Retomada de atividades acadêmicas presenciais em março demonstra união da comunidade rumo à superação da pandemia

A administração superior da Universidade Federal do Ceará (UFC) reuniu-se remotamente nessa terça-feira (25) e assegura estar mantida a data definida para início do ano letivo de 2022, 16 de março, em regime integralmente presencial. A data obedece calendário aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) no dia 25 de novembro do ano passado e consiste em uma etapa representativa do avanço da UFC em seu plano de superação da pandemia do coronavírus, missão coletiva iniciada em julho de 2020 com o lançamento do Plano Pedagógico de Emergência (PPE).

Imagem: Foto da Reitoria da UFC mostra torre do imóvel tombado com céu azul ao fundo (Foto: Viktor Braga/UFC Informa)

Com acurácia técnica, responsabilidade e envolvimento de estudantes, servidores docentes e servidores técnico-administrativos, o retorno à plenitude do cotidiano universitário consolidará o progresso da UFC para uma fase inédita da reação institucional à emergência sanitária que pegou o mundo de surpresa. Neste percurso, a Instituição já enfrentou muitos desafios, tais como: necessidade de adaptação das metodologias de ensino; mobilização solidária para proporcionar segurança de saúde, moradia e alimentar; promoção de inclusão digital e, mais recentemente, transição do formato remoto para o regime híbrido e, nos próximos meses, para o presencial.

Leia também: Esforços institucionais direcionarão comunidade para retorno presencial com segurança

Os dois últimos anos foram delicados, mas causa igual preocupação aos gestores o prejuízo social, pedagógico e humano do prolongamento excessivo do ensino híbrido. Embora a variante Ômicron do vírus SARS-Cov-2 tenha causado preocupação mundial, as estatísticas sanitárias têm reportado baixo índice de gravidade de sintomas e um ciclo curto da doença, fato devido à extensa cobertura de imunização da nossa população.

Para a administração, ao retornar, a Universidade estará correspondendo dignamente às expectativas que a sociedade nela deposita e se permitindo seguir cumprindo a própria missão, em consonância com a tendência mundial. Inúmeras universidades ao redor de todo o mundo já estão em pleno funcionamento, como antes da pandemia. A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, não só retomou as atividades presenciais em agosto do ano passado, como recebeu a maior leva de estudantes de graduação da história da instituição.

A UFC está atenta e sensível a tudo que está acontecendo, mas também consternada com o que tem sido subtraído da vivência de sua comunidade. Em seus cursos, encontram-se estudantes que já estão no meio da graduação e não frequentaram ainda espaços que são a alma da vida universitária. O clima institucional revela que a comunidade encontra-se ansiosa pela retomada da rotina acadêmica presencial. Por isso, a Universidade já está se mobilizando e adotando as medidas necessárias para garantir o retorno com segurança, fato que só não ocorrerá se houver restrição das autoridades estaduais via algum novo decreto.

Todas as decisões tomadas na UFC têm levado em conta as recomendações das autoridades sanitárias de nosso Estado e do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Universidade. As unidades também estão se preparando para o retorno, com manutenções e trocas de equipamentos realizadas pela Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) desde novembro de 2021.

O Protocolo Institucional de Biossegurança da UFC não só foi atualizado, como ganhou novos desdobramentos, como o Protocolo de Conduta de Vigilância Epidemiológica da FAMED/FFOE. Ambos foram elaborados com toda a expertise técnica, aprovados no comitê de crise e trazem orientações que levam em consideração a situação corrente e versam sobre as atividades presenciais administrativas e acadêmicas na Instituição.

No entendimento da administração, o retorno acadêmico presencial trará inúmeros benefícios. Para o cotidiano da graduação, a possibilidade de voltar a interagir presencialmente trará mais isonomia e minimizará a desigualdade de acesso às tecnologias que, até agora, foram a solução. A aprendizagem será reforçada com o contato direto discente-docente, com a oferta de aulas de campo e com o apoio mútuo, importante para a sensação de que não se está sozinho.

Desde junho de 2021, foram retomadas as atividades práticas na formação discente, e em alguns cursos os professores já ministram aulas presenciais.

O contexto ainda inspira cuidados. Por isso, a UFC continua realizando o monitoramento das atividades letivas e dos indicadores da pandemia, mantendo-se sempre alerta e cuidadosa nas providências a serem tomadas para a proteção de estudantes, servidores docentes, servidores técnico-administrativos e colaboradores. Prezando por uma comunicação efetiva e precisa, até o início do semestre 2022.1, em 16 de março, quaisquer mudanças nas orientações serão amplamente divulgadas para a comunidade acadêmica através do Portal da UFC e dos canais oficiais nas mídias sociais.

A ocupação presencial e a presença física são componentes fundamentais, para os quais não há equivalentes, de uma vida acadêmica plena. A opção por ela valoriza os laços de pertencimento, impacta positivamente o desempenho laboral e estudantil, eleva a qualidade dos cursos e serviços oferecidos, preserva a saúde mental e o bem-estar das pessoas e mantém nossa instituição educacional viva e em movimento. É nisso que acreditamos e é para isso que trabalhamos.

Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque – Reitor
Prof. José Glauco Lobo Filho