De padrão internacional, nova pista de atletismo do IEFES é entregue à comunidade acadêmica

A reforma da pista de atletismo do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará foi oficialmente entregue em cerimônia realizada na tarde dessa quarta-feira (25). A atividade integra o calendário de inaugurações de obras, ao longo desta semana, em comemoração do segundo ano da atual gestão. Localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, o novo equipamento agora atende aos requisitos exigidos para eventos internacionais, sendo a única pista em uma instituição pública no Estado com essa capacidade.

Imagem: A administração superior da UFC, além de gestores e integrantes do IEFES, participaram da inauguração da nova pista (Foto: Viktor Braga/UFC)

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, lembrou as dificuldades enfrentadas pelo IEFES, cujos "equipamentos estavam interditados, na iminência de interdição ou sem condições de uso, além da existência de diversas obras paradas na unidade". Após a busca de recursos no Ministério da Educação, articulada pela gestão após visitas ao instituto e apoio de diagnósticos feitos pela diretoria, foi possível retomar as obras da pista, que se iniciaram em 2010, ainda na gestão do Prof. Antônio Barroso Lima à frente do IEFES.

Conteúdo extra: Ouça também reportagem da rádio Universitária FM sobre o evento

O dirigente máximo garantiu: até o fim do ano a reforma do vestiário será entregue, e uma licitação para a conclusão do ginásio gímnico, cujas verbas já estão asseguradas, será lançada. Ele informou ainda que já está no radar a reforma das piscinas existentes no instituto e que o antigo ginásio, após reavaliação, poderá ser recuperado – e não mais demolido. "Assim, teremos uma estrutura mínima para que o IEFES possa desempenhar suas atividades, já que os recursos humanos são de alto nível. Esse é um débito da Universidade com esta unidade que estamos resgatando", enfatizou.

Assista à entrevista completa com o reitor:

Para a diretora do IEFES, Maria Eleni Henrique da Silva, não só a comunidade acadêmica mas toda a sociedade ganhará com a nova pista, por meio dos projetos de extensão. "Vamos poder desenvolver muitos projetos no âmbito da atividade física, saúde e educação", comemorou.

Ela ressaltou ainda toda a experiência e conhecimento acumulados pelos docentes e estudantes do IEFES que, com os equipamentos adequados, poderão ter impacto na vida das pessoas da comunidade, muitas delas usuárias desses espaços.

Assista à entrevista completa com a diretora do IEFES:

O primeiro diretor da Coordenadoria de Educação Física, Esporte e Lazer, José Wilson de Farias Couto, comentou que há poucas pistas no País com essa qualidade e pretende que o espaço se torne um centro de referência para o desenvolvimento do esporte. Ele relembrou que, "ao longo de todos esses anos, os equipamentos do IEFES têm um impacto importante na comunidade que mora nas imediações do campus".

Estiveram presentes à cerimônia o vice-reitor da UFC, Prof. José Glauco Lobo Filho; a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto; a pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração, Adênia Maria Augusto Guimarães; a pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo do Nascimento; e o professor Rafael Bráz Azevedo Farias, representando a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Também compareceram o diretor da Faculdade de Direito, Prof. Maurício Benevides; o vice-diretor do IEFES, Prof. Edson Silva Soares; o diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), Prof. Paulo Faustino Matos. Prestigiaram ainda o evento os coordenadores do Curso de Educação Física integral, Prof. Eduardo Vinícius Mota e Silva, e Educação Física vespertino e noturno, Prof. Marcos Antônio Almeida Campos; o ex-diretor do IEFES Antônio Barroso Lima; o assessor da Reitoria, Prof. Ademar Gondim; o superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental, Everton Bezerra Parente; e a coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC, Cláudia Buhamra.

Imagem: O material instalado na pista permite boa absorção do impacto das atividades de corrida e grande desempenho aos atletas (Foto: Viktor Braga/UFC)

Confira fotos da pista inaugurada no Flickr da UFC

DETALHES DA OBRA – A pista de atletismo foi nivelada, impermeabilizada e revestida com piso de borracha sintética. Segundo o Prof. Eduardo Mota, coordenador do Curso de Educação Física, "a borracha sintética instalada na pista é uma tecnologia muito avançada que permite boa absorção do impacto das atividades de corrida e grande desempenho aos atletas. É o mesmo material utilizado nas melhores pistas do mundo, que sediam grandes competições internacionais".

Orçado em R$ 440 mil, o projeto do IEFES incluiu ainda reforma nos vestiários do instituto e do gramado interno da pista , que permite a utilização do local para atividades de atletismo, especialmente arremessos e lançamentos. Além disso, os espaços destinados às provas de campo foram redimensionados, oferecendo maior eficiência e segurança aos treinamentos.

Assista à entrevista com o superintendente da UFC Infra: