional, no rol de professores honoris causa (Foto: Ribamar Neto/UFC)O químico Oswaldo Luiz Alves foi agraciado, na noite dessa terça-feira (13), com o título de Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará. A sessão solene, presidida pelo reitor Henry Campos, ocorreu na sala do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFC e reuniu autoridades acadêmicas e civis.

O homenageado é professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências e, desde os anos 1980, tem mantido intensa colaboração de pesquisa com a UFC. A honraria foi aprovada por unanimidade e publicada em resolução do CONSUNI do dia 17 de dezembro de 2018.

Veja outras fotos do evento no Flickr da UFC

O pesquisador foi saudado pelo Prof. Antonio Gomes, docente do Departamento de Física e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, que ressaltou sua dedicação à ciência brasileira e brilhante trajetória nos campos de física e química do estado sólido e nanomateriais. Para o pró-reitor, Oswaldo Luiz Alves agora integra o panteão mais alto dos professores honoris causa da Universidade Federal do Ceará, ao lado de cientistas como Mildred Dresselhaus (1930-2017), Harry Eugene Stanley e Sérgio Machado Rezende.

Como amigo e colaborador de longa data da Instituição, apontou ainda que Alves esteve em Fortaleza no ano passado para ministrar palestra sobre nanotecnologia na abertura dos Encontros Universitários. Imagem: O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Antonio Gomes, saudou o homenageado e destacou a dedicação dele à ciência brasileira e brilhante trajetória nos campos de física e química do estado sólido e nanomateriais. (Foto: Ribamar Neto/UFC)"Uma característica marcante do Prof. Oswaldo é sua capacidade de leitura de cenários. Durante esses últimos 15 anos, presenciei várias antecipações e vi acontecer o que ele mesmo havia dito em linhas de pesquisa, tendências e em políticas científicas, principalmente. É um exímio conhecedor do vai e vem das políticas científicas em nosso País e participou da elaboração de grande parte delas", afirmou o Prof. Antonio Gomes.

VIDA DEDICADA AO SABER – Tomado pela emoção, Oswaldo Luiz Alves agradeceu à UFC pela outorga do título vindo de uma das principais universidades brasileiras. Em seus mais de 45 anos "teimosamente" dedicados à ciência, reconheceu a importância dos encontros entre pessoas e escolas de pensamento diferentes, além de constatar a relação madura e duradoura estabelecida entre a UFC e a UNICAMP. De maneira peculiar, ele traçou os caminhos entre Fortaleza e Campinas como uma rota de "conhecimentos generosamente compartilhados, sem condições ou restrições".

"Vivemos uma quadra altamente crítica em nosso País, na qual afloram diariamente problemas políticos, econômicos, éticos, de nepotismo, de intolerância racial e de gênero. As mudanças climáticas, a negação das vacinas e, agora, a negação do desmatamento da Amazônia estão bem no centro dessas posturas de obscurantismo. A despeito de bravatas e desassossegos, a sociedade brasileira vem compreendendo cada vez mais a importância vital da ciência, da tecnologia, das humanidades e da educação", avaliou.

Para ilustrar sua fala, o novo professor honoris causa da UFC citou ainda uma frase do escritor português Fernando Pessoa (1888-1935): "Contribuo para engrandecer o universo, porque quem, vivendo, deixa um verso, deixou mais ricos o céu e a terra, e mais emotivamente misteriosa a razão de haver estrelas e de haver gente".

RECONHECIMENTO – Para o reitor da UFC, Henry Campos, o momento era de satisfação por acolher um dos personagens mais ilustres do mundo científico nacional no rol de professores honoris causa. O reitor valorizou a experiência de Oswaldo Alves nas áreas de nanociências e na espectroscopia Raman por ter gerado 50 artigos científicos produzidos em parceria com pesquisadores da Casa e publicados em revistas internacionais de prestígio, fato que impulsionou a visibilidade da UFC em diversos rankings.

Entre os principais indicadores de desempenho, o Prof. Henry se referiu aos 100 mil profissionais formados em toda a história da Universidade, marca alcançada no último ciclo de colações de grau, à liderança consolidada no Norte e Nordeste e ao 19º lugar dentre as melhores instituições da América Latina. O reitor mencionou também que, atualmente, a UFC possui 57 professores visitantes, em sua maioria vindos do exterior, que têm contribuído com parcerias e intercâmbios acadêmico-científicos.

"Estamos aqui para atender às demandas da sociedade, sem abdicar do direito à liberdade de pensamento e expressão, que caracteriza o ambiente acadêmico em todo o mundo civilizado. O que temos hoje é uma instituição transformada, em irrefreável ascensão nos mecanismos de avaliação do MEC e de organismos internacionais, e cada vez mais identificada com o projeto de redenção econômica e social do Nordeste brasileiro. Somos uma Universidade plural, democrática, aberta à diversidade, inovadora, presente no interior do Estado e, ao mesmo tempo, voltada para a internacionalização", declarou Henry Campos.

Imagem: O Prof. Oswaldo Luiz Alves já recebeu  diversos prêmios, honrarias nacionais e internacionais (Foto: Ribamar Neto/UFC)CURRÍCULO – Oswaldo Luiz Alves é professor do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da UNICAMP e fundador e coordenador científico do Laboratório de Química do Estado Sólido da mesma universidade. É doutor em Ciências (1977) pela UNICAMP trabalhando com aplicação da espectroscopia vibracional em complexos moleculares. Realizou estágio pós-doutoral no LASIR-CNRS, na França (1979-1981).

Sua trajetória é marcada pela elaboração de políticas científicas em diferentes setores. Foi membro do Conselho do Programa Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP); participou do Portal de Periódicos da CAPES (2006-2010); foi consultor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para a Área de Nanotecnologia (2007-2015); é membro do Comitê Consultivo para a Área de Nanotecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) desde 2011 e foi membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira (2017).

Recebeu diversos prêmios, honrarias nacionais e internacionais, como a Ordem Nacional do Mérito Científico do Governo Brasileiro (Comendador e Grã-Cruz); a Medalha Simão Mathias da Sociedade Brasileira de Química (SBQ); o Prêmio Fritz Feigl do Conselho Regional de Química (CRQ) da 4ª Região; os títulos de pesquisador associado da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na Itália), em 2014, e Fellow da Royal Society of Chemistry (Inglaterra), em 2017, entre outros.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o pró-reitor de Relações Internacionais da UFC, Prof. José Soares de Andrade Junior; a pró-reitora-adjunta de Graduação da UFC, Profª Simone da Silveira Sá Borges; o pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Prof. Reuber Saraiva; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, representando o governador Camilo Santana; o diretor científico da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e professor emérito da UFC, Luiz Drude de Lacerda; a coordenadora de Programas Acadêmicos do Centro de Ciências da UFC, Profª Regina Paula; a coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Profª Geanne Matos; o chefe do Departamento de Física da UFC, Prof. Eduardo Bedê Barros; o coordenador em exercício do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC, Prof. Carlos William Paschoal.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300