Corregedor-Geral da União é recebido pela administração da UFC na Reitoria; pauta foi central regional de corregedoria

A administração da Universidade Federal do Ceará recebeu, nessa quarta-feira (16), a visita do Corregedor-Geral da União, Gilberto Waller Júnior. Em reunião realizada na Reitoria, o magistrado foi recebido pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e pelo vice-reitor, Prof Glauco Lobo. Participaram ainda da agenda o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; a auditora interna da UFC, Glícia Santiago; o secretário de Governança, Cláudio Marques; o superintendente regional da Controladoria-Geral da União (CGU) no Ceará, Giovanni Pacelli, além de servidores da Controladoria Geral da União (CGU).

Imagem: Da esquerda para a direita: Glícia Santiago (auditora interna da UFC); Prof. Almir Bittencourt (pró-reitor de Planejamento e Administração - UFC); Giovanni Pacelli (superintendente da CGU-CE); Prof. Cândido Albuquerque (reitor da UFC); Gilberto Waller (Corregedor-Geral da União) e Prof. Cláudio Marques (secretário de Governança - UFC). (Foto: Viktor Braga/ UFC Informa)

O objetivo do encontro foi uma visita de cortesia e a sugestão, por parte do corregedor, da implantação de uma central regional de corregedoria na UFC. "A Universidade me chamou atenção pela boa gestão. Por isso, é que nós fizemos questão de conhecer e resolvemos sugerir a criação de, pelo menos, uma forma embrionária de corregedoria, que possa ajudar a conduzir as práticas, que possa viabilizar o diálogo", defendeu Gilberto Waller.

Após uma breve exposição do reitor e do secretário de Governança, que reconstituíram o percurso recente da área disciplinar na Instituição, o Prof. Cândido Albuquerque socializou com o corregedor e as equipes da CGU  e do TCU dados de diagnóstico sobre desempenho e taxas de sucesso dos cursos de graduação, bem como um dos principais mecanismos de transparência da UFC hoje, o site Painéis UFC. "Mudamos nesta gestão muitas práticas, a partir de experiências que foram exitosas quando entrei na Faculdade de Direito como diretor", afirmou o reitor.

Gilberto Waller, em sintonia com o ministro do TCU Augusto Nardes (que esteve na UFC em outubro), elogiou a cultura sólida de transparência e governança da casa. "Contar com uma área específica para se dedicar a isso só vai somar, é uma garantia de continuidade e a certeza de que a Corregedoria não será utilizada para perseguir ninguém e que nem irá pecar no âmbito correcional", exemplificou, acrescentando que a ideia é usar a ferramenta para identificar as lacunas onde é necessário atuar: nas comissões, no sistema de acompanhamento dos processos, nas campanhas de sensibilização ou no próprio Código de Ética.

Em nome da administração, o reitor agradeceu a contribuição do corregedor e manifestou que a gestão discutirá com os setores competentes as sugestões apresentadas, no sentido de melhorar sucessivamente o ambiente de governança da Universidade.