Procurar no portal

UFC integra cooperação em energias renováveis entre governo, FIEC, universidades e empresariado

A Universidade Federal do Ceará (UFC) prestigiou a assinatura de mais um memorando de entendimento entre poder público, setor industrial, academia e empresas privadas interessadas em investir em empreendimentos de energias renováveis no Ceará. Em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (7), no Palácio da Abolição, o reitor Cândido Albuquerque representou a UFC em acordo firmado pelo Governo do Estado para os novos hubs e usinas, desta vez com as empresas brasileiras Cactus Energia Verde e Uruquê Energias Renováveis e a italiana BI Energia.

Imagem: Reitor Cândido Albuquerque (à frente) assina memorando de entendimento entre governo, FIEC, universidades e empresas para implantação de empreendimentos em energias limpas. (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

Além do reitor, participaram da cerimônia, presidida pelo Governador Camilo Santana: Maia Júnior, secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Carlos Décimo, secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE); Roseanne Medeiros, secretária-executiva da Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (SEDET); Hidelbrando Soares, reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); Luiz Eugênio Lopes Pontes, sócio-diretor da Cactus Energia Verde; Michele Raffa, CEO da BI Energia; Lúcio Bomfim, diretor da BI Energia no Ceará; José Carlos Braga, diretor da Uruquê Energias Renováveis; e Uirá Braga, projetista da Uruquê Energias Renováveis.

O memorando hoje assinado detalha a cooperação entre os entes mencionados para a implantação de um complexo de geração de energia solar fotovoltaica, a ser instalado no Vale do Jaguaribe; de um empreendimento eólico offshore (com turbinas instaladas dentro do mar), no litoral de Camocim; e de uma planta eletroquímica para o futuro hub de produção de hidrogênio verde do Porto do Pecém. O montante a ser investido nos três projetos deverá ultrapassar os R$ 26 bilhões.

O governador Camilo Santana afirmou, abrindo a solenidade, que o Ceará tem liderado as iniciativas sobre energias limpas no Brasil. "É uma grande honra receber conterrâneos e investidores em nosso Estado [referindo-se aos executivos da multinacional]. O Ceará tem saído na frente, investido em conhecimento e, hoje, o objetivo aqui é assinar mais um memorando de entendimento para investimento na descarbonização* de nossa economia, fato que queremos comemorar até 2050", disse.

O secretário Maia Júnior assinalou que momentos como esse sacramentam a posição do Ceará no topo da discussão tanto sobre hidrogênio verde quanto sobre toda uma gama de energias renováveis. "A transição energética que o governador está liderando aqui no Brasil é inédita. Somos o primeiro estado subnacional a garantir que tornará totalmente limpos os combustíveis que alimentarão seu desenvolvimento até 2050. Além de liderar uma transição energética em consonância com o mundo, estamos fazendo uma grande transição também na economia do Ceará", reconheceu o titular da pasta, afirmando que o Ceará está chegando a 14 gigawatts de energias limpas em processo de licenciamento no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Imagem: Da esquerda para a direita: Prof. Cândido Albuquerque (reitor da UFC), Ricardo Cavalcante (presidente da FIEC), Camilo Santana (governador), Michele Raffa (CEO da BI Energia) e Luiz Eugênio Pontes (diretor da Cactus Energia Verde). (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

PARCERIA COM ACADEMIA – O reitor Cândido Albuquerque parabenizou o governo Camilo Santana pela expansão das universidades estaduais, com o recente anúncio de instalação de sete novos campi da UECE, da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Regional do Cariri (URCA). "O Ceará tem grandes universidades federais, estaduais e privadas. E nós temos que apoiar cientificamente essa transição energética do Estado, o que depende fundamentalmente dessa coordenação que o governo vem fazendo. Com o devido suporte tecnológico e científico, essa transição se dará de forma consistente. Em nome da academia, fica o nosso agradecimento e reconhecimento", declarou o dirigente máximo da UFC, acrescentando que as instituições de pesquisa cearenses estão prontas e focadas em apoiar esse crescimento em parceria com os empresários da Cactus, da Uruquê e BI Energia.

O Prof. Cândido Albuquerque aproveitou a oportunidade para socializar a informação, anunciada no último dia 2, de que será criado um laboratório específico para pesquisas em hidrogênio verde no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, o Laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas, onde serão investidos R$ 500 mil. "O setor produtivo encontrará na Universidade um ambiente preparado. Por isso que essa iniciativa do hub já é vitoriosa. O Ceará tem as condições naturais e as inteligências necessárias para que essa transformação se produza", finalizou.

Reitor da UECE, o Prof. Hidelbrando Soares salientou ser este um momento estratégico para o Ceará. "Estamos criando os fundamentos de uma economia verde, de uma transição que junta o que existe de melhor do ponto de vista tecnológico, ambiental e econômico. Temos um modelo institucional muito vigoroso, onde você reúne de um lado o governo, de outro, uma academia que vem sendo fortalecida pelo próprio governo, e no meio, o empresariado", apontou, dizendo ainda que o objetivo de todos esses empreendimentos é culminar em um desenvolvimento cada vez mais inclusivo no Estado, com geração de emprego, renda e qualidade de vida para o povo.

De acordo com o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, todo o sistema S está preparado para qualificar os trabalhadores que esses empreendimentos vão precisar. "Já lançamos nosso primeiro curso sobre tecnologias relativas ao hidrogênio verde, para o qual tivemos até inscrições internacionais. Estamos preparando também formações nas áreas de energia solar e eólica. Parabenizo o governo e seus secretários, além das universidades, por terem lançado no momento certo essa transformação que o Estado passará", afirmou o dirigente, fazendo referência ainda ao Porto do Pecém como agente fundamental dessa expansão. "Hoje temos um porto espetacular, que faz a diferença", frisou.

Falando em nome dos empresários, Luiz Eugênio Pontes disse ter ouvido algo animador de um investidor canadente, representante de um dos maiores fundos de investimento mundiais em energias renováveis. O especialista afirmou que o Ceará está dando os primeiros passos para se tornar, no futuro, uma liderança do quilate da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), porém na área de combustíveis limpos. "A gente fica satisfeito de ver uma visão de governo promissora e necessária para o País e para o mundo. O Ceará será um fornecedor de energia não somente para as necessidades internas, mas para além disso".

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

* O governador Camilo Santana refere-se à meta de o Estado zerar as emissões de carbono em suas atividades econômicas, presente na Agenda Ceará 2050.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300