UFC anuncia investimento de mais de R$ 500 mil em laboratório que pesquisará hidrogênio verde

Uma comitiva da Reitoria da Universidade Federal do Ceará realizou visitas, na manhã dessa terça-feira (1º), a departamentos e laboratórios do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Na ocasião, foi anunciado o investimento de mais de R$ 500 mil no Laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas, do Departamento de Engenharia Mecânica.

Imagem mostra grupo de pessoas em pé, dentro do laboratório, conversando

O objetivo é adequar as instalações do local para poder realizar parcerias em pesquisas, com foco principal nos estudos sobre hidrogênio verde. Assim, a ideia é criar no espaço um centro de pesquisa sobre o combustível. "Queremos que a UFC seja uma referência nacional na produção do hidrogênio verde", enfatizou o reitor Cândido Albuquerque. A Universidade é parceira do Governo do Estado no planejamento, pesquisa e criação de um hub para a produção de hidrogênio verde no Porto do Pecém.

Segundo o reitor, a UFC já realiza diversas pesquisas na área. "Nós produzimos hidrogênio verde, estudamos máquinas que consomem esse combustível, agora queremos fazer isso em escala comercial, porque o mundo está precisando dessas pesquisas para substituir a matriz energética [de fóssil para tecnologias menos poluentes]", defendeu.

A Profª Fernanda Leite Lobo, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, informou que o laboratório abrange pesquisas na área de energias renováveis. "Nós temos vários projetos aprovados. Uns com a FUNCAP, no último edital de energias renováveis, e muitos com montadoras que vão utilizar motores para queima e uso direto do hidrogênio verde que nós pretendemos produzir. Acredito que realmente [esse combustível] é o futuro como uma forma de descarbonizar nossas economias", afirmou.

Na avaliação do pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, é fundamental a criação de tecnologias no Ceará para produção do combustível. "A gente observa que a cadeia do hidrogênio verde, desde a sua produção até a utilização na ponta, ainda tem muitas lacunas e oportunidades de desenvolvimento. Então temos que ter uma estrutura de pesquisa preparada para suprir essas demandas", comentou. Ele coordena, junto com o diretor do Parque Tecnológico da UFC, Fernando Nunes, a equipe de pesquisadores da UFC que realiza estudos nessa área.

Assista ao vídeo da UFCTV sobre o investimento feito pela Universidade:

SOBRE O HUB – O Governo do Ceará trabalha na articulação para implantar um hub de produção de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Apesar de ser um elemento abundante na natureza, o hidrogênio não está disponível em estado puro. Ele é obtido através de um processo químico chamado eletrólise. Quando ocorre a obtenção do hidrogênio por meio de energias limpas, como eólica e solar, sem emissão de carbono, ele ganha a denominação de "hidrogênio verde".

Imagem mostra grupo de pessoas em pé, lado a lado, posando para foto com prédio ao fundo com a identificação "Departamento de Geografia"

VISITAS A DEPARTAMENTOS – Durante a manhã, o reitor e sua equipe visitaram também os Departamentos de Geografia, Geologia e Matemática com o intuito de conhecer o trabalho realizado nessas unidades e ouvir demandas por intervenções nas estruturas dos prédios.

O chefe do Departamento de Geografia, Prof. Rubson Pinheiro Maia, que conduziu a visita ao departamento com a subchefe daquela unidade, Profª Adryane Gorayeb, e com professores, ressaltou o esforço da equipe na manutenção e conservação do prédio.

Imagem mostra o reitor da UFC, professor Cândido Albuquerque, em pé olhando para estantes com diversos exemplares de rochas

Ele informou ainda que o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC tem nota 6 na avaliação da CAPES e que o departamento possui 50% dos docentes como bolsistas de produtividade do CNPq. "Acho um dado quase inédito ter uma quantidade tão grande de bolsistas", comemorou.

Veja outras imagens da visita aos departamentos no Flickr da UFC

Na Matemática, o espaço físico foi apresentado pelo chefe do departamento, Prof. Romildo José da Silva, e pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação, Prof. Ernani de Sousa Ribeiro Júnior.

Imagem mostra comitiva caminhando em corredor do Departamento de Matemática

COMITIVA – Também participaram da visita o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Almir Bittencourt; o superintendente e o superintendente-adjunto de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), Eduardo Palheta e Jody Campos, respectivamente, além de equipe do setor; a titular da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA), Raquel Dantas do Amaral; e os professores do Departamento de Engenharia Mecânica André Valente Bueno, Carla Freitas Andrade, Paulo Alexandre Costa Rocha e Maria Eugênia Vieira da Silva.

UFC participa do Fórum Internacional de Hidrogênio ao lado de atores estatais e do setor produtivo
UFC participa de apresentação sobre hidrogênio verde na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas
UFC participa de seminário internacional para discutir potencial do hidrogênio verde no Ceará
UFC integra missão à usina de hidrogênio verde na Espanha; iniciativas empreendedoras de universidade foram visitadas