Nova portaria prorroga, até 11 de fevereiro, autorização a chefias imediatas para decidirem sobre regime de trabalho

A Universidade Federal do Ceará publicou nesta segunda-feira (31) a Portaria nº 28/2022, que prorroga até 11 de fevereiro de 2022 a autorização institucional às chefias imediatas para decidirem sobre o regime de trabalho dos servidores lotados em suas unidades. O documento, assinado pelo reitor Cândido Albuquerque, atualiza a situação estabelecida pela Portaria nº 10/2022, que dava aos gestores esta opção até o dia 31 de janeiro.

Imagem: Foto de vista lateral da Reitoria da UFC mostra o brasão em relevo. (Foto: UFC informa)

A nova portaria suspende temporariamente a eficácia do Artigo 1º da Portaria nº 250, de 1º de outubro de 2021, que regulamentou o retorno ao regime presencial do trabalho administrativo da Instituição. A decisão foi tomada neste início de ano em atenção a uma demanda do  Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) e levou em consideração aspectos como: o recrudescimento da pandemia por conta da variante "ômicron"; a proliferação de quadros de síndrome gripal devido a cepas do coronavírus e do vírus influenza; e a necessidade de adequar as relações de trabalho ao quadro pandêmico da covid-19.

Nesse período, as chefias imediatas ainda estão autorizadas a decidir qual o regime de trabalho (presencial ou remoto) mais adequado para cada setor, adaptando-o às necessidades organizacionais com o uso de opções como teletrabalho integral ou revezamento.

De acordo com a administração superior, a UFC continua realizando o monitoramento das atividades letivas e dos indicadores da pandemia, mantendo-se sempre atenta e cuidadosa nas providências a serem tomadas para a proteção de estudantes, servidores docentes, servidores técnico-administrativos e colaboradores.

Com o retorno das atividades acadêmicas presenciais previsto para 16 de março, a gestão tem dedicado esforços para viabilizar as medidas necessárias para a segurança da comunidade acadêmica, levando em conta as recomendações das autoridades sanitárias e as orientações técnico-consultivas do nosso Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. Quaisquer mudanças nos normativos serão comunicadas, amplamente e em tempo real, a todos os segmentos acadêmicos.