Laboratório de Bioagentes Patogênicos de Nível de Biossegurança 3 é inaugurado no Porangabuçu

A Universidade Federal do Ceará inaugurou, na manhã desta quinta-feira (17), o Laboratório de Bioagentes Patogênicos de Nível de Biossegurança 3 – NB3 – NBA3, instalado no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), da Faculdade de Medicina (FAMED). A solenidade contou com a presença do reitor e do vice-reitor da UFC, de demais membros da gestão superior da Universidade e de representantes de importantes instituições cearenses.

Imagem: Foto da visita do reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ao interior do novo laboratório de bioagentes patogênicos

O laboratório permitirá pesquisas com manipulação de amostras de vírus ativos, como o SARS-CoV-2, causador da covid-19, além de fungos e bactérias potencialmente ocasionadores de infecções letais. No prédio, também funcionará um biotério, onde poderão ser feitos testes com animais, além de um laboratório de análises equipado com o que há de mais moderno na área.

Dando início à solenidade, a Profª Danielle Macedo, vice-diretora da FAMED, externou a felicidade dos envolvidos no projeto em presenciar a conclusão do laboratório em tempo recorde, e agradeceu nominalmente aos membros da equipe a contribuição e comprometimento. A gestora citou ainda a intenção de treinar a nova geração de pesquisadores para o nível 3 de biossegurança e da possibilidade de uso do equipamento por profissionais das áreas de medicina, farmácia, biologia e biotecnologia. "Essa é uma estrutura que nasce e já tem vida longa à vista", prospectou.

"A gente sabe bem que as doenças e os problemas de saúde causados por agentes infecciosos são e sempre foram um grande desafio de saúde pública. De modo que qualquer iniciativa voltada para o combate das doenças infecciosas constitui sempre um grande legado para a sociedade", declarou o Prof. João Macêdo, diretor da Faculdade de Medicina da UFC. Ele explicou que a Faculdade já havia notado a necessidade de mais pesquisadores e melhor infraestrutura para estudos sobre o tema, de modo que a decisão da gestão superior de direcionar recursos para a FAMED ocorreu em um momento oportuno.

Imagem: Foto da mesa de abertura do evento de inauguração do novo Laboratório de Bioagentes Patogênicos de nível de biossegurança 3 da UFC

O vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, reforçou a importância da implementação do laboratório em um momento tão sensível quanto a pandemia de covid-19 e enfatizou que "as ações que impactam fortemente a saúde precisam ser vistas de forma muito mais profunda". Para ele, a gestão superior da Universidade "tomou a decisão certa, na hora certa e de maneira certa".

Veja mais imagens da inauguração no Flickr da UFC

"A UFC é a única universidade [pública] do Nordeste que possui um laboratório desse nível, e está à disposição das outras universidades e instituições. Nós precisamos juntar as nossas forças. Se a UECE já desenvolveu uma pesquisa, não precisamos refazer, temos de seguir a partir dali e nos ajudar. Por isso o laboratório é multiusuário como deveriam ser todos os equipamentos da UFC", declarou o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, no último discurso da cerimônia.

Saiba mais sobre o laboratório no vídeo da UFCTV.

Após os discursos, houve o descerramento da placa de inauguração no laboratório e os presentes puderam conhecer as instalações do local junto aos demais presentes ao evento.

Além dos gestores citados, a mesa foi composta pelas seguintes autoridades: Carlile Lavor, diretor da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no Ceará; Altemar Muniz, chefe de gabinete da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Prof. Odorico de Moraes, coordenador do NPDM; e Cristiane Frota, coordenadora do laboratório inaugurado.