UFC está entre as melhores universidades do mundo criadas em sua geração, diz ranking britânico

Imagem da estátua do Prof. Martins Filho com reitoria atrásCom 65 anos de história, completados nesta quinta-feira (25), a Universidade Federal do Ceará consolida sua posição de destaque no Brasil e fora do País. A maior instituição de ensino superior do Estado figura entre as principais universidades do mundo instaladas em sua geração, conforme ranking da revista britânica Times Higher Education (THE), divulgado nesta quarta-feira (24). O levantamento Golden Age Universities 2020 traz as principais instituições recentes que se destacaram nas últimas décadas pela rápida expansão e pelo crescente investimento em pesquisa.

O ranking inclui universidades ao redor do globo que foram fundadas entre 1945 e 1967, ou seja, instituições com mais de meio século, mas com menos de 80 anos. "Elas formam um grupo específico de instituições de ensino superior que possui práticas acadêmicas enraizadas, mas que não tem centenas de anos de existência", explica o THE.

A UFC, estabelecida em 1955, posiciona-se no levantamento mundial na faixa 201-250. A lista traz 20 universidades brasileiras, entre as quais a UFC se estabelece na quarta posição, juntamente com outras cinco instituições: as federais da Bahia (UFBA), de Pernambuco (UFPE), do Rio Grande do Norte (UFRN), a estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

"A UFC está de parabéns em seus 65 anos", comemora o reitor Cândido Albuquerque. "O THE é o ranking mais considerado no mundo. É a ele que todo mundo recorre para saber a qualidade de uma universidade. Portanto, é muito significativo que a UFC esteja nele, classificada entre as melhores de sua geração", destaca.

A Universidade de Campinas (UNICAMP) ficou na 74ª posição no ranking, seguida, no Brasil, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade de Brasília (UnB), ambas na faixa 101-150, e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), na faixa 151-200. A lista geral é encabeçada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

CRITÉRIOS ‒ O ranking considera os seguintes itens: ensino, pesquisa, citações, internacionalização e transferência de conhecimento. A UFC teve sua pontuação puxada principalmente por esta última categoria, que se refere à habilidade das universidades em ajudar a indústria com inovações, invenções e consultorias, sugerindo quanto empresários se interessam em financiar pesquisas feitas pelas instituições de ensino e quanto essas instituições são hábeis na atração de investimentos do mercado.

O item internacionalização também foi destaque na UFC. Esse critério considera a habilidade das instituições em atrair estudantes de graduação, pós-graduação e professores de outras partes do mundo. A terceira categoria em ênfase na Federal do Ceará foi o ensino, que examina o prestígio percebido no ambiente de aprendizagem das universidades. Outros critérios analisados pela THE são a pesquisa e o impacto das citações acadêmicas.

DINAMISMO ‒ "Os resultados mostram um reconhecimento de itens considerados fundamentais hoje para que universidades sejam referência", destaca o reitor. "A relação da Universidade com os setores produtivos é essencial. E a UFC tem-se preocupado incessantemente com a sua internacionalização, porque, através dela, a Instituição adquire conhecimentos novos e também transfere os conhecimentos aqui produzidos. O ranking do THE mostra que a Federal do Ceará tem mostrado um forte dinamismo, focado nos fatores contemporâneos de avaliação do ensino superior", analisa.

OUTROS RANKINGS ‒ Em fevereiro passado, o THE já havia trazido a UFC em destaque no ranking de universidades dos países de economia emergente, no qual a Federal do Ceará se enquadrava na faixa 351-400 da lista geral e em 12ª entre as instituições brasileiras. Já no início deste mês, outro ranking, este do Center for World University Rankings (CWUR), incluiu a UFC entre as mil melhores do mundo, em uma lista que avalia 20 mil instituições. Com o desempenho, a UFC foi posicionada entre as 4,7% mais bem avaliadas do globo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.