"Soldados da Borracha", de Wolney Oliveira, conquista 6 prêmios em festival nacional

Wolney Oliveira e cinco prêmiosO cineasta Wolney Oliveira, diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará, recebeu nessa quarta-feira (4), por ocasião do encerramento do 14º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, cinco prêmios na Mostra Competitiva de Longas Metragens Sob o Céu Nordestino, além do Prêmio da empresa Mistika. O evento ocorreu em João Pessoa (PB). Na próxima segunda-feira (9), o cineasta exibirá Soldados da Borracha na Mostra Competitiva de Longas Documentários do 41º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano de Havana, em Cuba.

No Festival Aruanda, o documentário conquistou os prêmios de Melhor Som (José Louzeiro, Lenio Oliveira e Fernando Cavalcante), Melhor Edição (Mair Tavares e Leyda Nápoles), Melhor Trilha Sonora (DJ Dolores), Melhor Longa-Metragem (Wolney Oliveira) e Melhor Longa pelo Júri Popular (Wolney Oliveira). O cineasta recebeu ainda o Prêmio da empresa Mistika, no valor de R$ 15 mil, para a finalização do seu próximo filme.

SAGA  Soldados da Borracha resgata a saga de cerca de 60 mil brasileiros, enviados para a região amazônica pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial para trabalhar como seringueiros, extraindo látex, material estratégico para a vitória dos Aliados. Para convencer os trabalhadores, o Governo fez muitas promessas, incluindo as de que eles voltariam para casa como heróis da pátria e com aposentadoria equivalente à dos militares. Na realidade, muitos morreram esperando o cumprimento das promessas. Hoje centenas deles, já com idade avançada e em situação de pobreza, esperam o dia do reconhecimento oficial.

Para a produção do documentário, que conta com comoventes entrevistas de "soldados" sobreviventes e de outros personagens envolvidos na saga, Wolney Oliveira destaca a importância da utilização do rico acervo de Jean-Pierre Chabloz referente à chamada Batalha da Borracha e que foi doado em 1984 ao Museu de Arte da UFC (MAUC) pela família do artista suíço-brasileiro. Chabloz produziu vasto material de propaganda quando trabalhou no Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia (SEMTA), no governo de Getúlio Vargas.

SAIBA MAIS – Wolney Oliveira acrescenta que Soldados da Borracha já havia conquistado em abril deste ano, na sua premier mundial no Festival É Tudo Verdade (em São Paulo), o Prêmio de Melhor Documentário da Associação Brasileira de Documentários de São Paulo (ABD-SP). Além disso, o documentário foi apresentado, hors concours, no 29º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, em setembro deste ano, em Fortaleza.

Fonte: Wolney Oliveira, diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira/UFC – fones: (85) 3366 7772 e 3366 7773