Procurar no portal

Representantes da UFC reúnem-se com cônsul-geral da França para discutir estreitamento de relações

Em encontro realizado na tarde de ontem (18), na Reitoria, representantes da administração superior e acadêmica da Universidade Federal do Ceará recepcionaram o cônsul-geral da França em Recife (PE), Hugues Fantou, e sua comitiva para tratar dos convênios entre a UFC e o governo e as universidades francesas, com foco na ampliação das iniciativas de cooperação já existentes e na implementação de novas ações de relacionamento. 

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque (à esquerda) entrega materiais institucionais ao cônsul-geral da França Hugues Fantou; à direita, a consulesa honorária da França em Fortaleza, Fernanda Jansen. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

Além do cônsul francês, participaram do encontro Sébastian Dahyot, adido de cooperação e ação cultural do Consulado-Geral da França em Recife; Adrien Puichaud, adido de cooperação linguística; Carolina Soccio, assistente de cooperação; e Fernanda Jansen, consulesa honorária da França em Fortaleza.

A UFC foi representada pelo Prof. Cândido Albuquerque, reitor; pelo Prof. Glauco Lobo, vice-reitor; e pelo Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER). Outros presentes foram Rodrigo Rego, coordenador de Convênios Internacionais da PROINTER; Talita Vasconcelos, coordenadora de Mobilidade Acadêmica da PROINTER; Prof. Robson de Oliveira, coordenador da Casa de Cultura Francesa da UFC; Ruy Ferreira, docente da Casa; e Ticiana Melo, docente do Departamento de Letras Estrangeiras do Centro de Humanidades.

Segundo o Prof. Augusto Albuquerque, de 2018 a 2021, houve mais de 160 publicações científicas conjuntas de pesquisadores da UFC com pesquisadores franceses.  A Universidade também tem grande sucesso nos projetos de dupla diplomação Brasil-França nas áreas de tecnologia (BRAFITEC) e ciências agrárias (BRAFAGRI), liderados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). "Além disso, há uma parceria antiga na área cultural e linguística, exemplificada por nossa Casa de Cultura Francesa", enumerou o pró-reitor.

O cônsul-geral disse estar contente ao ver que a cooperação UFC-França existe e está em plena atividade e que a aproximação entre o Ministério das Relações Exteriores da França e o Consórcio Nordeste (autarquia interestadual que reúne os nove estados do Nordeste em prol do crescimento sustentável e desenvolvimento social da região) tem garantido uma relação especialmente frutífera com os estados nordestinos. Na seara de pesquisa, o objetivo é reforçar a cooperação nas áreas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, um ponto central para o governo francês, disse o diplomata, salientando que, com relação a financiamento de projetos, têm sido privilegiadas parcerias público-privadas. 

Confira entrevista da UFCTV com o cônsul-geral Hugues Fantou:

"Essa é uma área em que nós temos total interesse, pois a Universidade tem tido muito protagonismo nas discussões científicas acerca de energias limpas e renováveis, em especial em torno da implantação do hub de hidrogênio verde no Complexo do Pecém", informou o reitor Cândido Albuquerque acerca das parcerias com empresas para pensar soluções ambientais. Sobre o tema, o diplomata ressaltou que o consulado pode ser um facilitador para essas relações, pois haverá eleições em breve na França (previstas para abril de 2022) e as questões ambientais e a transição energética estão no foco dos debates.

O adido Adrian Puichaud compartilhou, na ocasião, que uma preocupação do consulado, expressa em sua participação em eventos como o I Encontro Franco-Brasileiro de Turismo Sustentável, tem sido auxiliar profissionais do turismo na formação para a fluência em francês. "Estamos aqui para ajudar também os professores de universidades que desejem abordar o francês como língua de trabalho, no turismo, na gastronomia, dentre outros usos", disse.

O Prof. Augusto Albuquerque citou a contribuição do Curso de Português para Estrangeiros, ofertado pela Casa de Cultura Portuguesa da UFC. As Casas de Cultura Estrangeira são o maior projeto de extensão em ensino de língua estrangeira do País e têm oferecido formação qualificada em idiomas, para proporcionar maior conforto nas experiências de mobilidade de nosso alunado. Em paralelo, o programa Idiomas sem Fronteiras, do Governo Federal, dá suporte ao tema com a oferta de cursos presenciais e a distância e com aplicação de testes de proficiência.

Acompanhe a fala do pró-reitor Augusto Albuquerque sobre o encontro:

Sobre a Casa de Cultura Francesa, seu coordenador, o Prof. Robson de Oliveira, fez menção ao intercâmbio cultural e linguístico promovido pela instituição, que já teve professores visitantes, é o maior centro formador de professores de francês e movimenta a cena cultural francófona da cidade com eventos como a Fête de la Musique e o 14 Juillet (festa nacional francesa ou Dia da Bastilha).

Imagem: A reunião com o cônsul e sua comitiva contou com a presença do reitor, do vice-reitor e de representantes da PROINTER, da Casa de Cultura Francesa e do Centro de Humanidades. (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

O reitor Cândido Albuquerque agradeceu a presença dos diplomatas e apontou a necessidade de haver uma relação mais técnica e qualificada para elencar e desenvolver as parcerias com o governo francês, atingindo um novo patamar de cooperação. "Por isso é extremamente significativo um encontro como este aqui, já que, com a pandemia, esses contatos foram um pouco prejudicados", afirmou. O gestor máximo também destacou o papel de ações na UFC, como o módulo Jean Monnet, iniciativa de ensino e pesquisa vinculada ao Programa Erasmus +, que enfoca temáticas sobre a União Europeia e tem tido intenso envolvimento de docentes da UFC. Um exemplo é a Profª Tarin Mont'Alverne, coordenadora do Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais (GEDAI).

O reitor Cândido Albuquerque também falou à UFCTV, fazendo um balanço do encontro:

Por fim, o cônsul-geral ficou bastante satisfeito ao constatar a interação do Brasil, principalmente da UFC, com seu governo: "Passei a maior parte de minha vida diplomática entre a Rússia e a Ucrânia. Estou impressionado com o nível da troca entre pesquisadores brasileiros e franceses; já é muito rica."

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300