Campus de Itapajé mobiliza estudantes e educadores; conheça a nova unidade

Em contagem regressiva para o início das atividades do Campus da Universidade Federal do Ceará em Itapajéfaltando pouco mais de um mês para os primeiros alunos entrarem em sala de aula – a população do município demonstra expectativas positivas sobre a chegada da UFC na cidade. Jovens no último ano do ensino médio, professores e gestores em educação avaliam esse feito como a concretização de um sonho.

Denominado Jardins de Anita, o novo Campus da UFC foi instalado em Itapajé, na microrregião de Uruburetama, no norte do Estado. Inicialmente contará com três cursos de graduação tecnológica: Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Ciência de Dados.

Imagem: Campus de ItapajéAtualmente cursando o terceiro ano do ensino médio, os jovens Victor Saulo Braga, Carlos Gomes e Ítalo Rodrigues, de 17 anos, moram e estudam em Itapajé. Tendo em vista a proximidade da seleção do ENEM/SISU em sua trajetória, os estudantes veem com entusiasmo o funcionamento do Campus da UFC na cidade. "Com certeza trará um avanço significativo para o ensino. Antes só tínhamos universidades particulares, e muitas pessoas ou não possuíam renda suficiente para pagar um curso de graduação ou se mudavam atrás de universidades. Com a chegada do Campus da UFC, toda essa realidade mudará, dando mais chances às pessoas que residem aqui", declara Carlos Gomes.

Leia também:
Vagas em Itapajé: UFC divulga edital com normas para seleção pelo SISU 2º/2021; inscrições até 6 de agosto

O fator deslocamento é também ressaltado por Victor Braga. "Muitos não possuem condições para migrar, sendo assim gera uma maior facilidade na capacitação de todos os alunos em um contexto geral. Além disso, traz uma evolução enorme para a cidade de modo completo", ratifica.

Assista ao vídeo da UFCTV sobre o novo Campus:

Além da presença física da UFC na região como potencializadora do acesso à universidade pública, os alunos ponderam os resultados para a cidade na seara econômica. "Vejo como uma oportunidade gigante e como uma forma de valorização da região. Há muitas pessoas de localidades vizinhas que já se locomovem a Itapajé, em uma escala menor, em busca de ensino. Com a instalação do campus da UFC há um aumento de possibilidades, pois fica mais próximo aqui para elas do que ir para Sobral, Fortaleza ou outro lugar mais longe. Essas pessoas vão ter de encontrar locais para se alojar e, por conta disso, vejo uma circulação de renda maior", analisa Ítalo Rodrigues.

Apesar de ter como objetivo inicial ingressar no ensino superior em um curso na área de saúde, o jovem vê como opção realizar uma graduação na UFC próximo de casa. "Dependendo do que eu acabar decidindo na minha vida estudantil, posso me interessar por algum curso e me graduar aqui na cidade mesmo. Tenho colegas de sala que estão interessados", afirma.

Imagem: estudantes de Itapajé EDUCADORES – Não apenas os estudantes celebram os novos horizontes proporcionados pela Universidade, mas também os educadores da região. Tyara Lima, docente de matemática das turmas do terceiro ano da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Adriano Nobre classifica o início das atividades do Campus da UFC em Itapajé como uma conquista almejada por gerações. "A implementação do Campus da UFC é um sonho já de muito tempo e hoje a gente poder ver isso nos enche de esperança. Ter esse campus pode ser a possibilidade de outras pessoas virem incrementar direta ou indiretamente a economia da nossa cidade e isso acaba trazendo novos olhares. Particularmente, tenho altas expectativas e espero que em breve a gente possa ter outros cursos e mais possibilidades possam ser ofertadas aos nossos jovens", pontua.

Atualmente com 522 alunos, a EEEP Adriano Nobre é destaque no ensino médio, tendo atingido a nota de 7,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019, enquanto a média nacional foi de 4,2. Adotando diversas estratégias de ensino, como o nivelamento dos alunos e a oferta de aulas extras para estudantes do terceiro ano, a escola possui uma forte política de estímulo aos alunos para ingresso em universidades, em especial as públicas. "A gente fala para eles que o ENEM abre portas, coloca os estudantes em pé de igualdade. Existe um incentivo e acompanhamento das famílias, de que eles precisam realmente estudar para escolher o curso", explica a diretora Silvandira Mesquita.

Com aprovações na Federal do Ceará no histórico da Adriano Nobre, a gestora da escola destaca ainda que o Campus em Itapajé ampliará as conexões dos alunos da rede pública com o ensino superior. "O grande sonho deles é ingressar na Universidade Federal do Ceará e creio que eles vão fazer o processo seletivo para estudar aqui mesmo. A gente ver esse campus funcionando em Itapajé é um grande sonho para os educadores e para as famílias. Vai ser muito importante para os jovens poder estudar em uma universidade federal em seu próprio município", considera Silvandira.

Fonte: Prof. Márcio Veras Corrêa, presidente da Comissão de Implantação do Campus de Itapajé – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.