Encontros Universitários 2021 é oficialmente aberto; programação virtual segue até sexta-feira (3)

Os Encontros Universitários 2021 já começaram. Com programação variada até sexta-feira (3), esta edição tem como tema "Ciência e sociedade se encontram na Universidade". Quase cinco mil trabalhos foram inscritos e os interessados podem ainda acompanhar plenárias, debates, palestras, workshops, atividades artísticas e culturais, entre outros. As atividades serão realizadas em formato 100% on-line no canal dos EU 2021 UFC no YouTube.

Imagem mostra captura de tela com artistas tocando instrumentos musicais em apresentação on-line

Durante a mesa de abertura, realizada na manhã desta quarta-feira (1º), o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressaltou que "os Encontros Universitários são uma oportunidade para que a nossa comunidade mostre para a sociedade o que estamos produzindo em termos de ciência, pesquisa, inovação, empreendedorismo". Ele defendeu a necessidade de conexão e diálogo da Universidade com a comunidade externa a fim de apresentar a produção acadêmica de qualidade existente na UFC.

O vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, enfatizou a importância de a ciência atender às necessidades da sociedade. "A Universidade tem um tripé universal: ensino, pesquisa e extensão", afirmou ele, lembrando que essas três dimensões precisam atuar de forma independente e harmônica, sem uma sobressair em relação à outra. Glauco Lobo abordou ainda os avanços das atividades em formato virtual em razão das restrições impostas pela pandemia de covid-19.

Confira a mesa de abertura dos EU 2021:

Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Prof. Rodrigo Porto, os EU são "uma prestação de contas, um convite e uma grande confraternização". Prestação de contas por apresentar a produção acadêmica da UFC, convite por trazer conectar a sociedade à universidade, e confraternização pela troca de conhecimentos e saberes.

A presidente da Comissão Organizadora dos EU 2021 e coordenadora de Pesquisa da PRPPG, Prof. Geanne Matos, destacou o papel dos EU: "Serão três dias de intensa programação científica e cultural em que a UFC vai apresentar para a sociedade o que faz de melhor em termos de pesquisa, extensão, ensino, inovação tecnológica, cultura e arte".

Durante a abertura, os participantes puderam acompanhar três apresentações da Camerata de Cordas da UFC, sob coordenação da professora de violino e viola Liu Man Ying. Os artistas executaram as composições "Serenata", de Alberto Nepomuceno; "Libertango", de Astor Piazolla e arranjo de Paulo Leniuson; e "Tetris", de Korobeiniki e Bradinsky, com arranjo de Inácio Saldanha.

Leia mais: EU 2021 de Fortaleza já tem programação de palestras e oficinas definida; acesse e-book com as atividades.