Em reunião, reitor recebe exemplar do "Anuário do Ceará", que neste ano homenageia MAUC

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu na tarde desta quarta-feira (24), em seu gabinete, o jornalista Jocélio Leal, editor-geral do Anuário do Ceará ‒ publicação centenária que neste ano homenageia o Museu de Arte da UFC (MAUC). Leal entregou ao reitor um exemplar da publicação, que é a mais antiga do Estado em circulação, sendo que sua primeira edição remonta ao ano de 1872.

"Todo ano, a equipe do Anuário discute o que seria um 'gancho' para o tema da edição. E a efeméride dos 60 anos do Museu é algo muito importante. Vimos nela uma ideia de valorizar o MAUC, especialmente em um momento de pandemia, no qual ficou ainda mais evidenciado o quanto a cultura é importante. Para nós, enquanto produtores de conteúdo, foi algo genial, e para o nosso planejamento gráfico, foi uma alegria", explica o jornalista, que é egresso da UFC, onde se graduou em 1998 no antigo Curso de Comunicação Social (que deu origem aos atuais Cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda).

Imagem: Jocélio Leal e Cândido Albuquerque no gabinete do Reitor da UFC

Segundo Leal, a visita à Reitoria foi uma forma de agradecer institucionalmente à UFC e ao MAUC pelo apoio (o Museu também foi visitado anteriormente pela equipe do Anuário).

"Foi um encontro importante e muito produtivo. Tivemos a oportunidade de trocar ideias, conversar sobre a Universidade, sobre o Estado do Ceará e sobre a imprensa. O Anuário é realmente uma referência, que nós precisamos cultivar. Fico feliz em saber que essa é uma ideia [da publicação do Anuário] que permanecerá, inclusive no formato físico", disse o reitor Cândido Albuquerque.

O MAUC foi a inspiração para todo o projeto gráfico da edição 2021-2022 do Anuário, que traz também um capítulo especial sobre os 60 anos do equipamento cultural, completados em junho deste ano. Ao longo de 13 capítulos e 680 páginas, são apresentadas 20 obras de 15 artistas que expõem no Museu.

Na capa, está a obra Conselheiro pregando sertão adentro, de Descartes Gadelha. Os demais artistas cujas obras ilustram o Anuário são Aldemir Martins, Antônio Bandeira, Barrica, Estrigas, Floriano Teixeira, Heloysa Juaçaba, Jean Pierre Chabloz, Nearco, Raimundo Cela, Roberto Galvão, Sérvulo Esmeraldo, Stênio Burgos, Zé Pinto e Zé Tarcísio.

SOBRE O ANUÁRIO ‒ A publicação apresenta um grande conjunto de informações econômicas, políticas, sociais, geográficas e culturais referentes ao Ceará. Os dados que constam na edição impressa estão disponíveis também no site do projeto, no qual as informações são constantemente atualizadas, segundo o editor-geral. O Anuário é desenvolvido pela Fundação Demócrito Rocha e promovido pelo Grupo de Comunicação O Povo.

SOBRE O MAUC ‒ O Museu de Arte da UFC conta atualmente com cerca de 7 mil obras, entre as quais destacam-se as coleções de arte popular, com 1.544 peças (entre matrizes e estampas de xilogravuras, esculturas em cerâmica e madeira e ex-votos) e de artes plásticas, com 5.184 (pinturas, guaches, aquarelas, gravuras, desenhos, esculturas). Ao longo de sua trajetória, o MAUC presenteou o público com 487 exposições entre 1957-1961 (ainda na fase pré-museu) e 1961-2021. Dessas, seis foram realizadas no formato virtual, numa adaptação do museu ao contexto da pandemia de covid-19.

O MAUC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica. Outras informações estão disponíveis no site do MAUC e nos perfis do equipamento no Instagram e Facebook.