HUWC recebe 14 capacetes Elmo, para tratamento de pacientes com covid-19; assista à reportagem

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, e o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, entregaram nesta terça-feira (19) ao Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, 14 capacetes Elmo, equipamento de respiração assistida capaz de evitar a intubação de pacientes com covid-19.

Os aparelhos fazem parte das 20 unidades doadas pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) durante solenidade de assinatura do termo de cooperação entre a Federação e a UFC, na última sexta-feira (15). Os seis equipamentos restantes serão distribuídos entre as demais unidades da Instituição.

Gestores da UFC e da EBSERH durante a reunião de entrega do capacete Elmo

Desenvolvido por pesquisadores cearenses e produzido no Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica, o equipamento evita a intubação de pacientes, reduzindo a necessidade de internações em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) em 60%, bem como os custos diários de manutenção de pacientes na Unidade.

Assista à reportagem da UFCTV:

“Nosso hospital tem uma UTI de seis leitos que atualmente está ocupada absolutamente por pacientes de covid-19. Para nós, é extremamente importante a possibilidade de utilizar esses capacetes, fazendo com que pacientes que possivelmente seriam intubados não tenham essa necessidade. A nossa UTI está constantemente lotada, ainda temos muitos pacientes vítimas de covid-19. Portanto, esses aparelhos, com certeza, chegam em boa hora”, afirmou o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, Carlos Augusto Alencar Júnior.

Batizado de Elmo, o aparelho de respiração assistida foi desenvolvido por força-tarefa que envolve Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde, Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), além da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/Ceará), e ainda Universidade Federal do Ceará e Universidade de Fortaleza (UNIFOR), da Fundação Edson Queiroz.

Durante a solenidade de entrega, o superintendente do HUWC agradeceu aos responsáveis a produção do aparelho, em nome do Complexo Hospitalar e dos pacientes. “Mais importante do que o lado financeiro é a segurança de nossos pacientes, que não precisarão de unidade de terapia intensiva”, disse.

O médico Arnaldo Peixoto, gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário, explica que além de desafogar os leitos de UTI, o Elmo evita alguns efeitos decorrentes da intubação, como a sedação por tempo prolongado e o uso de medicamentos, conhecidos como bloqueadores neuromusculares, que prolongam o tempo de recuperação dos pacientes.

capacete Elmo

Segundo o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, “a Universidade quer ser o vetor de união entre as diversas inteligências de nosso povo cearense para produzir novas tecnologias. O Elmo mostrou que em um momento tão difícil as academias puderam, junto com os setores produtivos, dar uma resposta rápida e extremante produtiva. Sempre que eu vejo no jornal que o Elmo salvou uma vida, eu sei que valeu a pena todo o sacrifício. Tenho certeza que na mão de nossos médicos ele terá o efeito social que tanto desejamos”, afirmou.

O vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho, por sua vez, adiantou que está sendo elaborado um projeto de máscara de auxílio respiratório “que virá somar ao Elmo”. Segundo ele, a intenção é que os dois sejam usados em conjunto, não em substituição, para fins diversos.

Por fim, o reitor e o superintendente da EBSERH assinaram o termo de transferência de posse dos capacetes. Também estavam presentes na ocasião o assessor do Gabinete do Reitor, Prof. Ademar Gondim, e os médicos Renan Montenegro Júnior, gerente de Ensino e Pesquisa do complexo hospitalar, e Edson Lucena, gerente de Atenção à Saúde da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand.

Elmo, capacete de respiração assistida, começa a ser testado em pacientes com covid-19
Ceará finaliza protótipo de capacete de respiração assistida; UFC integra força-tarefa
UFC, UNIFOR e FIEC desenvolvem capacete de respiração assistida para tratamento da COVID-19