Procurar no portal

EU 2021: virologista fala sobre nova variante do coronavírus e diz que só teremos segurança quando todos forem vacinados

No momento em que o mundo acompanha com atenção o surgimento e avanço da variante ômicron do novo coronavírus, o médico, pesquisador e professor de virologia Eurico de Arruda Neto faz um alerta para a distribuição desigual de vacina no mundo: "Nós só teremos segurança quando todos tiverem sido vacinados", disse, durante a plenária de abertura dos Encontros Universitários 2021, na manhã desta quarta-feira (1º).

O Prof. Arruda Neto é médico formado pela UFC, com doutorado em infectologia e pós-doutorado em virologia. Atualmente, é professor titular de virologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. A palestra "A epidemia de covid-19: situação atual" abriu as atividades acadêmicas dos EU 2021 e contou com a mediação do Prof. Roberto da Justa, da Faculdade de Medicina da UFC. A apresentação foi assistida por mais de 500 pessoas simultaneamente e registrou mais de 1.000 visualizações com menos de uma hora de publicação.

Imagem: Reprodução da tela de computador durante palestra do professor Eurico de Arruda Neto, que está falando sentado, com livros em uma estante ao fundo; há um intérprete de libras no lado direito da tela (Imagem: Reprodução/UFC Informa)

VARIANTE ÔMICRON ‒ "Justamente no sul do continente africano, onde surgiu a ômicron, há uma população pouco vacinada. Lá, circula mais vírus porque tem só 20% da população vacinada. Isso é muito pouco. E, claro, mutantes e variantes vão surgir e possivelmente se espalhar pelo mundo", explicou o professor.

No evento, o palestrante abordou a presença dos vírus no planeta Terra ao longo da história e, especialmente, dos coronavírus. Sobre a ômicron, afirmou que a tendência é que ela seja mais transmissível e, no entanto, menos violenta que o vírus original. Isso não seria algo específico da nova variante, mas resultado das vantagens estimuladas pelo processo de seleção natural. "[Nos vírus] virulência e transmissibilidade frequentemente são inversamente proporcionais", explicou.

NOVAS PESQUISAS ‒ O professor chamou a atenção para as novas pesquisas que vêm sendo feitas sobre covid-19 e que ajudam a entender melhor o comportamento da doença. Descobertas como a que apontam que o SARS-CoV-2 é capaz de infectar linfócitos humanos. "Ou seja, o vírus infecta as próprias células encarregadas de responder contra ele [no organismo] e isso é muito importante. Porque pode ser que quando elas migram para o tecido inflamado o vírus vá junto, o que aumenta sua replicação pelo corpo", pontuou.

Imagem: Reprodução da tela de computador durante palestra do professor Eurico de Arruda Neto; em destaque há figuras falando sobre a presença dos vírus na história do planeta Terra; há um intérprete de libras no lado direito da tela (Imagem: Reprodução/UFC Informa)

Ele também citou pesquisas que vêm apontando desdobramentos graves com pacientes sobreviventes de covid-19. "Há um aumento significativo de hemorragia intracraniana, AVC isquêmico, doença de raiz nervosa, doença de junção neural e demência, numa incidência bem maior em relação a outras causas de internação por doenças respiratórias. E, o que me preocupa muito, a presença de desordens psicóticas e do humor, como a ansiedade. Quem sabe o que isso pode trazer no pós-covid?".

Arruda Neto ponderou, contudo, que os estudos mostram com clareza a eficácia das vacinas contra infecção sintomática e doença grave relacionadas às principais variantes do novo coronavírus. Esses bons resultados ganham reforço significativo com a terceira dose. "É por isso que, onde a vacinação avançou, independentemente da composição da vacina, existiu uma redução muito grande de casos internados e de mortes por covid", pontua.

A íntegra da palestra está disponível no canal dos Encontros Universitários 2021 no YouTube. Confira também abaixo um resumo do dia de hoje:

GIRO PELO INTERIOR ‒ No primeiro dia dos EU 2021, o destaque no Campus de Quixadá foi a oficina "Creative coding e design computacional", com o Prof. Fernando Krum, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. O evento abordou como os produtos e serviços digitais são desenvolvidos a partir das ferramentas computacionais.

Imagem: Reprodução da tela de computador durante oficina do professor Fernando Krum; na tela há figuras sobre creative coding (Imagem: Reprodução/UFC Informa)

Krum expôs os princípios do chamado "pensamento computacional" e, junto com os participantes da oficina, criou um exemplo de algoritmo funcional usando a ferramenta Snap. A apresentação está disponível na página do Campus de Quixadá no Facebook. Além disso, alunos do campus apresentaram trabalhos por meio da plataforma Google Meet.

Em Crateús, destaque para o ciclo de palestras "Projetos de pequenas habitações", que contou com duas apresentações: na primeira, o engenheiro civil Antônio Edimar dos Santos aborda o tema "Aprovação de projetos de engenharia em Crateús"; na segunda, o também engenheiro civil Mateus Veras Mendes fala sobre "Desempenho térmico de habitações de interesse social". As palestras ficarão disponíveis no canal do Campus de Crateús no YouTube.

Leia também:
VIII Encontro de Cultura Artística e VII Mostra ICA iniciam atividades nos Encontros Universitários 2021

PROGRAME-SE ‒ No segundo dia dos EU 2021, um dos principais momentos será a plenária "A Inteligência artificial no nosso dia a dia", com o Prof. Virgílio Almeida, do Centro de Inovação em Inteligência Artificial ‒ Saúde, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A palestra ocorre às 10h desta quinta-feira (2). Destaque também para as Mostras de Extensão ‒ que abordarão temas como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), educação ambiental e cultura lúdica ‒ e para palestras sobre curricularização da extensão e oportunidades de estudo no Canadá.

Haverá ainda os webinários CAPES Print, com palestrantes estrangeiros renomados, no âmbito do programa de internacionalização financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sob organização da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER). Além disso, há uma série de oficinas, minicursos, apresentações de trabalho, mostras artísticas, entre outros eventos. Acesse a íntegra da programação dos EU 2021 dos EU 2021.

Leia também:
Encontros Universitários 2021 é oficialmente aberto; programação virtual segue até sexta-feira (3)

Fonte: Comissão Organizadora dos EU 2021 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300