Segundo ano de gestão: reitor inicia semana de inaugurações; entrega do Campus de Itapajé será na sexta-feira (27) com a presença do ministro da Educação

Para celebrar o segundo ano à frente da Universidade Federal do Ceará, o reitor Cândido Albuquerque inicia, nesta segunda-feira (23), uma semana de inaugurações de obras que estavam paradas nos diversos campi da UFC. Entre os destaques está a entrega e visita às instalações do Campus Jardins de Anita, em Itapajé, na sexta-feira (27), com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e de outras autoridades.

Imagem: Marca das comemorações dos dois anos da atual gestão da UFC

A conclusão de obras pendentes é uma das prioridades da gestão do Prof. Cândido Albuquerque. Desde o início da gestão, 24 obras foram finalizadas, envolvendo recursos da ordem de R$ 4,9 milhões, e outras 4 devem ser terminadas até o fim deste ano, somando mais R$ 4 milhões em investimentos.

Durante a semana serão inaugurados projetos contemplados no maior pacote de investimento dos últimos quatro anos, anunciado pela gestão em agosto de 2020, durante os eventos de comemoração do primeiro ano de gestão. Desde então, o reitor tem acompanhado o desenvolvimento dos projetos pessoalmente.

São obras de acessibilidade e reforma em departamentos, unidades administrativas e bibliotecas, entre as quais a recuperação estrutural da Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, a ampliação e aquisição de mobiliário da Biblioteca do Curso de Arquitetura e Urbanismo, e a readequação de instalações elétricas e hidrossanitárias do Laboratório de Cereais, Raízes e Tubérculos, que recebeu novos revestimentos, bancadas e portas.

No Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), a pista de atletismo foi nivelada, impermeabilizada e revestida com piso de borracha sintética. Segundo o Prof. Eduardo Mota, coordenador do Curso de Educação Física, "a borracha sintética instalada na pista é uma tecnologia muito avançada que permite uma boa absorção do impacto das atividades de corrida e grande desempenho aos atletas. É o mesmo material utilizado nas melhores pistas do mundo, que sediam grandes competições internacionais".

Imagem: Reitor supervisiona obras da pista de atletismo do IEFES

Orçado em R$ 440.037,31, o projeto do IEFES incluiu ainda reforma nos vestiários do instituto e do gramado interno à pistaincluiu ainda reforma nos vestiários do instituto e do gramado interno à pista, que permite a utilização do local para atividades de atletismo, especialmente arremessos e lançamentos. Além disso, os espaços destinados às provas de campo foram redimensionados, oferecendo maior eficiência e segurança aos treinamentos.

CAMPUS DE ITAPAJÉ – Apesar das circunstâncias desafiadoras enfrentadas no último ano em decorrência da pandemia de covid-19, o reitor da UFC manteve o compromisso de iniciar as atividades do Campus de Itapajé ainda em 2021, conforme prometido em 2019, ano em que assumiu a Reitoria da Universidade.

O novo campus fica a 130 quilômetros de Fortaleza e será o primeiro da UFC a funcionar exclusivamente com cursos para formação de tecnólogos, já a partir do semestre de 2021.2. Serão ofertados os cursos de Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciências de Dados.

Imagem: Área de convivência e fachada do teatro do Campus de Itapajé, que leva o nome Jardins de Anita (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O campus é composto por dois blocos de sala de aula, laboratórios, salas administrativas e um teatro com capacidade para 420 pessoas. Anunciada em 2017, a obra estava inicialmente prevista para ser inaugurada em 2018. Passou por vários percalços orçamentários e administrativos, até que, já na atual gestão, foi considerada prioritária.

Em visita a Itapajé, o reitor afirmou estar impressionado com a infraestrutura do campus: "As salas de aulas são confortáveis, com cadeiras anatômicas, e a estrutura dos laboratórios é de primeira linha. Isso reflete nosso compromisso social de oferecer aos jovens dessa região um ambiente absolutamente qualificado para que tenham uma educação de qualidade". Para ele, o novo campus terá um papel transformador na cidade. "É fundamental para a região a presença da UFC. Haverá uma transformação inclusive no tecido social, na formação de tecnologia, no desenvolvimento cultural", afirmou.

Confira a programação de eventos em comemoração do segundo ano de gestão:

Segunda-feira (23)
14h ‒ Inauguração simbólica de obras de acessibilidade e de reformas
Local: sala do Conselho Universitário (CONSUNI), na Reitoria da UFC (Av. da Universidade 2853, Benfica)
Obras inauguradas:
‒ acessibilidade e urbanismo do bloco 812, do Departamento de Zootecnia;
‒ acessibilidade do estacionamento do bloco do Instituto UFC Virtual;
‒ acessibilidade do Instituto UFC Virtual ao Restaurante Universitário;
‒ acessibilidade da Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor (CPASE);
‒ reforma do galpão metálico do almoxarifado;
‒ reforma do Edifício Regional do Núcleo de Ofiologia (NUROF);
‒ reforma estrutural da Biblioteca Central do Campus do Pici.

15h ‒ Reforma da Biblioteca do Curso de Arquitetura e Urbanismo
Local: Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design (Av. da Universidade, 2890, Benfica)

Terça-feira (24)
15h ‒ Reforma do Laboratório de Cereais, Raízes e Tubérculos